Existem vários tipos de condutores nas estradas portuguesas e se, por um lado, existem aqueles que vão logo atestar o veículo ainda antes de o depósito do combustível estar na reserva, por outro lado, há quem leve o seu automóvel ao limite e só o vá atestar mesmo antes de se esgotar a última gota de combustível. Se faz parte deste último tipo de condutores, saiba quantos quilómetros pode percorrer com o carro na reserva.
A reserva do automóvel é uma espécie de boia salva-vidas dos carros, já que pode ser a sua salvação quando está numa viagem longa e não há áreas de serviço à vista. Dependendo do modelo do automóvel, um depósito pode conter, aproximadamente, entre 40 e 100 litros de combustível. Torna-se, assim, difícil estimar um número de quilómetros exatos que pode percorrer com o carro na reserva, até porque não existe uma medida padrão.
No entanto, a Caetano Retail vai mais longe e explica que para fazer um cálculo aproximado da capacidade da reserva do seu carro é necessário considerar a capacidade máxima do depósito de combustível do mesmo e saber em que ponto está programado o alerta de condução em reserva. Por exemplo, se o depósito tiver 50 litros e o sinal de aviso da reserva se acender quando o valor for inferior a um quarto do depósito, será de 12,5 litros.
Mesmo assim, de um modo geral, depois de o sinal que alerta para o facto de o depósito estar a ficar vazio se acender, conseguirá percorrer mais 50 quilómetros em segurança.
O ideal é mesmo que a quantidade de combustível nunca desça abaixo de um quarto de depósito, independentemente do número de litros da reserva de combustível. Isto porque andar com o carro na reserva pode trazer consequências negativas para o mesmo. Tal acontece porque os tanques são fabricados em plástico e ao longo do tempo criam-se sedimentos que se acumulam no seu interior e que podem chegar mais facilmente ao motor se tiver pouco combustível no depósito.
Leia também: Lidl surpreende com super-aquecedor por apenas 24,99€. Saiba quando o pode comprar