Um novo estudo vem desafiar a crença generalizada de que beber álcool de forma moderada pode trazer benefícios para a saúde. De acordo com esta investigação, evitar completamente as bebidas alcoólicas pode ser mais vantajoso do que consumir com moderação.
Publicado no Journal of Studies on Alcohol and Drugs, este estudo, citado pelo Notícias ao Minuto, analisou mais de 100 investigações sobre hábitos de consumo de álcool. Os resultados revelam uma realidade menos otimista do que a propaganda frequentemente difundida pela indústria do álcool.
“Foi um golpe de propaganda da indústria do álcool propor que o consumo moderado prolonga a vida das pessoas”, afirmou Tim Stockwell, um dos autores do estudo.
Os dados mostram que pessoas que consomem álcool de forma moderada têm um risco 14% maior de morrer em comparação com aquelas que se abstêm completamente. Este aumento de risco sugere que os supostos benefícios do consumo moderado podem ter sido sobrestimados.
“Os benefícios do álcool para a saúde foram exagerados, enquanto os danos foram subestimados na maioria dos estudos anteriores. Os estudos mais tendenciosos incluíram muitas pessoas que pararam ou reduziram a bebida por motivos de saúde”, explicou Stockwell.
Esta nova perspetiva coloca em causa a ideia de que um copo de vinho por dia pode ser benéfico para a saúde. Com estas novas evidências, talvez seja hora de reconsiderar o que realmente significa beber com moderação e quais os verdadeiros impactos do álcool na nossa saúde.
Leia também: Espanhóis destacam aldeia algarvia abandonada que agora tem alojamentos no meio de parque natural