A ECOS – Cooperativa de Educação, Cooperação e Desenvolvimento, sediada em Faro, lançou o projeto europeu Sparks, que tem por objetivo o desenvolvimento de ferramentas inovadoras para ajudar professores e formadores a ultrapassar os desafios da pandemia.
Segundo explica a cooperativa em comunicado, “pretendemos apoiar stakeholders dos sistemas de Educação e Formação Profissional na superação dos desafios impostos pela pandemia, desenvolvendo novas ferramentas para professores e formadores criando experiências inovadoras de formação online baseadas na gamificação, capazes de aumentar a motivação e envolvimento dos seus alunos na aprendizagem: este é o objetivo do projeto Sparks, uma parceria estratégica para a Prontidão da Educação Digital, lançado em seis países europeus”.
No âmbito do projeto, co-financiado pelo Programa Erasmus+ da União Europeia, seis organizações, empresas e ONGs de Itália, Espanha, Portugal, Grécia, Roménia e Polónia, irão desenvolver um novo quadro conceptual e uma plataforma de e-learning para criar e fornecer programas de aprendizagem online baseados em componentes de jogos, dinâmica e mecânica.
Após a reunião de lançamento do projeto, realizada em Caserta, Itália, nos primeiros dias de julho, o consórcio do projeto iniciou a pesquisa transnacional “Aprendizagem baseada em Jogos: Boas Práticas e Requisitos para Ambientes Digitais”, através da identificação, recolha e análise das melhores práticas nacionais no campo da aprendizagem baseada em jogos.
A pesquisa continuará com a realização de um inquérito a 250 formadores/formadores e a implementação de grupos focais com professores, formadores e alunos nos seis países envolvidos.
Investigação transnacional “Aprendizagem Baseada no Jogo: Boas Práticas e Requisitos para Ambientes Digitais”
Mais de quatrocentos peritos e estudantes de Educação e Formação Profissional entrevistados em inquéritos online e focus groups em seis países, e quarenta e oito boas práticas de aprendizagem baseada em jogos recolhidas: estes são os números da investigação transnacional “Aprendizagem Baseada no Jogo: Boas Práticas e Requisitos para Ambientes Digitais” realizado pelo consórcio do projecto Sparks, parceria estratégica cofinanciada pelo Programa Erasmus Mais da União Europeia.
A investigação, liderada pela empresa espanhola Femxa Formación, foi implementada por Lascò SRL em Itália, KEAN na Grécia, BCLIT na Roménia, CIE na Polónia e pela ECOS em Portugal.
A investigação dividiu-se em três fases:
♦ A primeira fase foi a identificação e recolha de 48 boas práticas de aprendizagem baseada em jogos e experiências de gamificação, sendo identificadas oito boas práticas por cada um dos países da UE do consórcio do Sparks, seguindo um conjunto comum de critérios.
♦ Na segunda fase, o consórcio desenvolveu um inquérito online como ferramenta de investigação quantitativa para validar os fatores-chave relacionados com a mecânica, dinâmica, componentes, e características de jogos encontradas como fatores de sucesso das boas práticas recolhidas. O inquérito foi divulgado nos seis países e recolheu a contribuição de 304 peritos em educação e formação, validando as boas práticas com resultados incrivelmente bem sucedidos. Nenhum dos elementos-chave incluídos no inquérito recebeu uma média inferior a 83% das classificações altas (4 ou 5).
♦ Na terceira fase, foram implementados dez Focus Groups, com o objetivo de reunir as exigências e necessidades em ambientes digitais dos ensinantes e aprendentes do EFP.
As atividades foram realizadas com 144 educadores e alunos de diferentes origens da comunidade do EFP dos seis países da UE, que acolheram 24 participantes cada um.
Finalmente, as boas práticas e características de jogo validadas e os resultados das discussões desenvolvidas durante os Focus Groups foram analisados comparativamente pelos investigadores especializados das seis organizações, concluindo num relatório final transnacional.
Os resultados da investigação serão utilizados pela equipa de investigação do consórcio para identificar o processo e características do sistema e os elementos do jogo a transferir para um Modelo Conceptual para Programas e-Learning Gamificados, segundo Intelectual Output do projeto, que fornecerá a estrutura para planear e conceber Programas e-Learning Gamificados, tornando-se num guia passo-a-passo para os prestadores de EFP que queiram gamificar o seu ensino online.
Em última análise, o Modelo constituirá a base para o desenvolvimento de templates de programas de e-learning gamificados e uma plataforma de e-learning para professores e formadores do EFP criarem e executarem os mesmos.