Os resultados do projeto internacional Communities Driving Change (CIVIC) vão ser apresentados no próximo dia 14 de fevereiro, entre as 09:30 e as 13:00, em Faro, na Biblioteca Municipal António Ramos Rosa.
O projeto teve início em 2021, cujo objetivo levado a cabo foi ouvir e dar maior visibilidade às opiniões dos cidadãos, e foi realizado em quatro cidades europeias: Faro (Portugal), Kaunas (Lituânia), Salonica (Grécia) e Timisoara (Roménia), sob a coordenação da Contextos – Cooperativa para o Desenvolvimento e Coesão Social, CRL.
Um projeto internacional, cofinanciado pelo programa “Europa para os Cidadãos”, e que junta quatro cidades europeias, é o pretexto para uma conferência sobre a cidadania participativa com oradores de luxo que muito têm a acrescentar sobre esta temática em plena efervescência nos dias que correm.
Do programa destaca-se também o momento de Debate sobre Cidadania Participativa com Oradores Convidados. Temas como Orçamento Participativo, Horizonte Europa, Estratégia Regional 2030, Comunidades Compassivas, Economia e Finanças vão estar no centro da discussão.
É objetivo da organização que “a assistência participe com as suas questões e reflexões fruto do debate”.
As inscrições devem ser feitas aqui.
Sobre o “Communities Driving Change“
A decorrer desde Março de 2021 e com data de término marcada para Abril deste ano, o Communities Driving Change (CIVIC) é um projeto formado por um consórcio internacional coordenado pela organização portuguesa Contextos, em articulação com as organizações dos países parceiros Asociacija Aktyvus Jaunimas (Lituânia), United Societies of Balkans (Grécia), e Asociatia Centrul Pentru Strategii de Dezvoltare a Tineretului (Roménia).
O projeto realizou diversas atividades nos quatro países. Desde eventos de lançamento com cidadãos e decisores políticos locais, sessões de apresentação, debate e partilha de experiências de participação e de mecanismos de participação existentes até questionários online e sessões presenciais para a auscultação de necessidades e anseios das populações locais e definição de causas públicas e recomendações.
Criação do Toolkit: “Why does participation matter? A guide to citizen engagement“
Com base nas experiências e aprendizagens dos Democracy Labs o consórcio produziu um Toolkit “Why does participation matter? A guide to citizen engagement” disponível em inglês aqui.
Vai ser lançado em breve um documento com as Causas Públicas & Recomendações que reúne as propostas recolhidas junto dos cidadãos de Faro, Portugal, resultantes da fase de Gatherings of Opinions e Public Consultations realizada localmente; bem como um documento de Causas Públicas & Recomendações que compila as propostas dos cidadãos dos 4 países.
Os resultados vão apresentados em eventos de InfoSessions locais nos vários países. Em Faro, trata-se da conferência “Vamos reacender a chama da Cidadania Participativa!?”, a 14 de fevereiro, cujo programa se apresenta abaixo.
O projeto culminará com a realização de uma Conferência Internacional em Salonica, na Grécia, com participantes de Portugal, Lituânia, Grécia e Roménia.
PROGRAMA: “Vamos reacender a chama da Cidadania Participativa!?“
09:30 – Receção e Registo de Participantes | Contextos
09:45 – Boas-Vindas | Contextos
9h50 – Apresentação dos Resultados do projeto Communities Driving Change | Andreia Martins, Contextos
10:15 – Debate sobre Cidadania Participativa com Oradores Convidados e a Participação do Público
Moderação: Susana Helena de Sousa | Muros
- Aquiles Marreiros | Coordenador do Órgão de Acompanhamento das Dinâmicas Regionais do Algarve – CCDR Algarve
- Carlos Baía | Vereador da Câmara Municipal de Faro com os Pelouros, entre outros, de Ação Social, Políticas Participativas e Orçamento Participativo
- Luís Serra Coelho | Economista e Professor de Finanças na Faculdade de Economia da Universidade do Algarve
- Natália Dias | Ponto de Contacto Nacional para o Horizonte Europa: Cultura, Criatividade e Inclusão Social | Nova Bauhaus Europeia | Missão Adaptação às Alterações Climáticas – Agência Nacional de Inovação (ANI)
- Nelson Dias | Membro da Oficina. Consultor do Banco Mundial e das Nações Unidas, bem como de governos nacionais e locais para a implementação de processos de participação pública
- Vítor Alua | Coordenador da Área de Formação e Projetos e da Equipa de Gestão e Desenvolvimento de Projetos na Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação Faro-Loulé | Coordenador do Projeto «Viver ComPaixão» Faro-Loulé-São Brás de Alportel – Apresentação
13:00 – Encerramento