Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto DR
Nacional

Esta aldeia do Guadiana está submersa há mais de 20 anos, mas os habitantes ainda pagam IMI

Conheça a história desta aldeia e descubra por que razão os moradores ainda pagam IMI por propriedades submersas há mais de 20 anos

20:17 26 Fevereiro, 2025 21:14 27 Março, 2025
Francisco FerreiraContent Creator
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Uma pequena aldeia portuguesa desapareceu sob as águas há mais de duas décadas, dando lugar a um dos maiores empreendimentos hidráulicos da Europa. O projeto prometia progresso e desenvolvimento para a região, mas trouxe também desafios inesperados para a comunidade que ali vivia. Entre eles, a surpreendente manutenção de impostos sobre terrenos e habitações que já não existem fisicamente, mas que continuam a constar nos registos fiscais.

A construção de uma barragem obrigou ao realojamento de uma comunidade inteira em 2002, alterando para sempre a vida dos seus habitantes. Entre as localidades afetadas, destacou-se uma em particular, cuja identidade e história continuam a marcar a memória coletiva. A Aldeia da Luz, outrora situada na margem esquerda do Guadiana, foi submersa pelas águas. A decisão de submergir a localidade não foi pacífica e, mais de duas décadas depois, os impactos desta mudança ainda se fazem sentir, não apenas na identidade da comunidade, mas também nas obrigações fiscais dos antigos proprietários.

A aldeia, com origens seculares, era composta por uma comunidade dedicada à agricultura e à pastorícia. Durante décadas, os habitantes viveram com a incerteza de um projeto que os forçaria a abandonar as suas casas. A concretização da barragem trouxe consigo a necessidade de realojamento da população. Como solução, foi construída uma nova Aldeia da Luz a cerca de dois quilómetros do local original, replicando, sempre que possível, a traça arquitetónica e os espaços comunitários.

Contudo, nem tudo foi resolvido com a mudança. Apesar da submersão das propriedades, muitos moradores continuaram a receber cobranças de IMI sobre terrenos e habitações que ficaram debaixo de água, devido a questões burocráticas que mantiveram os imóveis nos registos fiscais como se ainda existissem. Esta situação tem gerado indignação e protestos, agravando a perceção de injustiça entre os habitantes.

O processo de adaptação à nova realidade revelou-se complicado e cheio de obstáculos. Embora a nova aldeia tenha oferecido melhores infraestruturas, como escola e centro de saúde, muitos moradores sentiram que o espírito comunitário e a identidade da antiga povoação se perderam. A situação agrava-se com a persistência de obrigações fiscais sobre bens que deixaram de existir fisicamente, um problema que tem sido alvo de contestação nos últimos anos, tal como avança a Rádio Renascença.

Relacionados: Conheça a cidade a 3h do Algarve que tem um ‘céu’ de pedra e ruas onde é sempre noite

Para muitos habitantes, a nova aldeia representa um espaço que, apesar de moderno, nunca chegou a substituir totalmente o sentimento de pertença que existia no passado. O realojamento ofereceu novas condições de vida, mas também alterou as dinâmicas sociais. As ruas amplas e organizadas contrastam com a disposição mais espontânea da antiga povoação, onde a proximidade entre as casas fortalecia os laços comunitários e facilitava a convivência diária.

Ao longo dos anos, várias promessas de investimento para dinamizar a nova aldeia foram anunciadas, mas muitas não se concretizaram. Projetos turísticos e incentivos económicos foram apontados como formas de revitalizar a localidade, contudo, a realidade mostra que a desertificação continua a ser uma ameaça. Com menos jovens e cada vez mais casas desocupadas, a Aldeia da Luz enfrenta o desafio de manter viva a sua identidade num território onde a história ainda pesa sobre a memória coletiva.

O impacto ambiental da barragem também foi significativo. A albufeira inundou vastas áreas agrícolas, alterou ecossistemas e modificou o microclima da região. Estudos indicam que espécies endémicas desapareceram, enquanto a humidade aumentou, criando um ambiente distinto do que era habitual no Alentejo.

Por outro lado, a reserva de água impulsionou a agricultura de regadio e fomentou o turismo náutico. No entanto, para os antigos habitantes da Aldeia da Luz, o progresso veio com um custo inesperado: a continuidade do pagamento de impostos sobre propriedades inexistentes.

A memória da antiga aldeia permanece viva através do Museu da Luz, criado para preservar a identidade e história da povoação. O espaço reúne fotografias, testemunhos e uma maquete detalhada da aldeia submersa. Ainda assim, para muitos antigos moradores, a mudança foi mais do que física: foi uma rutura emocional difícil de ultrapassar.

