Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Freepik
Auto

O motor agradece: engenheiro revela o ‘segredo’ que poucos conhecem sobre o depósito dos veículos e que pode ser (muito) útil no verão

Um engenheiro alerta para um erro frequente relacionado com o depósito de combustível e as consequências que pode causar no motor do veículo

11:30 27 Junho, 2025 12:23 29 Junho, 2025 | Rubén Gonçalves
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Com a chegada do verão, não são poucos os condutores que decidem deixar os seus automóveis imobilizados durante semanas. Motivos não faltam: férias prolongadas, viagens para o estrangeiro ou simplesmente menor necessidade de utilização. Em muitos casos, há quem opte por manter o depósito quase vazio, acreditando que essa é uma escolha mais segura até ao regresso.

No entanto, esta prática pode trazer consequências inesperadas. Segundo o engenheiro e CEO da Easygas, Joseba Barrenengoa, citado pelo El Motor, o ideal é fazer exatamente o contrário: “Se o carro, a mota ou o veículo que usas vai ficar parado durante bastante tempo: deixa-o cheio até acima de combustível”.

Uma dica simples que muitos ignoram

De acordo com o especialista, esta é uma medida simples mas eficaz, pouco conhecida do público em geral. Barrenengoa exemplificou com uma mota de água que não utilizava há cerca de um mês: “Esta manhã saí para andar de mota, estimo que terei gasto uns 50 ou 60 litros e, agora, volto a deixá-la cheia”.

O principal motivo para esta recomendação prende-se com um fenómeno natural que pode afetar a integridade do combustível: a condensação. Quando o depósito não está completamente cheio, o ar no seu interior pode conter humidade, favorecendo a formação de água.

Diferenças de temperatura potenciam o problema

Com as mudanças de temperatura entre o dia e a noite, esse vapor transforma-se em pequenas gotas que ficam dentro do depósito. Esta água acumulada pode acabar por se misturar com o combustível, alterando as suas propriedades e dificultando o arranque do motor.

Corrosão silenciosa no interior do tanque

Além de afetar o desempenho, a presença de água no depósito pode provocar corrosão interna. Com o passar do tempo, essa oxidação pode originar pequenas fugas ou libertar impurezas que contaminam o sistema de alimentação.

Filtros do combustível podem entupir

Outro risco comum está relacionado com os filtros de combustível. A água ou humidade no depósito pode levar ao entupimento destes componentes, obrigando à sua substituição precoce e, em casos mais graves, provocando falhas mecânicas.

Injetores também ficam em risco

Os injetores de combustível também não ficam imunes. Sendo sistemas de elevada precisão, são particularmente sensíveis à contaminação e podem sofrer danos que se traduzem em perdas de potência ou consumo irregular.

Recomendamos: O prazo de validade da carta de condução mudou recentemente: fique a saber a nova data e evite coimas de até 600€

Sistemas electrónicos também podem ser afetados

Nos modelos mais recentes, com componentes eletrónicos sensíveis, a presença de água no circuito de combustível pode gerar leituras erradas nos sensores. Isso pode levar o sistema de gestão do motor a interpretar que existe um problema inexistente, ativando luzes de aviso no painel ou provocando limitações no desempenho do veículo.

Medida simples com impacto duradouro

Evitar todos estes problemas pode ser tão simples como abastecer o depósito antes de imobilizar o veículo. Esta medida reduz o espaço disponível para o ar húmido e dificulta a formação de condensação no interior.

Embora possa parecer um gasto desnecessário, manter o depósito cheio é, na prática, uma forma de poupança. Ajuda a preservar o motor e evita reparações dispendiosas que surgem de forma inesperada após longos períodos de inatividade.

Combustível também envelhece

É ainda importante lembrar que, com o tempo, tanto a gasolina como o gasóleo se degradam. A presença de água acelera este processo, comprometendo a qualidade do combustível e, por consequência, o funcionamento do motor.

Viaturas sazonais requerem cuidados redobrados

Nos veículos de uso sazonal, como motas de água, caravanas ou barcos, este cuidado torna-se ainda mais relevante. “A mota não falhará nunca a deixar sempre de depósito cheio”, reforça Barrenengoa, citado pelo El Motor.

