Os carros elétricos têm sido alvo de debates sobre a sua fiabilidade, com as baterias frequentemente apontadas como o seu “calcanhar de Aquiles”, indpendentemente das marcas. Dados recentes sugerem que as baterias podem ser mais resistentes do que inicialmente previsto.
Um estudo realizado pela consultora Grupo P3, em colaboração com a Aviloo, analisou o desempenho de 7.000 veículos elétricos que já percorreram até 300.000 km. Os resultados mostram que, após esse percurso, as baterias ainda apresentam uma capacidade média remanescente de 87%. Apesar de existirem casos de falhas totais ou parciais em módulos da bateria, que podem levar a reparações dispendiosas fora da garantia, os números indicam uma durabilidade superior à esperada.
Outro estudo da EV Clinic, que reúne dados de 20 parceiros de reparação de veículos elétricos em todo o mundo, revelou que as avarias mais comuns nos primeiros 10 anos de vida de um carro elétrico concentram-se em motores elétricos, carregadores de bordo e inversores. Contudo, as baterias surgem apenas em quarto lugar na lista de problemas, com as baterias em forma de bolsa sendo apontadas como as mais problemáticas, enquanto as baterias cilíndricas se destacam pela maior fiabilidade e facilidade de reparação.
Marca e modelo são importantes
A fiabilidade dos carros elétricos varia também conforme os modelos e as marcas. Estudos indicam que muitos dos veículos analisados pertencem a uma primeira geração de carros elétricos, o que pode explicar alguns problemas iniciais. Contudo, os modelos mais recentes, com sistemas mais evoluídos, têm o potencial de apresentar resultados superiores no futuro.
Entre as marcas que se destacam pela fiabilidade das suas baterias, está a Tesla, bem como a Volkswagen (com os modelos e-Golf e e-Up), a Hyundai (Ioniq), a BMW (i3) e a Mercedes (Classe B). O Renault ZOE, fabricado entre 2013 e 2016, foi referido como “incrivelmente fiável”, já que, segundo os dados da EV Clinic, não registou necessidade de reparação de sistemas de bateria nesse período, tal como citado pelo site pplware.
Com estes dados, embora os carros elétricos enfrentem desafios técnicos, as baterias, ao contrário do que se pensava, não são o principal problema, e a sua durabilidade poderá tornar-se um fator cada vez mais positivo na transição para a mobilidade elétrica.
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