É interessante como, apesar de não conhecermos toda e qualquer peça que envolva o nosso carro, algumas delas desempenham um papel vital em momentos de extrema necessidade. Algumas peças podem não receber a sua atenção no dia-a-dia, mas quando surgem contratempos, a sua importância torna-se bastante evidente. Vamos falar-lhe de um desses exemplos, que está diante dos seus olhos todos os dias e talvez nunca lhe tenha dado a devida importância.
Apesar de ser muitas vezes ignorada, a grande maioria dos carros está equipada com uma pequena tampa no para-choques frontal. Essa tampa tem uma função muito importante: em caso de avaria ou de acidente, nela esconde-se um espaço projetado para encaixar uma argola metálica. Essa argola facilita o reboque do veículo, tornando todo o processo mais simples e eficaz.
Para conjugar com esta peça, é necessária a utilização de um gancho, que todos os reboques têm. Com as duas peças juntas, a remoção do veículo torna-se mais simples e eficaz, segundo o Notícias ao Minuto.
É importante notar que essa tampa está presente não apenas no para-choques frontal, mas também no para-choques traseiro dos veículos. Os dois sistemas são projetados para suportar pelo menos metade da carga máxima do automóvel.
É importante relembrar ainda que é obrigatório por lei que todos os carros europeus possuam esse espaço para a colocação da argola e do gancho.
Leia também: Conheça a praia portuguesa eleita a melhor da Europa onde javalis vão a banhos [vídeo]