Mesmo em viaturas que só circulam de tempos a tempos, um simples gesto pode evitar incómodos sérios. Encher o depósito antes de deixar o veículo parado é uma das formas mais eficazes de garantir que o regresso à estrada decorre sem sobressaltos.

Leia também: “A experiência foi horrível”: britânica ‘frustrada’ com preços e má educação dos locais nesta ilha paradisíaca perto de Portugal

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Protetor solar. Crédito: Freepik
Nacional Saúde

Infarmed retira este protetor solar do mercado e deixa alerta aos consumidores

18:00 15 Julho, 2026 13:59 15 Julho, 2026 | João Luís

Autoridade suspendeu a venda de um protetor solar após detetar irregularidades na proteção anunciada e na rotulagem do produto

Algarve

Concentração de Motos de Faro leva GNR a reforçar patrulhamento nas principais vias

07:00 16 Julho, 2026 06:41 16 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

GNR reforça patrulhamento e fiscalização nas principais vias de acesso ao Algarve e ao recinto da Concentração de Motos

Mundo Nacional

Campanha do Mundial faz disparar reclamações contra a Coca-Cola em Portugal e este é o motivo

17:00 15 Julho, 2026 15:12 15 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A campanha da Coca-Cola ligada ao Mundial 2026 está a gerar dezenas de reclamações em Portugal

Algarve Cultura

“Verão em Tavira” leva mais de 20 espetáculos à Praça da República

12:20 15 Julho, 2026 12:20 15 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Artistas nacionais, bandas locais, ranchos folclóricos e grupos de dança sobem ao palco no centro histórico de Tavira

Militares da GNR. Crédito: Lusa
Algarve

GNR apreende cerca de 1.000 camisolas desportivas contrafeitas em Faro e Portimão

14:40 15 Julho, 2026 14:24 15 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Operação da GNR em Faro e Portimão resultou na apreensão de mais de 1.400 artigos contrafeitos, incluindo quase 1.000 camisolas desportivas

Europa Saúde

Dia histórico: França aprova lei que permite eutanásia e suicídio assistido

22:25 15 Julho, 2026 19:25 15 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O parlamento francês aprovou uma das leis mais debatidas dos últimos anos, abrindo caminho à eutanásia e ao suicídio assistido

Patrão não deixa trabalhador sair. Crédito: Foto AI
Economia Europe Direct Algarve Opinião

Novo relatório da OCDE confirma: Portugal está no topo da rigidez laboral

16:30 15 Julho, 2026 16:17 15 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Os factos vistos à lupa por André Pinção Lucas e Juliano Ventura - Uma parceria do POSTAL com o Instituto +Liberdade

Tempo

Vem aí o período mais quente do ano: saiba quando as temperaturas podem subir

06:00 15 Julho, 2026 10:30 15 Julho, 2026 | João Luís

Canícula vai começar e marca o período mais quente e seco do ano, mas os primeiros dias deverão trazer alguma surpresa

Equipa médica transporta doente. Crédito: Magnific
Mundo Saúde

Alerta nos Estados Unidos: parasita transmitido por alimentos que causa “diarreia explosiva” já infetou milhares de pessoas

18:00 15 Julho, 2026 16:14 15 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Mais de 6.700 infeções confirmadas ou em investigação foram registadas nos Estados Unidos desde maio

Montanha-russa.
Nacional Vida & Lazer

Vem a caminho de Portugal um novo parque temático com teleférico e montanha-russa

10:50 12 Julho, 2026 17:11 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Novo parque temático com teleférico, montanha-russa e dezenas de atividades ao ar livre está projetado para transformar Castanheira de Pera

Olhão, Algarve.
Algarve Vida & Lazer

Na cidade onde Gonçalo Ramos cresceu há um mercado com peixe fresco e praias à distância de uma viagem de barco: descubra Olhão

17:54 12 Julho, 2026 10:21 8 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Entre mercados, peixe acabado de chegar e praias acessíveis por barco, Olhão continua a revelar um dos roteiros mais autênticos do Algarve

Gibraltar.
Europe Direct Algarve

“Vivo bem”: Elisabete mudou-se do Algarve para Gibraltar há 50 anos e destaca as boas condições para reformados residentes

