Quando um condutor pensa fazer uma viagem de carro mais longa, as maiores preocupações são os custos dessa mesma viagem. O cálculo dos custos envolve o gasto de combustível, as portagens e o desgaste do automóvel. Há quem pense que fazer o percurso pela Estrada Nacional é muito mais económico do que ir pela Autoestrada, pelo que calculámos uma estimativa de custos para uma viagem de carro entre Faro e Lisboa.
O ponto de partida da viagem simulada no site Via Michelin é a Avenida da República, em Faro, e o ponto de chegada é a Gare do Oriente, em Lisboa. Os cálculos do gasto de combustível foram feitos tendo por base um carro movido a gasolina. Tal como aconselha a Caixa Geral de Depósitos, foi também calculado o valor de desgaste do veículo, que é em média 4,10 euros por cada 100 km.
Itinerário 1 – A22
A viagem pela A22 tem a duração de 2 horas e 48 minutos e a distância a percorrer é aproximadamente 274 km. O custo total estimado da viagem é 65,17 euros, sendo que o valor das portagens é 25,75 euros.
Itinerário 2 – IC1 e N2
Este segundo itinerário é mais extenso do que o primeiro, uma vez que a distância a percorrer é aproximadamente 318 km. O custo é ligeiramente menor (50,52 euros), até porque o percurso não envolve portagens, contudo, um condutor que cumpra os limites de velocidade irá demorar cerca de 5 horas a efetuar o trajeto.
Itinerário 3 – Via N2 e N10
Com uma duração estimada de 5 horas e 22 minutos, o trajeto via N2 e N10 tem cerca de 329 km. O custo estimado é 53,25 euros.
Itinerário 4 – Via N2 e IP2
Esta última alternativa, também ela sem recurso a portagens, exige que o condutor percorra 392 km, o que implica que este dispense cerca de 6 horas e 9 minutos para efetuar o trajeto. O custo estimado é 63,04 euros, o que se aproxima da estimativa de custos para a viagem pela autoestrada.
A autoestrada é mais cara, mas mais segura
Apesar de os itinerários que permitem que os condutores não passem pelas portagens sejam ligeiramente mais económicos, a autoestrada continua a ser a via mais rápida e segura para fazer viagens longas de carro, como por exemplo, entre Faro e Lisboa.
Leia também: IUC não é o único imposto automóvel que vai aumentar. Saiba quais são os outros