Em breve, todos os automóveis comercializados em Portugal e na Europa vão ter de apresentar um passaporte ambiental. Trata-se de um documento digital, consultado através de um código QR que atribui um identificador único a cada veículo. Nos modelos elétricos, conterá dados detalhados sobre todo o ciclo de vida da bateria.
De acordo com a Motor 24, a Comissão Europeia prevê que esta medida entre em vigor dentro de dois anos. O objetivo é criar um mecanismo transparente e inviolável para mitigar o impacto social e ambiental adverso causado pela produção de baterias de veículos elétricos, independentemente da fase do processo de fabricação. A iniciativa permitirá registar o impacto poluente associado à produção de cada bateria, penalizando empresas que utilizem métodos de extração e fabrico mais agressivos para o ambiente.
O passaporte ambiental, segundo a mesma fonte, incluirá informações sobre a origem dos materiais que compõem a bateria, promovendo a utilização mais sustentável de matérias-primas e divulgando as cadeias de fornecimento utilizadas. Estão igualmente previstos detalhes como capacidade nominal (Ah), tensão mínima, nominal e máxima, capacidade de alimentação (watts) e respetivos limites, vida útil (em ciclos), limites de temperatura de utilização e armazenamento, eficiência energética em diferentes fases do ciclo de vida e resistência interna das células de bateria, entre outros aspetos técnicos.
Versões diferentes do passaporte
Embora a obrigatoriedade só comece em 2027, já há fabricantes a antecipar-se. A Volvo, por exemplo, refere a Motor 24, introduziu o passaporte de bateria no EX90, reforçando a sua imagem de marca preocupada com a sustentabilidade. Este recurso será gradualmente alargado a outros modelos 100% elétricos da marca, segundo a responsável pela área de sustentabilidade, Vanessa Butani.
Existirão duas variantes do documento digital: uma mais simples, direcionada ao proprietário do veículo, e outra, bastante mais abrangente, para uso das entidades reguladoras.
Abrangência alargada
A partir de fevereiro de 2027, todas as novas baterias de tração, baterias de veículos de duas rodas e baterias industriais com capacidade superior a 2 kWh, vendidas no espaço comunitário, estarão igualmente sujeitas ao Passaporte Digital de Produto (PDP).
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