O Pavilhão Multiusos 25 de Abril, em Almancil, recebe no dia 17 de fevereiro às 18:00, uma sessão de formação destinada aos voluntários residentes na freguesia de Almancil, no âmbito do projeto CRIA – Carbono da Ria.
Esta iniciativa de participação climática é promovida pelo BlueZ C Institute – Instituto da Conservação Marinha e Economia do Carbono, em parceria com a Comissão de Cogestão do Parque Natural da Ria Formosa, contando ainda com o apoio do Município de Loulé.
![](https://postal.pt/wp-content/uploads/2025/02/ludo-ria-formosa--1024x759.jpg)
O objetivo desta ação é incentivar a ciência cidadã, promovendo o conhecimento sobre os stocks de carbono azul do Parque Natural da Ria Formosa e envolvendo os residentes na preservação dos valores ambientais desta área protegida.
Os participantes terão a oportunidade de desempenhar o papel de cientistas por um dia. Durante a sessão, assistirão a uma formação de 45 minutos sobre a importância dos sedimentos da Ria Formosa no combate às alterações climáticas e receberão um kit de recolha de amostras de lodo, que inclui uma toalha de microfibra produzida a partir de garrafas PET recicladas, um marcador permanente e um diploma de participação. Além disso, os seus nomes e, se desejarem, as suas fotografias serão incluídos na publicação “Guia do Carbono da Ria”, reconhecendo o seu contributo como cientistas cidadãos.
Os 250 voluntários provenientes das 12 freguesias que integram o Parque Natural da Ria Formosa ficarão automaticamente habilitados a um sorteio para uma Bolsa Ciência, equivalente a um ano de propinas na Universidade do Algarve.
A participação está aberta a residentes em Almancil com idade superior a 16 anos, sendo que o número de vagas é limitado a 20 participantes. As inscrições podem ser feitas até 16 de fevereiro através de formulário online, e-mail: [email protected] ou WhatsApp (960 099 925). Os interessados devem indicar nome, idade e a sua condição de residente em Almancil para garantirem a sua participação.
Leia também: Está em construção o maior túnel subaquático do mundo. Conheça a localização e o custo do projeto