A Jaguar está a recolher milhares de unidades do I-Pace, o seu primeiro SUV da categoria dos elétricos, para posterior abate, devido a problemas recorrentes com as baterias. Apesar de ter sido lançado em 2018 com grandes expectativas e de ter recebido o prémio Carro do Ano Internacional em 2019, o modelo acabou por enfrentar dificuldades técnicas significativas, nomeadamente falhas no sistema de baterias fornecido pela LG Chem.
Alerta
O alerta foi dado pelo utilizador eVNewt, que publicou imagens de dezenas de I-Pace a serem transportados para desmantelamento, como cita o Observador. No final de 2024, a Jaguar já tinha readquirido cerca de 2.800 unidades nos Estados Unidos e tomou medidas semelhantes em vários países europeus. Segundo a marca, a decisão de retirar os veículos de circulação deve-se ao elevado número de recalls e ao risco de incêndio associado a defeitos nos acumuladores.
Do sucesso à recolha em massa
O Jaguar I-Pace surgiu no mercado como um dos primeiros elétricos de uma marca premium, destacando-se pela sua performance e design inovador. Equipado com um motor de 400 cv, acelerava dos 0 aos 100 km/h em 4,8 segundos e oferecia uma autonomia de 470 km com uma bateria de 90 kWh. O modelo destacou-se ainda pela sua capacidade em estrada e fora dela, aproveitando a experiência da Land Rover em veículos todo-o-terreno.
A produção não foi feita em fábricas próprias da Jaguar, mas sim na unidade da Magna Steyr, na Áustria, conhecida por fabricar modelos como o BMW Z4 e o Toyota Supra. No entanto, a inexperiência da Jaguar com veículos elétricos e as falhas na bateria da LG Chem tornaram-se um problema estrutural, culminando em sucessivos problemas técnicos e quedas nas vendas.
O futuro elétrico da Jaguar
A decisão de retirar o I-Pace do mercado insere-se na estratégia da Jaguar de reformular a sua aposta na eletrificação. A marca prepara-se para lançar uma nova geração de veículos elétricos, começando com o Jaguar Type 00, previsto para 2026 e com um preço estimado de 100.000 euros.
Com este movimento de abate, a Jaguar pretende evitar que os problemas do I-Pace prejudiquem a reputação dos seus novos modelos elétricos, focando-se numa abordagem mais sólida e confiável para os consumidores.
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