Mais uma jornada que chegou ao fim para estes finalistas e que marca o início de novas oportunidades. O sentimento é de nostalgia daquilo que era o real sentimento da vida universitária e de orgulho pela luta e persistência em busca de um de muitos sonhos.
A iniciativa cumpriu com as regras sanitárias que a pandemia implica e todos os participantes fizeram-se acompanhar de um comprovativo de teste de despiste à Covid-19 negativo. Para tal, a Associação Académica da Universidade do Algarve disponibilizou um rastreio de testagem gratuita aos jovens, anteriormente à cerimónia. Os alunos permaneceram todos com distância entre si e o uso de máscara foi obrigatório.
O presidente da Câmara Municipal de Faro, Rogério Bacalhau, Custódio Moreno, diretor do Instituto Português do Desporto e Juventude do Algarve, Vitor Pereira, presidente da Associação Académica, Paulo Águas, reitor da universidade e o capelão César Chantre estiveram presentes no evento e deixaram a sua mensagem de conforto, carinho e esperança aos finalistas. As três tunas académicas atuaram e animaram a cerimónia, mantendo a tradição bem viva.
André Sousa finalizou o curso de ciências da educação e formação no ano letivo anterior. O próprio revela que ” como aluno da UAlg, a bênção das fitas foi um marco importante para o final do meu percurso como finalista do ano de 2019/2020. As condições para a realização do mesmo foram muito boas, testes a tempo e horas. A organização conseguiu manter a ordem e segurança, entrando curso a curso com diversos espaços para desinfetar as mãos. A cerimônia foi longa mas agradável e marca o fim de uma etapa de qualquer estudante”.
Cátia Costa frequenta o último ano da licenciatura de matemática aplicada à economia e gestão e é com orgulho que marcou presença. Para si, a cerimónia decorreu “com algum atraso, o que é normal tendo em conta todas as contingências a respeitar devido à pandemia. Na generalidade, coincidiu com as expetativas e tratou-se de algo simbólico para assinalar este momento importante para os finalistas e as suas famílias, respeitando a essência de uma bênção”. A finalista acrescenta e lamenta o facto da transmissão online não se ter focado tanto em mostrar os estudantes, dado que a família, em casa, os esperava ver. Ainda assim, agradece à Associação Académica por ter tornado a celebração possível.
Para além desta cerimónia, a Capelania da UAlg em conjunto com a Universidade do Algarve tem promovido em contexto religioso missas de bênção das pastas celebradas na Igreja de São Pedro, em Faro, aos sábados. Esta alternativa é de caráter mais intimista e destina-se isoladamente a cada curso, em que os familiares dos finalistas e amigos podem assistir presencialmente. Iniciou-se com os finalistas de turismo a 22 de maio e acaba no final de julho com os finalistas da licenciatura de enfermagem.
A transmissão do momento deste sábado está disponível online e pode ser observada aqui.