No nosso país já é comum ver nas janelas de algumas casas a placa que assinala a presença de um alarme, mesmo que este não exista ali realmente. O objetivo é dissuadir os ladrões de invadir as casas, sem que os proprietários tenham de investir algum dinheiro na contratação de uma empresa de segurança para ali colocar o alarme. No entanto, em França, um morador fez algo nunca antes visto e nada tem que ver com alarmes.
É que um morador de Bezzanes, uma localidade nos arredores de Reims, França, com pouco mais de 1.000 habitantes, estava farto de ver os condutores a circular em excesso de velocidade e decidiu instalar um radar falso, mas muito parecido com os verdadeiros, para fazer com que os condutores comecem a reduzir a velocidade naquela rua.
Os condutores reduziram a velocidade
O que é certo é que o radar falso acabou mesmo por produzir o efeito desejado. Os condutores reduziram a velocidade, até porque, segundo a imprensa francesa, o dispositivo falso aparentava ter as características dos radares urbanos utilizados em França.
Até o autarca máximo de Bezzanes, que podia passar uma multa ao morador por ter colocado um dispositivo falso na estrada, elogiou o seu comportamento e reconheceu o impacto positivo desta medida, segundo escreve o Notícias ao Minuto.
No entanto, Dominique Potar, presidente desta localidade nos arredores de Reims, teve de remover o radar e não foi pelo facto de este ser falso. É que um condutor, provavelmente por estar habituado a passar naquela rua em excesso de velocidade, tentou destruir o dispositivo.
A própria autarquia vai começar a misturar radares falsos e verdadeiros pelas ruas
De qualquer forma, o autarca diz que esta ideia pode agora ser replicada pelo próprio organismo público, pelo que, em breve, os habitantes de Bezzanes vão passar a ver nas estradas vários radares. Apenas não saberão quais são os verdadeiros e os falsos.
É por isso mesmo que o melhor remédio é cumprir os limites de velocidade, não só por uma questão de segurança rodoviária, mas também para garantir a segurança da sua carteira.
Leia também: Este aspirador 3 em 1 do Lidl tem função trituradora, saco de 34L e custa menos de 30€