Um avião de carga proveniente de Nova Iorque com destino à Bélgica teve de retornar a meio do voo depois de um cavalo escapar do estábulo e soltar-se no porão, conforme registado em áudio do controle de tráfego aéreo.
O Boeing 747, operado pela Air Atlanta Icelandic, tinha acabado de iniciar a travessia do Oceano Atlântico a 9 de novembro, quando o piloto comunicou via rádio ao controle de tráfego aéreo em Boston, informando que tinha um cavalo desgovernado no porão da aeronave.
“Não temos problemas em termos de voo, mas precisamos voltar, retornar a Nova Iorque. Não podemos garantir a segurança do cavalo”, afirmou o piloto em gravações de controle de tráfego aéreo disponibilizadas pelo site LiveATC.net e compiladas pelo site You Can See ATC.
Devido ao peso da aeronave, o piloto teve que despejar 20 toneladas de combustível antes de regressar a Nova Iorque. O controlador deu autorização e alertou os pilotos nas proximidades sobre um “despejo de combustível em andamento, aproximadamente 16 quilómetros a oeste de Martha’s Vineyard.
O piloto do 747 fez um pedido adicional, “acredito que precisamos de um veterinário para o cavalo ao aterrar”, solicitou.
O voo pousou em Nova Iorque, decolou pouco depois e chegou com sucesso ao aeroporto de Liege na manhã seguinte, conforme registado no site de rastreamento FlightRadar24.
Foi enviado um pedido de comentários à Air Atlanta Icelandic.
Leia também: Fotógrafo “caça” o felino mais raro de Portugal