15:10 14 Julho, 2026 13:32 14 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Saiu do Algarve na década de 70 à procura de trabalho e Elisabete continua em Gibraltar quase meio século depois

Calor intenso. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor intenso está de regresso a Portugal a partir desta data e termómetros podem superar os 40 ºC

17:50 13 Julho, 2026 14:54 13 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O calor intenso deverá regressar a Portugal a partir de 19 de julho, com uma subida gradual das temperaturas e máximas que poderão ultrapassar os 40 ºC

Ensino Opinião Política

A República dos Alhos e dos Bugalhos | Por José Figueiredo Santos

10:18 14 Julho, 2026 10:20 14 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Vivemos num tempo em que os bugalhos passaram a explicar aos alhos como funciona o mundo"

Ensino Opinião Política

No cume da crise | Por José Figueiredo Santos

17:10 15 Julho, 2026 17:01 15 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Talvez um dia descubram que governar nunca consistiu em derrotar o adversário, mas em impedir que o país saia derrotado"

Avião Ryanair. Crédito: Freepik AI
Europa

“Se morrermos, morremos juntos”: janela solta-se em pleno voo da Ryanair e mulher agarra marido para evitar tragédia

13:50 15 Julho, 2026 13:29 15 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um voo comercial da Ryanair transformou-se num cenário de pânico poucos minutos após a descolagem, quando uma janela se soltou em pleno ar

Protetor solar. Crédito: Freepik
Nacional, Saúde

Infarmed retira este protetor solar do mercado e deixa alerta aos consumidores

18:00 15 Julho, 2026 13:59 15 Julho, 2026 | João Luís

Autoridade suspendeu a venda de um protetor solar após detetar irregularidades na proteção anunciada e na rotulagem do produto

Algarve

Concentração de Motos de Faro leva GNR a reforçar patrulhamento nas principais vias

07:00 16 Julho, 2026 06:41 16 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

GNR reforça patrulhamento e fiscalização nas principais vias de acesso ao Algarve e ao recinto da Concentração de Motos

Mundo, Nacional

Campanha do Mundial faz disparar reclamações contra a Coca-Cola em Portugal e este é o motivo

17:00 15 Julho, 2026 15:12 15 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A campanha da Coca-Cola ligada ao Mundial 2026 está a gerar dezenas de reclamações em Portugal

Algarve, Cultura

“Verão em Tavira” leva mais de 20 espetáculos à Praça da República

12:20 15 Julho, 2026 12:20 15 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Artistas nacionais, bandas locais, ranchos folclóricos e grupos de dança sobem ao palco no centro histórico de Tavira

Militares da GNR. Crédito: Lusa
Algarve

GNR apreende cerca de 1.000 camisolas desportivas contrafeitas em Faro e Portimão

14:40 15 Julho, 2026 14:24 15 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Operação da GNR em Faro e Portimão resultou na apreensão de mais de 1.400 artigos contrafeitos, incluindo quase 1.000 camisolas desportivas

Europa, Saúde

Dia histórico: França aprova lei que permite eutanásia e suicídio assistido

22:25 15 Julho, 2026 19:25 15 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O parlamento francês aprovou uma das leis mais debatidas dos últimos anos, abrindo caminho à eutanásia e ao suicídio assistido

Patrão não deixa trabalhador sair. Crédito: Foto AI
Economia, Europe Direct Algarve, Opinião

Novo relatório da OCDE confirma: Portugal está no topo da rigidez laboral

16:30 15 Julho, 2026 16:17 15 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Os factos vistos à lupa por André Pinção Lucas e Juliano Ventura - Uma parceria do POSTAL com o Instituto +Liberdade

Tempo

Vem aí o período mais quente do ano: saiba quando as temperaturas podem subir

06:00 15 Julho, 2026 10:30 15 Julho, 2026 | João Luís

Canícula vai começar e marca o período mais quente e seco do ano, mas os primeiros dias deverão trazer alguma surpresa

Equipa médica transporta doente. Crédito: Magnific
Mundo, Saúde

Alerta nos Estados Unidos: parasita transmitido por alimentos que causa “diarreia explosiva” já infetou milhares de pessoas

