Elisa, vencedora do “Festival da Canção”, estaria este sábado na Holanda, na final da “Eurovisão”. Contudo, a pandemia fez com que o espetáculo fosse cancelado, voltando apenas em 2021, mas com nova edição.
“Medo de sentir” foi a música vencedora de Portugal e tocará este ano, mas em formato diferente. Em vez de uma final, teremos uma emissão coordenada pela European Broadcasting Union, que tem a tutela do espectáculo.
O formato especial chama-se “Eurovision: Europe Shine a Light” e será transmitido em directo de Hilversum no canal de YouTube da Eurovisão, a partir das 19:00h. Na RTP1 e na RTP Play a emissão começa às 21:00h, com comentários de Nuno Galopim.
Não será uma competição. Não teremos votações ou pontos dados por cada país. Será apenas a transmissão das 41 canções que teriam participado na “Eurovisão”, que em 2021 saem todas vencedoras. Existirão também várias homenagens a artistas que já participaram no concurso.
Há três anos, a 13 de maio de 2017, Salvador Sobral venceu o Festival Eurovisão da Canção com a música “Amar pelos dois”, com uma votação histórica de 758 pontos – a mais alta pontuação de sempre num Festival da Eurovisão. Foi a primeira vez que Portugal venceu a competição.
A “Eurovisão” regressa para o ano, com a promessa de que todos os países estarão unidos fisicamente.