Duas décadas depois, a nova Aldeia da Luz mantém-se como um símbolo de progresso e sacrifício. Apesar das promessas de desenvolvimento, a população tem vindo a diminuir, e o destino da localidade segue incerto.

Entre a nostalgia do passado e as oportunidades do futuro, os habitantes continuam a viver entre dois tempos, tentando conciliar a herança da aldeia perdida com a realidade da nova. Enquanto isso, os moradores continuam a lutar para que o fisco reconheça uma realidade inegável: a aldeia onde viviam há mais de 20 anos já não existe.

Leia também: “Nada podemos fazer”: continua a ocupação ilegal de casas neste concelho, mas a lei protege quem?

Banco de Portugal. Crédito: Foto DR
Economia Nacional

Banco de Portugal só garante as suas poupanças até este valor: saiba quanto dinheiro está protegido

16:50 26 Outubro, 2026 15:53 26 Outubro, 2026

O Fundo de Garantia de Depósitos protege o dinheiro dos portugueses até um limite de 100 mil euros por pessoa e por banco

Algarve Nacional

FlixBus chega a Loulé com novas ligações a Lisboa, Faro e Albufeira desde 4,49 euros

17:01 26 Outubro, 2026 17:01 26 Outubro, 2026

Nova linha da FlixBus reforça as ligações entre o Algarve e o Alentejo, com quatro horários diários e viagens para Lisboa a partir de 4,49 euros

ciclista Miguel Figueira
Algarve Desporto Mundo

Ciclista de Tavira conclui volta ao mundo em bicicleta e tem receção emocionante no regresso a casa

12:53 26 Outubro, 2026 15:10 26 Outubro, 2026

Miguel Figueira regressou a Tavira após completar uma volta ao mundo em bicicleta, iniciada a 2 de junho de 2025, e foi surpreendido por familiares e amigos

Mundo

Homem torna-se avô pela primeira vez aos 92 anos e entra para o Guinness: esperou quase 40 anos pela primeira neta

21:30 26 Outubro, 2026 19:22 26 Outubro, 2026

Normand Tousignant tornou-se avô pela primeira vez aos 92 anos e entrou para o Guinness World Records

Algarve Cultura Tech

Olhanense Pedro Marcelino participa em livro sobre Inteligência Artificial com mais de 100 autores

18:01 26 Outubro, 2026 18:14 26 Outubro, 2026

Investigador de Olhão integra obra sobre Inteligência Artificial que chega às livrarias a 27 de outubro e reúne especialistas de várias áreas

Portagem em Portugal.
Economia Nacional

Fim das portagens nas pontes 25 de Abril e Vasco da Gama? Proposta foi aprovada e decisão passa para o Governo

15:10 26 Outubro, 2026 12:48 26 Outubro, 2026

Câmara de Setúbal aprovou uma proposta para eliminar as portagens nas duas pontes sobre o Tejo, mas a medida depende de decisão do Governo

Ciência Opinião

Das algas aos neurónios: uma descoberta que valeu o Nobel da Medicina em 2026 | Por Isabel Duarte

16:30 26 Outubro, 2026 16:39 26 Outubro, 2026

"Uma alga que nada em direção à luz não parecia ter muito para ensinar à medicina. Afinal, ensinou-nos a acender neurónios para melhor os compreender"

Trabalhador Mercadona
Algarve Economia Postal Studio Pub

Mercadona continua a crescer no Algarve e está a contratar para a 3.ª loja: salários até 21.000€, contrato efetivo e prémio anual

11:30 19 Outubro, 2026 11:51 19 Outubro, 2026

Depois de Portimão e Faro, a Mercadona prepara-se para abrir uma nova loja em Olhão e já está a contratar: salários até 21.000€, contrato efetivo e até 29 dias de férias. Saiba como candidatar-se

Jovem mulher a dormir.
Saúde

Associação Portuguesa do Sono esclarece mito: afinal lembrar-se dos sonhos não é sinal de que dormiu bem

19:40 26 Outubro, 2026 12:58 26 Outubro, 2026

Recordar os sonhos ao acordar pode parecer sinal de uma boa noite de descanso, mas a Associação Portuguesa do Sono explica o que significa

Auto

Perdeu a carta de condução? IMT explica como pedir uma nova sem sair de casa e com 10% de desconto

19:30 26 Outubro, 2026 15:53 26 Outubro, 2026

O IMT esclarece que os condutores portugueses podem pedir uma segunda via da carta de condução pela Internet

Algarve Cultura Gastronomia

Adegas de Silves transformam-se em palcos de jazz entre novembro e maio

10:00 25 Outubro, 2026 17:59 21 Outubro, 2026

Concertos intimistas, provas de vinho e tapas marcam o regresso do Jazz nas Adegas a Silves, numa edição que começa a 6 de novembro

