Faro será palco, no próximo dia 18 de janeiro, de uma das marchas que marcam o arranque do movimento internacional The Surge, uma mobilização de emergência que pretende unir movimentos sociais contra a ascensão do fascismo, das guerras e do colapso climático. Em Portugal, Faro, Lisboa, Porto, Coimbra, Ponta Delgada e Braga também participam nesta ação que se estende por 17 cidades de 10 países europeus.
Na capital algarvia, a marcha terá início às 15:00, junto à Escola João de Deus (Liceu), e seguirá até ao Jardim Manuel Bívar. O evento culminará na antiga Fábrica de Cerveja, onde haverá debates, música e momentos de convívio no bar, promovendo um espaço de reflexão e partilha de ideias sobre justiça social e ambiental.
Este movimento internacionalista representa uma resposta coletiva às múltiplas crises globais, defendendo a vida e a justiça social num contexto que os organizadores descrevem como de “estado de emergência”. A escalada do fascismo, das guerras e das alterações climáticas são encaradas como componentes de um sistema global de desigualdade, violência e exploração.
As marchas do The Surge visam exigir o fim imediato do genocídio na Palestina, o desmantelamento da indústria dos combustíveis fósseis até 2035 e a derrota definitiva do fascismo, considerado uma das últimas barreiras autoritárias do capitalismo global.
O evento marca também o início de uma ofensiva popular internacional, coincidindo com a véspera da tomada de posse de Donald Trump, agora aliado de Elon Musk, como Presidente dos Estados Unidos, simbolizando, segundo o movimento, a materialização de políticas de violência, racismo e exploração em benefício das elites económicas.
As manifestações de Faro e das restantes cidades europeias são o primeiro passo de uma mobilização contínua, com novos planos e ações já a serem preparados.
O movimento The Surge convida comunidades e movimentos sociais a juntarem-se nesta luta global por um futuro mais justo e sustentável.
No Algarve as ações vão centrar-se em Faro, dias 11 e 18 de Janeiro:
Oficina de Cartazes para a Marcha Internacional Contra o Fascismo, pela Palestina e pela Justiça Climática – Faro aberta a todas as pessoas que queiram contribuir com mensagens cheias de cor e significado. Tragam ideias, frases, tintas, materiais reciclados e muita vontade de criar! Juntos, vamos mostrar que a luta é interseccional e coletiva. A participação é gratuita, e todas as idades são bem-vindas.
Data da Oficina: 11 de janeiro de 2025
Hora: 15:00
Local: Civis – Associação Para O Aprofundamento da Cidadania (R. Antero de Quental 119, 8000-210 Faro, Portugal)
A Marcha Internacional Contra o Fascismo, pela Palestina e pela Justiça Climática acontece no dia 18 de janeiro, às 15:00, a partir da Escola João de Deus até ao Jardim Manuel Bivar, em Faro.
Mais informações sobre o evento:
Leia também: Polónia preside ao Conselho da União Europeia desde 1 janeiro 2025
O Europe Direct Algarve faz parte da Rede de Centros Europe Direct da Comissão Europeia. No Algarve está hospedado na CCDR Algarve – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve.
CONSULTE! INFORME-SE! PARTICIPE! Somos a A Europa na sua região!
Newsletter * Facebook * Twitter * Instagram