Parece ficção científica, mas está mesmo a acontecer. Uma autoestrada espanhola vai testar um sistema de Inteligência Artificial que ajusta automaticamente o limite de velocidade em tempo real, permitindo que os condutores circulem até 150 km/h sem serem multados, desde que as condições sejam ideais.
De acordo com o 20minutos, publicação espanhola generalista, com foco em atualidade, tecnologia e mobilidade, a Direção-Geral de Tráfego (DGT) começou a testar o projeto na autoestrada AP-7, junto a El Vendrell, na Catalunha.
O objetivo é analisar como a tecnologia pode adaptar os limites às condições reais da estrada, sem comprometer a segurança.
A estrada que ‘decide’ quando pode acelerar
Atualmente, o limite máximo de velocidade em autoestradas espanholas é de 120 km/h para automóveis ligeiros e motociclos, segundo a Lei de Trânsito espanhola. No entanto, com este novo sistema, os condutores poderão ultrapassar temporariamente esse limite, até 150 km/h, em situações em que a estrada apresente condições ideais de segurança.
Segundo a mesma publicação, o software de Inteligência Artificial monitoriza constantemente variáveis como tráfego, visibilidade, estado do piso e meteorologia.
Quando todos os parâmetros são favoráveis, os painéis eletrónicos na via indicarão o novo limite de velocidade, permitindo acelerar legalmente por um curto período de tempo.
O chefe da área de Formação de Condutores da DGT, Juan Ignacio Serena, reforça que “a segurança continua a ser a prioridade” e que a tecnologia serve apenas para “melhorar a fluidez sem colocar vidas em risco”.
Uma ideia com inspiração europeia
Este projeto piloto segue o exemplo de outros países europeus que já testam limites de velocidade dinâmicos. De acordo com o 20minutos, na República Checa, existe um troço de 60 quilómetros na autoestrada D3, entre České Budějovice e Tábor, onde é possível circular até 150 km/h quando as condições o permitem.
Em França, Itália e Austrália, o limite fixo é de 130 km/h, mas discute-se a introdução de sistemas semelhantes de controlo automático de velocidade.
Já os Países Baixos planeiam o movimento inverso: reduzir o limite máximo para 100 km/h em algumas zonas, como forma de diminuir as emissões poluentes.
O futuro da condução inteligente
A tecnologia que agora está a ser testada na Catalunha poderá representar um novo paradigma na mobilidade europeia, aproximando o conceito de “estradas inteligentes” que ajustam automaticamente os seus parâmetros.
Se os resultados forem positivos, o sistema poderá ser alargado a outras autoestradas espanholas e quem sabe, no futuro, chegar também a Portugal, onde o debate sobre a modernização das vias e a automação da condução ganha cada vez mais força.
Leia também: Transporta isto no seu carro? Prepare-se para multas de 1.500€ para cima e outras consequências graves

 
			
							














