As praias da Costa da Caparica registaram, este fim de semana, um aumento de populares a passear, a fazer exercício ou até mesmo a fazer praia. As ordens de desconfinamento recomendam os portugueses a manter-se em casa, por dever cívico e as praias abrem apenas a 06 de junho.
Os portugueses aproveitaram o sol para passear e, numa reportagem em direto, a CM TV mostra a realidade das praias da Costa da Caparica, alegando também que existe um tráfego maior de viaturas.
Além disso, as imagens mostram também aglomerados, que não são permitidos e algumas pessoas a aproveitar para fazer praia. O repórter que estava no local admite também que não existe qualquer autoridade presente, para controlo das praias.
Ficar em casa já não é obrigatório, tornou-se um dever cívico com o levantamento do estado de emergência, mas não estão permitidas idas à praia, antes do dia 06 de junho. Quanto a passeios pelo areal e proximidades, o Governo e a DGS dizem apenas que não deve haver aglomerações.
Ainda assim, recomenda-se a todos que evitem saídas desnecessárias à rua. Os passeios devem ser realizados em locais mais reservados ou com um número reduzidos de pessoas a coabitar o mesmo espaço.
Portugal regista hoje 1.203 mortes relacionadas com a covid-19, mais 13 do que na sexta-feira, e 28.810 infetados, mais 227, segundo o boletim epidemiológico divulgado hoje pela Direção Geral da Saúde.