A data de renovação da carta de condução agora varia consoante o dia em que realizou o exame prático e na categoria do seu título, pelo que esta pode ser diferente de condutor para condutor. Se está perdido e não sabe se está na hora de proceder à renovação do seu título de condução, saiba que agora tem forma de consultar toda essa informação. A solução para o seu problema passa pelo portal, A Minha Carta de Condução.
Foi lançada este ano a plataforma que promete informar a data em que tem de renovar a carta de condução, para além de lhe permitir iniciar o processo de renovação, desde que o título esteja a pelo menos seis meses do fim da validade . Chama-se A Minha Carta de Condução e para fazer o registo terá de fazer-se acompanhar de um leitor de cartão de cidadão ou então pode fazer a autenticação utilizando a Chave Móvel Digital.
Para o futuro prevê-se a introdução de novas funcionalidades nesta plataforma, nomeadamente a consulta dos pontos da carta de condução ou o pedido de certidão de autenticidade da carta de condução para troca de título de condução no estrangeiro, segundo avança o site, Razão Automóvel.
O que acontece se não revalidar a carta de condução dentro do prazo?
Apesar de o portal, A Minha Carta de Condução, informar sobre a data de renovação da carta de condução, há quem se esqueça de o fazer dentro dos prazos legais. Caso conduza com o seu título fora da validade, estará a cometer uma infração rodoviária.
No entanto, se a sua carta caducou há menos de 2 anos poderá ainda revalidá-la como se estivesse dentro do prazo. Pelo contrário, a partir de 2 anos e até aos 5 anos terá de efetuar uma prova prática, embora os condutores que tenham tirado a carta até 1 de janeiro de 2008 possam revalidar o seu título até 31 de julho de 2024 sem penalizações.
Entre os 5 e os 10 anos de caducidade será sujeito a uma formação teórica assim como a uma prova prática. Se, por ventura, a sua carta estiver caducada há mais de 10 anos, já não a poderá renovar, pelo que terá de tirar uma nova carta a partir do zero.
Leia também: Conheça quais são as multas de trânsito mais pesadas