Mulher a arrumar pertences numa caixa. Crédito: Magnific
Nacional

“Vou pegar nos meus filhos e vou para aonde, vou para a rua?”: Ana Filipa Varela, mãe de quatro filhos, relatou ameaça de despejo em Odivelas em 2025

15:20 25 Outubro, 2026 08:22 24 Outubro, 2026

Com um rendimento de cerca de mil euros, Ana Filipa procurava uma alternativa à casa onde vivia há mais de uma década

Água branca a sair da torneira.
Saúde Vida & Lazer

A água da torneira saiu branca? EPAL esclarece que não há perigos para a saúde

17:20 25 Outubro, 2026 09:50 21 Outubro, 2026

Aparência esbranquiçada da água pode causar estranheza, mas há uma explicação simples e uma forma rápida de perceber o que aconteceu

Opinião Saúde

O cancro do pulmão não tira férias: o peso invisível da doença | Por Filipa Macedo

07:30 24 Outubro, 2026 19:31 21 Outubro, 2026

"A saúde mental deve caminhar de braço dado com o tratamento oncológico. Uma mente forte traduz-se num corpo são"

Idosa a meter protetor. Crédito: Freepik
Tempo

Temperaturas vão subir até 7 graus acima do normal já esta segunda-feira, mas o calor tem os dias contados

18:40 25 Outubro, 2026 14:16 26 Outubro, 2026

Portugal vai registar uma subida das temperaturas esta segunda-feira, com valores até 7 graus acima do habitual para outubro

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

13:46 22 Outubro, 2026 13:46 22 Outubro, 2026

A Águas do Algarve, S.A., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Banco de Portugal. Crédito: Foto DR
Economia, Nacional

Banco de Portugal só garante as suas poupanças até este valor: saiba quanto dinheiro está protegido

16:50 26 Outubro, 2026 15:53 26 Outubro, 2026

O Fundo de Garantia de Depósitos protege o dinheiro dos portugueses até um limite de 100 mil euros por pessoa e por banco

Algarve, Nacional

FlixBus chega a Loulé com novas ligações a Lisboa, Faro e Albufeira desde 4,49 euros

17:01 26 Outubro, 2026 17:01 26 Outubro, 2026

Nova linha da FlixBus reforça as ligações entre o Algarve e o Alentejo, com quatro horários diários e viagens para Lisboa a partir de 4,49 euros

ciclista Miguel Figueira
Algarve, Desporto, Mundo

Ciclista de Tavira conclui volta ao mundo em bicicleta e tem receção emocionante no regresso a casa

12:53 26 Outubro, 2026 15:10 26 Outubro, 2026

Miguel Figueira regressou a Tavira após completar uma volta ao mundo em bicicleta, iniciada a 2 de junho de 2025, e foi surpreendido por familiares e amigos

Mundo

Homem torna-se avô pela primeira vez aos 92 anos e entra para o Guinness: esperou quase 40 anos pela primeira neta

21:30 26 Outubro, 2026 19:22 26 Outubro, 2026

Normand Tousignant tornou-se avô pela primeira vez aos 92 anos e entrou para o Guinness World Records

Algarve, Cultura, Tech

Olhanense Pedro Marcelino participa em livro sobre Inteligência Artificial com mais de 100 autores

18:01 26 Outubro, 2026 18:14 26 Outubro, 2026

Investigador de Olhão integra obra sobre Inteligência Artificial que chega às livrarias a 27 de outubro e reúne especialistas de várias áreas

Portagem em Portugal.
Economia, Nacional

Fim das portagens nas pontes 25 de Abril e Vasco da Gama? Proposta foi aprovada e decisão passa para o Governo

15:10 26 Outubro, 2026 12:48 26 Outubro, 2026

Câmara de Setúbal aprovou uma proposta para eliminar as portagens nas duas pontes sobre o Tejo, mas a medida depende de decisão do Governo

Ciência, Opinião

Das algas aos neurónios: uma descoberta que valeu o Nobel da Medicina em 2026 | Por Isabel Duarte

16:30 26 Outubro, 2026 16:39 26 Outubro, 2026

"Uma alga que nada em direção à luz não parecia ter muito para ensinar à medicina. Afinal, ensinou-nos a acender neurónios para melhor os compreender"

Trabalhador Mercadona
Algarve, Economia, Postal Studio, Pub

Mercadona continua a crescer no Algarve e está a contratar para a 3.ª loja: salários até 21.000€, contrato efetivo e prémio anual

11:30 19 Outubro, 2026 11:51 19 Outubro, 2026

Depois de Portimão e Faro, a Mercadona prepara-se para abrir uma nova loja em Olhão e já está a contratar: salários até 21.000€, contrato efetivo e até 29 dias de férias. Saiba como candidatar-se

