Assim que nos aproximamos de uma portagem, na faixa reservada à Via Verde surge o aviso de que a velocidade máxima permitida é de 60 km/h. Apesar de o sistema ter a capacidade de ler o identificador, mesmo quando circula a uma velocidade acima do limite, vários condutores ficam na dúvida se haverá ou não radares instalados nas portagens.
Se consultar o site da Via Verde, no campo do Apoio ao Cliente, é dada a resposta à pergunta que dá título a este artigo. “A Via Verde não tem radares instalados nas portagens, nem tem competência para exercer uma atividade de fiscalização do trânsito”, refere a empresa. “A notícia, segundo a qual terão sido inaugurados radares de controlo de velocidade em todos os corredores Via Verde, é por isso um boato sem qualquer fundamento”, esclarece a Via Verde.
De qualquer forma, apesar de a Via Verde não ter radares instalados nas portagens, não significa que um condutor não possa ser multado por circular acima do limite de velocidade, fixado nos 60 km/h.
Tal pode acontecer porque “apenas as autoridades de viação e trânsito, nomeadamente a Brigada de Trânsito da GNR, têm competência legal de fiscalização e só estas autoridades têm e podem usar radares”, pelo que estes num determinado dia podem instalar um radar móvel junto a uma portagem.
Qual o valor das multas por excesso de velocidade?
Recorde-se que uma multa por excesso de velocidade pode ir desde os 60 aos 2500 euros. Para além disso, a gravidade da contraordenação ditará se vai ou não perder pontos na carta de condução. Caso se trate de uma contraordenação grave, ser-lhe-ão retirados dois pontos na carta de condução. Por outro lado, perderá quatro pontos no seu título de condução se estiver perante uma contraordenação muito grave.
Leia também: É permitido pisar o traço contínuo para ultrapassar ciclistas que circulam à minha frente?