Todos os condutores estão familiarizados com o Imposto Único de Circulação (IUC), um imposto que é pago tanto por pessoas singulares como por pessoas coletivas. A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) destacou recentemente três pontos sobre o IUC, na rede social Facebook, que os condutores devem estar a par.
Os três pontos destacados no Facebook da AT são:
- “É de periodicidade anual;
- Vence-se na data da matrícula e respetivos aniversários, independentemente do uso ou fruição;
- É exigível até ao cancelamento da matrícula”.
O portal ePortugal, citado pelo Notícias ao Minuto, relembra que “no primeiro ano da matrícula, incluindo veículos importados, o IUC deve ser pago até 30 dias após o termo do prazo legal para o registo do veículo”.
“Se comprou o veículo em primeira mão num concessionário automóvel, o pagamento é feito no momento da compra. Nos restantes casos, o IUC deve ser pago durante o mês da matrícula do veículo, até que deixe ser o proprietário ou até ao cancelamento da matrícula. No caso dos barcos de recreio e aeronaves, o IUC deve ser pago em janeiro”, explica ainda a mesma fonte.
Pode pagar o IUC através do multibanco
A referência para efetuar o pagamento do Imposto Único de Circulação (IUC) através do multibanco está disponível exclusivamente no Portal das Finanças. Se não tiver acesso online, dirija-se a um Serviço de Finanças com os documentos de identificação pessoal e do seu veículo.
Agora, tem a opção de efetuar o pagamento do IUC do seu automóvel através do multibanco, no seu banco/homebanking, nos CTT ou nas secções de cobrança dos Serviços das Finanças.
Importante notar que a referência multibanco para o pagamento do IUC fica disponível a partir do primeiro dia do mês anterior ao mês de aniversário da matrícula, sendo a data limite para pagamento o último dia do mês de aniversário da matrícula. Saiba como o fazer AQUI.
Evite contraordenações
É fundamental garantir o pagamento do IUC dentro do prazo para evitar contraordenações e a possível apreensão do seu veículo. Se se esqueceu de efetuar o pagamento, a melhor ação a tomar é regularizar a situação o mais rápido possível, seja pessoalmente num Serviço de Finanças ou através das opções online disponíveis. Esteja atento às datas de pagamento e evite problemas futuros.
Leia também: Saiba onde pode comprar casas de 100 m2 no Algarve por menos de 110.000€