O funeral da diretora do Agrupamento de Escola (AE) de Aljezur, Professora Piedade Matoso”, realiza-se hoje, dia 13 de outubro às 11 horas, no Cemitério Lagos Novo.
Maria da Piedade Matoso Freire faleceu com 67 anos de idade. Era natural de Santa Maria, concelho de Lagos, e filha de Francisco António Freire e de Isaura Matoso Xavier.
Várias entidades públicas manifestaram profundas notas de pesar.
A Direção do AE de Aljezur comunicava o falecimento da professora no passado domingo.
A nota de pesar referia que “nesta hora de dor, queremos enviar as nossas sentidas condolências a todos os que partilharam ou tocaram o seu caminho”.
O comunicado subscrito pela presidente do Conselho Geral da AE de Aljezur salientava que “nesta hora de dor e de orfandade para esta escola, queremos deixar o nosso profundo agradecimento e reconhecimento a quem foi o seu rosto e a sua alma durante mais de trinta anos”.
Também a direção, comando e quadro ativo da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Aljezur, apresentou as condolências ao Agrupamento de escolas de Aljezur e familiares pelo falecimento da Diretora Prof Piedade Matoso, numa nota de pesar publicada nas redes sociais.
“Estas 2 instituições mantêm relações muito estreitas ao longo de vários anos, tendo o seu Comandante, Mário Costa, sido membro do Conselho Geral do Agrupamento e nos últimos anos, o seu Presidente da Direção, em representação da Associação”, lê-se no comunicado.
“Também nos últimos anos foram assinados diversos protocolos com o Agrupamento e diversos alunos estagiaram na Corporação, para além da formação solicitada pela Direção do Agrupamento ao nosso quadro ativo, a funcionários, corpo docente e alunos”, refere, apresentando as “condolências e os mais nobres sentimentos, pela perda da Diretora”.
Também o Município de Aljezur lamentou profundamente o falecimento dizendo que “foi com profundo pesar e consternação que recebemos a notícia do sucedido”.
“A professora Piedade, mulher de qualidades ímpares, tinha na sua maneira de ser e de estar, acima de tudo, uma dedicação profunda ao Agrupamento de Escolas de Aljezur, a ‘sua Escola'”, refere a autarquia em comunicado.
“Neste momento de dor”, o Município de Aljezur deixa “os pêsames à família e amigos da Srª Professora Piedade Matoso, assim como a toda a comunidade educativa, aos colegas que a acompanhavam na direção, aos professores, aos auxiliares e aos alunos, de hoje e de sempre, que a conheciam e ao longo deste anos com ela privaram”.
O Município de Aljezur sempre teve na sua diretora do Agrupamento “a maior franqueza e frontalidade, na defesa daquilo em que acreditava e se empenhava, assim como a sua total colaboração sempre que lhe era solicitado”, deixando “sublinhado e reconhecido o empenho que sempre colocou na defesa da Educação como um bem de todos”.
“O concelho de Aljezur perdeu uma mulher extraordinária, que dedicou a sua vida à causa maior que é o ensino”, conclui a autarquia.
O jornal POSTAL endereça as mais sentidas condolências aos familiares, amigos, colegas e conhecidos da professora Piedade Matoso.
RELACIONADO:
Câmara propõe a atribuição do nome da professora Piedade Matoso à Escola EBI/JI de Aljezur
Faleceu a diretora do Agrupamento de Escolas de Aljezur