Jovem mulher a dormir.
Saúde

Associação Portuguesa do Sono esclarece mito: afinal lembrar-se dos sonhos não é sinal de que dormiu bem

19:40 26 Outubro, 2026 12:58 26 Outubro, 2026

Recordar os sonhos ao acordar pode parecer sinal de uma boa noite de descanso, mas a Associação Portuguesa do Sono explica o que significa

Auto

Perdeu a carta de condução? IMT explica como pedir uma nova sem sair de casa e com 10% de desconto

19:30 26 Outubro, 2026 15:53 26 Outubro, 2026

O IMT esclarece que os condutores portugueses podem pedir uma segunda via da carta de condução pela Internet

Algarve, Cultura, Gastronomia

Adegas de Silves transformam-se em palcos de jazz entre novembro e maio

10:00 25 Outubro, 2026 17:59 21 Outubro, 2026

Concertos intimistas, provas de vinho e tapas marcam o regresso do Jazz nas Adegas a Silves, numa edição que começa a 6 de novembro

Mulher a arrumar pertences numa caixa. Crédito: Magnific
Nacional

“Vou pegar nos meus filhos e vou para aonde, vou para a rua?”: Ana Filipa Varela, mãe de quatro filhos, relatou ameaça de despejo em Odivelas em 2025

15:20 25 Outubro, 2026 08:22 24 Outubro, 2026

Com um rendimento de cerca de mil euros, Ana Filipa procurava uma alternativa à casa onde vivia há mais de uma década

Água branca a sair da torneira.
Saúde, Vida & Lazer

A água da torneira saiu branca? EPAL esclarece que não há perigos para a saúde

17:20 25 Outubro, 2026 09:50 21 Outubro, 2026

Aparência esbranquiçada da água pode causar estranheza, mas há uma explicação simples e uma forma rápida de perceber o que aconteceu

Opinião, Saúde

O cancro do pulmão não tira férias: o peso invisível da doença | Por Filipa Macedo

07:30 24 Outubro, 2026 19:31 21 Outubro, 2026

"A saúde mental deve caminhar de braço dado com o tratamento oncológico. Uma mente forte traduz-se num corpo são"

Idosa a meter protetor. Crédito: Freepik
Tempo

Temperaturas vão subir até 7 graus acima do normal já esta segunda-feira, mas o calor tem os dias contados

18:40 25 Outubro, 2026 14:16 26 Outubro, 2026

Portugal vai registar uma subida das temperaturas esta segunda-feira, com valores até 7 graus acima do habitual para outubro

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

13:46 22 Outubro, 2026 13:46 22 Outubro, 2026

A Águas do Algarve, S.A., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Últimas Notícias

  • Homem torna-se avô pela primeira vez aos 92 anos e entra para o Guinness: esperou quase 40 anos pela primeira neta
    Homem torna-se avô pela primeira vez aos 92 anos e entra para o Guinness: esperou quase 40 anos pela primeira neta
  • Guarda o frango nesta prateleira do frigorífico? Especialistas alertam para risco de contaminação
    Guarda o frango nesta prateleira do frigorífico? Especialistas alertam para risco de contaminação
  • Associação Portuguesa do Sono esclarece mito: afinal lembrar-se dos sonhos não é sinal de que dormiu bem
    Associação Portuguesa do Sono esclarece mito: afinal lembrar-se dos sonhos não é sinal de que dormiu bem
  • Perdeu a carta de condução? IMT explica como pedir uma nova sem sair de casa e com 10% de desconto
    Perdeu a carta de condução? IMT explica como pedir uma nova sem sair de casa e com 10% de desconto
  • Podcast “Isto é Juventude” dá voz aos jovens algarvios e ultrapassa 43 mil visualizações
    Podcast “Isto é Juventude” dá voz aos jovens algarvios e ultrapassa 43 mil visualizações

Opinião

  • A exigência de respeitabilidade na procura de casa | Por José Figueiredo Santos
    A exigência de respeitabilidade na procura de casa | Por José Figueiredo Santos
  • Das algas aos neurónios: uma descoberta que valeu o Nobel da Medicina em 2026 | Por Isabel Duarte
    Das algas aos neurónios: uma descoberta que valeu o Nobel da Medicina em 2026 | Por Isabel Duarte
  • A lei, os protestos e os dois pesos e duas medidas | Por Luís Ganhão
    A lei, os protestos e os dois pesos e duas medidas | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • Mudança da hora continua em Portugal apesar de a UE ter aprovado o seu fim: saiba porquê
    Mudança da hora continua em Portugal apesar de a UE ter aprovado o seu fim: saiba porquê
  • Algarve leva gastronomia e vinhos à Feira do Vinho e do Mar em Huelva
    Algarve leva gastronomia e vinhos à Feira do Vinho e do Mar em Huelva
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal