Skip to content
Postal do Algarve

Postal do Algarve

Menu
  • Homepage
  • Sociedade
    • Ciência
  • Economia
    • Brand Story
    • Patrocinado
    • Publicidade
  • Cultura
    • Ensino
    • Lazer
  • Desporto
  • Saúde
  • Política
    • Legislativas 2022
  • Opinião
  • Europe Direct Algarve
  • Edição Papel
    • Caderno Alcoutim
  • Contactos
Menu
Cultura

Loulé abre ao público Banhos Islâmicos “únicos” no país, o mais completo equipamento do género na Península Ibérica

Os Banhos Islâmicos de Loulé abrem este sábado; funcionaram entre os séculos XII e XIII e foram descobertos em 2006

09:58 28 Maio, 2022 13:01 31 Maio, 2022 | Jornal Postal
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Linkedin
  • Pinterest

O complexo dos Banhos Islâmicos de Loulé abre hoje ao público, no âmbito da semana do município, permitindo à população visitar o mais completo equipamento do género na Península Ibérica, anunciou a autarquia.

Os Banhos Islâmicos de Loulé funcionaram entre os séculos XII e XIII e foram descobertos em 2006, altura das primeiras intervenções arqueológicas, mas em 2013 foram encontradas novas divisões e colocadas a descoberto estruturas, como tanques frios, latrinas e vestíbulos, na sequência de obras de reabilitação realizadas no centro histórico.

Para assinalar a abertura ao público, a autarquia promove uma cerimónia de inauguração, a partir das 11:30, que contará com a presença dos ministros dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, e da Cultura, Pedro Adão e Silva.

A abertura ao público surge também depois de ter sido feito um processo de musealização, inicialmente anunciado em meados de 2019 e com um prazo de execução de dois anos e meio, que “não atrasou, nem parou um dia mesmo em plena pandemia” de covid-19, destacou a diretora municipal Dália Paula.

O procedimento de classificação dos Banhos Islâmicos de Loulé como monumento nacional foi aberto em novembro passado, a pedido da autarquia, com o objetivo de “conceder ainda mais valor” a um complexo “único” em território português e que tem, “ao nível da sua planta, uma das mais completas da Península Ibérica”, disse na ocasião aquela responsável.

A abertura do complexo permite “atrair cada vez mais pessoas ao concelho de Loulé e à região do Algarve”, porque estes banhos não se confinam a um limite administrativo do concelho, mas são impactantes para toda a região e até para o país pela sua importância histórica”, destacou.

Banhos Islâmicos de Loulé são únicos no país e um novo fator de atração turística para a região
Banhos Islâmicos vão abrir ao público com o mais completo equipamento de toda a Península Ibérica 

Últimas

  • Influencer paga renda de casa por um ano a idoso que estava prestes a ser despejado [vídeo]
    Influencer paga renda de casa por um ano a idoso que estava prestes a ser despejado [vídeo]
  • UAlg celebra abertura do ano académico “Ao Som dos Trompetes”
    UAlg celebra abertura do ano académico “Ao Som dos Trompetes”
  • Conheça as bombas de gasolina mais baratas do Algarve
    Conheça as bombas de gasolina mais baratas do Algarve
  • Trabalha com ecrãs e precisa de óculos? Empresas devem pagar, diz Tribunal Europeu
    Trabalha com ecrãs e precisa de óculos? Empresas devem pagar, diz Tribunal Europeu
  • Homem não resiste a paragem cardiorrespiratória  durante mergulho em praia de Lagoa
    Homem não resiste a paragem cardiorrespiratória durante mergulho em praia de Lagoa

Opinião

  • Promessas não cumpridas | Por Daniel Graça
    Promessas não cumpridas | Por Daniel Graça
  • Sente-se cansado, com falta de ar e com os pés inchados? Procure um médico! | Por Maria José Rebocho
    Sente-se cansado, com falta de ar e com os pés inchados? Procure um médico! | Por Maria José Rebocho

Europe Direct Algarve

  • Albufeira celebrou a diversidade cultural na Feira das Línguas e dos Povos em Mobilidade
    Albufeira celebrou a diversidade cultural na Feira das Línguas e dos Povos em Mobilidade
  • Podcast | SOTEU 23 – Europa quo vadis? O eco dos nossos mais jovens cidadãos
    Podcast | SOTEU 23 – Europa quo vadis? O eco dos nossos mais jovens cidadãos
Há um novo POSTAL no Algarve nas bancas com o EXPRESSO. Faça a sua assinatura! 🌍
  • Política de Privacidade, Estatuto Editorial e Lei da Transparência
Configurações de privacidade
©2023 Postal do Algarve