A Câmara Municipal de Lagos, aprovou na sua última reunião, a abertura de concurso para a aquisição de serviços de transportes urbanos para o concelho.
“O procedimento, que tem um preço base de quatro milhões e dois mil euros, visa dar continuidade ao sistema de transporte público de passageiros, designado ‘A ONDA’, e reflete quatro eixos: segurança do serviço, acessibilidade, sustentabilidade da prestação e proximidade a todos os utentes”, explica a autarquia lacobrigense em comunicado.
No triénio 2022-2025 a rede manterá a cobertura geográfica com o funcionamento de 10 linhas, pretendendo-se ter 18 viaturas com lotação variada em funcionamento.
De forma a melhor servir todos os cidadãos, as viaturas deverão cumprir critérios como “o fácil acesso para idosos e deficientes, lugares reservados para pessoas em cadeiras de rodas ou com mobilidade reduzida e permitir o acesso e transporte de bicicletas”.
Previsto está, também, “o reforço do serviço regular de transporte de passageiros em período escolar, assim como nos meses de julho e agosto, para resposta ao aumento de procura que se regista nessas épocas”.
A abertura do procedimento concursal para a aquisição de serviços relativos ao triénio 2022-2025, e respetivo compromisso plurianual, carece de aprovação prévia da Assembleia Municipal, que irá apreciar o assunto em sessão ordinária a realizar no próximo dia 27 de dezembro.