18:00 15 Julho, 2026 16:14 15 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Mais de 6.700 infeções confirmadas ou em investigação foram registadas nos Estados Unidos desde maio

Montanha-russa.
Nacional, Vida & Lazer

Vem a caminho de Portugal um novo parque temático com teleférico e montanha-russa

10:50 12 Julho, 2026 17:11 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Novo parque temático com teleférico, montanha-russa e dezenas de atividades ao ar livre está projetado para transformar Castanheira de Pera

Olhão, Algarve.
Algarve, Vida & Lazer

Na cidade onde Gonçalo Ramos cresceu há um mercado com peixe fresco e praias à distância de uma viagem de barco: descubra Olhão

17:54 12 Julho, 2026 10:21 8 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Entre mercados, peixe acabado de chegar e praias acessíveis por barco, Olhão continua a revelar um dos roteiros mais autênticos do Algarve

Gibraltar.
Europe Direct Algarve

“Vivo bem”: Elisabete mudou-se do Algarve para Gibraltar há 50 anos e destaca as boas condições para reformados residentes

15:10 14 Julho, 2026 13:32 14 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Saiu do Algarve na década de 70 à procura de trabalho e Elisabete continua em Gibraltar quase meio século depois

Calor intenso. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor intenso está de regresso a Portugal a partir desta data e termómetros podem superar os 40 ºC

17:50 13 Julho, 2026 14:54 13 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O calor intenso deverá regressar a Portugal a partir de 19 de julho, com uma subida gradual das temperaturas e máximas que poderão ultrapassar os 40 ºC

Ensino, Opinião, Política

A República dos Alhos e dos Bugalhos | Por José Figueiredo Santos

10:18 14 Julho, 2026 10:20 14 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Vivemos num tempo em que os bugalhos passaram a explicar aos alhos como funciona o mundo"

Ensino, Opinião, Política

No cume da crise | Por José Figueiredo Santos

17:10 15 Julho, 2026 17:01 15 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Talvez um dia descubram que governar nunca consistiu em derrotar o adversário, mas em impedir que o país saia derrotado"

Avião Ryanair. Crédito: Freepik AI
Europa

“Se morrermos, morremos juntos”: janela solta-se em pleno voo da Ryanair e mulher agarra marido para evitar tragédia

13:50 15 Julho, 2026 13:29 15 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um voo comercial da Ryanair transformou-se num cenário de pânico poucos minutos após a descolagem, quando uma janela se soltou em pleno ar

Últimas Notícias

  • Concentração de Motos de Faro leva GNR a reforçar patrulhamento nas principais vias
    Concentração de Motos de Faro leva GNR a reforçar patrulhamento nas principais vias
  • Dia histórico: França aprova lei que permite eutanásia e suicídio assistido
    Dia histórico: França aprova lei que permite eutanásia e suicídio assistido
  • GNR deixa aviso antes das férias: mais de 4.000 condutores apanhados em infração que muitos desconhecem e que pode sair cara
    GNR deixa aviso antes das férias: mais de 4.000 condutores apanhados em infração que muitos desconhecem e que pode sair cara
  • Bombeiros de Albufeira recebem 18 novos fatos de proteção individual
    Bombeiros de Albufeira recebem 18 novos fatos de proteção individual
  • Internacional neozelandês Sarpreet Singh reforça o Farense
    Internacional neozelandês Sarpreet Singh reforça o Farense

Opinião

  • No cume da crise | Por José Figueiredo Santos
    No cume da crise | Por José Figueiredo Santos
  • Novo relatório da OCDE confirma: Portugal está no topo da rigidez laboral
    Novo relatório da OCDE confirma: Portugal está no topo da rigidez laboral
  • Uma bela homenagem ao pai da narrativa histórica em Portugal | Por Mário Beja Santos
    Uma bela homenagem ao pai da narrativa histórica em Portugal | Por Mário Beja Santos

Europe Direct Algarve

  • Novo relatório da OCDE confirma: Portugal está no topo da rigidez laboral
    Novo relatório da OCDE confirma: Portugal está no topo da rigidez laboral
  • Algarve 2030 apresenta novos apoios às empresas em Albufeira e Loulé
    Algarve 2030 apresenta novos apoios às empresas em Albufeira e Loulé
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal