O mercado automóvel europeu continua a acelerar na direção dos SUV, que este reforçam o seu domínio nas estradas do continente. A tendência é clara: os consumidores preferem cada vez mais modelos compactos e médios, que combinam conforto, design e tecnologia. Entre janeiro e agosto deste ano, os SUV representaram 56% do total de veículos vendidos na Europa, segundo dados da Jato Dynamics, citados pela publicação americana especializada em auto Motor1. Produzido em Portugal, este é o carro SUV mais vendido na Europa este ano.
Volkswagen T-Roc mantém a liderança
No topo da tabela surge o Volkswagen T-Roc, com 141.388 unidades vendidas, apesar de uma ligeira descida de 2% face a 2024. Produzido na fábrica da AutoEuropa, em Palmela, o modelo lançado em 2017 prepara-se para receber a segunda geração ainda este ano. A nova versão híbrida leve terá preços a partir dos 33.900 euros.
Tiguan e Yaris Cross completam o pódio
O segundo lugar pertence ao Volkswagen Tiguan, com 125.608 unidades comercializadas, um aumento de 26% em relação ao período homólogo. A terceira geração, lançada em 2024, combina motores híbridos ligeiros, diesel e híbridos recarregáveis, mantendo o sucesso da marca alemã.
Logo atrás, o Toyota Yaris Cross soma 124.821 unidades vendidas, menos 4% do que em 2024. Compacto e eficiente, o SUV híbrido da Toyota continua a destacar-se pelo baixo consumo e pela fiabilidade, de acordo com a mesma fonte.
BMW X1 e Dacia Duster em destaque
Entre os modelos premium, o BMW X1/iX1 confirma o seu sucesso, com 123.494 unidades vendidas, uma subida de 17%. Disponível em versões a gasolina, diesel e elétrica, conjuga desempenho, tecnologia e elegância.
O Dacia Duster, por sua vez, continua a ser o SUV acessível mais popular, com 121.827 unidades e um crescimento de 5%. A terceira geração mantém a filosofia de robustez e preço competitivo que tem fidelizado milhares de condutores.
Peugeot, Ford e Hyundai mantêm-se fortes
O Peugeot 2008 segue firme entre os mais vendidos, com 119.299 unidades e um aumento de 3%. Já o Ford Puma, com 99.166 unidades, recuou 4%, embora mantenha forte procura pelo seu estilo desportivo e condução ágil.
Já o Hyundai Tucson, um dos SUV médios mais equilibrados, contabiliza 98.959 unidades, menos 4% que no ano anterior, mas continua a destacar-se pela versatilidade e conforto, refere a fonte anteriormente citada.
Kia e Nissan fecham o top 10
O Kia Sportage, com 98.020 unidades vendidas, regista uma quebra de 13%, enquanto o Nissan Qashqai, pioneiro do segmento, encerra o top 10 com 93.877 unidades, menos 4%. Ambos mantêm uma base sólida de clientes fiéis, sustentada por motores eficientes e interiores espaçosos.
Um domínio difícil de travar
O crescimento contínuo deste segmento mostra, de acordo com a Motor1, que os SUV vieram para ficar. A combinação entre design moderno, condução elevada e opções híbridas ou elétricas torna-os adequados e uma opção viável para o público europeu. Com a chegada de novas gerações e tecnologias de eficiência energética, tudo indica que o reinado dos SUV continuará firme nas estradas da Europa, refere a mesma fonte.

 
			
							














