Seis malas transparentes, cada uma com 40 litros de água do mar, rodaram esta terça-feira nos tapetes da recolha de bagagens do aeroporto de Faro, numa iniciativa destinada a sensibilizar os turistas para a importância de poupar água durante a sua estadia no Algarve.
Os turistas que chegaram ao Algarve foram surpreendidos por uma iniciativa incomum e intrigante. Na zona de chegadas, um enorme cartaz indicava: “Pode poupar até 235 litros de água durante a sua estadia”. Esta mensagem, reforçada em uma das malas transparentes que circulavam nos tapetes rolantes, simbolizava a quantidade de água que cada turista pode economizar diariamente através de práticas de consumo consciente.
Um passageiro proveniente de Dublin confessou não ter compreendido a mensagem inicialmente e até gracejou, sugerindo que o líquido nas malas poderia ser vodka. No entanto, após receber uma explicação sobre a iniciativa, elogiou a campanha. “Estivemos aqui em maio e na altura também não sabia que havia seca [no Algarve]”, afirmou, reconhecendo a sua falta de conhecimento sobre a crise hídrica na região, apesar de ser a sua nona visita a Portugal.
Turistas desconheciam situação de seca
Surpreso com a possibilidade de poupar até 235 litros de água por dia, Damien garantiu que, agora informado sobre a situação, iria “definitivamente ter mais cuidado” com o uso da água durante a sua estadia.
Outro casal, que viajava no mesmo voo, admitiu ter entendido a mensagem da ação, mas confessou nunca ter ouvido falar na seca que está a afetar o sul do país. Visitaram Portugal pela primeira vez e, após tomarem conhecimento da escassez de água, comprometeram-se a ser mais cuidadosos na gestão dos recursos hídricos durante a sua estadia de dez noites.
Campanha Save Water
Esta ação simbólica, organizada pelo Turismo de Portugal e Turismo do Algarve, integra-se na campanha Save Water (Poupe Água), que estará presente em outdoors na região e em meios digitais, tanto a nível nacional como nos principais mercados emissores de turistas.
Segundo André Gomes, presidente da Região de Turismo do Algarve, a adesão ao selo de eficiência hídrica Save Water, destinado aos empreendimentos turísticos, já resultou numa poupança de 12% de água em comparação com o ano anterior, conforme dados da ADENE – Agência para a Energia. No entanto, apenas 110 dos 600 empreendimentos turísticos classificados na região aderiram ao selo, representando 16% do total.
Embora o Algarve continue a enfrentar uma situação de seca, o novo Governo (PSD/CDS-PP) aliviou algumas das restrições impostas pelo anterior executivo (PS) em fevereiro, após as chuvas de outono e inverno terem aumentado as reservas de água na região.
Com iniciativas criativas como esta, espera-se que mais turistas e residentes se tornem conscientes da importância de poupar água, ajudando a preservar este recurso vital para o Algarve.
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