O Município de Aljezur lançou o desafio de confecionar máscaras sociais para os profissionais de saúde e a população aderiu. Aljezur Solidário é o nome do grupo de Facebook do projeto.
Este movimento gerou uma onda de solidariedade que garantiu a fabricação de vários componentes de proteção para as equipas do Hospital do Barlavento, Bombeiros de Aljezur, Lar da Misericórdia e cuidados continuados de Aljezur.
Tudo aconteceu graças a patrocinadores, empresas a particulares e voluntário, que fizeram nascer centenas de peças de vestuário para proteção individual.
Existem já cerca de duas mil máscaras em circulação, revela Carina Sebastião, uma das administradoras da página e voluntária. Segundo ela, os restantes voluntários “estão a fazer um trabalho fantástico”.
Todos os materiais necessários para a realização deste projeto estão a ser financiados pelo Município de Aljezur. No entanto, existem materiais a ser reutilizados.
O apelo para ajudar, é feito a todos os que tenham uma máquina de costura: “juntem-se a este grupo de voluntários e voluntárias na rápida concretização desta nobre causa”, pode ler-se no site no município.
Deste modo, se quiser ajudar basta aderir ao grupo de Facebook Aljezur Solidário.