As primeiras chuvas do outono já chegaram a todo o país e na hora de se fazer à estrada é preciso ter cuidados redobrados. As estradas estão mais escorregadias e há grandes probabilidades de se deparar com lençóis de água. Nestas situações, a condução defensiva ganha ainda mais importância, até porque para lidar com lençóis de água, convém que o condutor saiba, logo à partida, algumas regras de segurança.
Quando se fala em estrada escorregadia, há que distinguir dois tipos de automóvel: os que estão equipados com o sistema ABS e os que não estão. Enquanto nos primeiros, se fizer uma travagem, os pneus não bloqueiam, nos segundos acontece a situação inversa. Assim sendo, quando tiver de travar um carro com sistema ABS, pode fazer uma travagem forte. No entanto, caso o seu carro não tenha este mecanismo, há que fazer uma travagem suave para evitar o bloqueio dos pneus.
Como proceder perante lençóis de água?
De acordo com o site, Motor 24, se tiver de lidar com lençóis de água na estrada, concentre-se mais no volante do que no travão. Ao deparar-se com um lençol de água, o risco de hidroplanagem é maior, dado que a formação de uma camada de água entre o pneu e a estrada impede o contacto do veículo com o solo. A aquaplanagem pode acontecer a velocidades próximas dos 50 km/h.
Numa situação destas, o primeiro instinto de qualquer condutor é travar bruscamente. A primeira regra passa por contrariar o seu impulso e não tocar sequer no travão. Uma vez que o carro não está em contacto com o solo, o travão não vai assumir a sua função. Tire também o pé do acelerador e concentre-se sobretudo no volante, já que nestes casos há uma perda de controlo sobre a direção.
Uma vez com o foco na direção, evite rodar bruscamente o volante. À medida que o veículo vai deslizando, aproveite para desacelerar com o motor. Por fim, quando o seu automóvel se prepara para sair do lençol de água, prepare-se também para retomar a normalidade na condução.
Leia também: Cruise control gasta mais combustível? Saiba o que é e como usar para seu benefício