Quando a luz do indicador de combustível acende, é um aviso de que está na hora de reabastecer para evitar ficar sem combustível. No entanto, não significa que o depósito esteja vazio. Na maioria dos casos, ainda é possível percorrer entre 50 e 80 quilómetros, dependendo do modelo do carro. Se tem o hábito de andar com o seu automóvel na reserva, talvez seja hora de repensar essa prática. Além do risco de ficar parado em qualquer lugar sem combustível, há ainda a possibilidade de ser multado pelas autoridades. Saiba em que situações pode ser multado por ficar sem gasolina.
Imobilizar o carro numa estrada secundária, por exemplo, não constitui uma infração, desde que o veículo esteja devidamente sinalizado e não represente perigo para os outros condutores. No entanto, a situação é diferente numa autoestrada. Numa via rápida, onde é proibido parar ou estacionar, ficar sem combustível pode resultar numa multa entre 120 e 600 euros e perda de 2 pontos na carta de condução. Neste caso, as autoridades podem interpretar a situação como negligência e não como uma avaria do veículo, o que pode acarretar uma sanção. Parar ou estacionar um veículo em berma de auto-estrada, sem uma justificação adequada, é considerada uma infração grave ao código da estrada. Não se esqueça de que não usar o triângulo de pré-sinalização pode também resultar numa coima.
Além das questões legais, andar frequentemente com o carro na reserva pode afetar o estado do próprio veículo. Embora a prática não seja, de imediato, prejudicial ao automóvel, quando se torna recorrente, pode causar danos. A bomba de combustível tem a função de transportar o combustível até ao motor, utilizando-o também como lubrificante e agente de refrigeração. Se o depósito for mantido frequentemente com níveis muito baixos, a bomba não será adequadamente refrigerada ou lubrificada, o que pode levar ao sobreaquecimento e a um desgaste acelerado. Isso reduz a vida útil da bomba e pode exigir a sua substituição mais cedo do que o esperado.
Segundo a Prio, ao longo do tempo, contaminantes e sedimentos presentes no combustível acumulam-se no fundo do depósito. Conduzir frequentemente com o depósito quase vazio aumenta a probabilidade de a bomba de combustível aspirar estas partículas. Apesar de o filtro de combustível bloquear grande parte dos resíduos, algumas partículas podem alcançar o motor, obstruindo os injetores e causando problemas que podem ser dispendiosos de resolver.
Portanto, para evitar contratempos e manter o bom funcionamento do seu veículo, o ideal é não deixar o combustível cair para níveis muito baixos com frequência. Isso não só evita problemas mecânicos, como também o risco de ser multado nas vias rápidas.
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