Provavelmente, enquanto conduzia, já se deparou com outros veículos com luzes fundidas ou até já lhe aconteceu aperceber-se a meio da viagem que tinha uma das luzes avariadas. Estas servem para assinalar a presença de um automóvel na estrada e são fundamentais para a segurança rodoviária, no entanto, em caso de avaria saiba como deve proceder.
À semelhança do que refere a ACP, as luzes dos veículos não servem apenas para iluminar a estrada, dado que estas servem também como reconhecimento por parte dos outros condutores. É por estas razões que circular com falta de luzes pode dar origem a uma multa.
De qualquer forma, há algumas situações em que pode continuar a conduzir caso tenha detetado alguma luz fundida a meio da viagem. Para prosseguir a viagem terá de ter a funcionar os dois médios ou, pelo menos, o médio do lado esquerdo, devidamente acompanhados com os dois mínimos, e ainda à retaguarda o indicador de presença do lado esquerdo e uma das luzes de travagem, quando obrigatória.
Se apenas estiverem a funcionar as luzes avisadoras de perigo, saiba que só pode circular pelo tempo estritamente necessário até chegar ao local de paragem ou estacionamento.
Estes dois requisitos para conduzir com falta de luzes na estrada estão previstos no artigo 62.º do código da estrada, que avança ainda que no caso de a avaria acontecer numa autoestrada ou via reservada a automóveis e motociclos, o condutor deve parar de imediato fora da faixa rodagem, a não ser que tenha as luzes de presença a funcionar.
O que acontece se não cumprir estes requisitos?
Se conduzir com falta de luzes e não cumprir com os requisitos previstos pelo artigo 62.º do código da estrada, estará a cometer uma contraordenação grave. Assim sendo, poderá ser-lhe atribuída uma coima cujo valor pode variar entre os 60 e os 300 euros, para além de lhe ser aplicada uma sanção acessória de inibição de conduzir, de um mês a um ano.
Note-se ainda que associada a esta infração está a subtração de dois pontos ao seu título de condução.
Leia também: Aprenda a detectar se um carro tem os quilómetros alterados e evite ser burlado