Quando se pensa nos países que fazem parte da Península Ibérica fala-se de Portugal e Espanha. No entanto, o Reino Unido também surge representado nesta pequena fatia da Europa Ocidental. O mais curioso é que a cidade que não pertence a Portugal nem a Espanha fica bem perto do Algarve e está a apenas três horas de distância de carro desde Vila Real de Santo António. Para além de ter vista para África, esta pequena cidade tem muitos macacos à solta.
Se estiver a percorrer o sul de Espanha, para entrar na cidade que se encontra entre Cádiz e Marbella terá de passar por uma cancela. É que Gibraltar pertence ao Reino Unido e, quer vá de carro, ou a pé, ninguém escapa ao controlo à passagem pela fronteira. Ainda que o Reino Unido já não pertença à União Europeia, os cidadãos portugueses não precisam de passaporte nem Visto para entrar em Gibraltar.
A pequena cidade que tem vista para África apenas nos dias de céu limpo e sem nevoeiro tem cerca de sete quilómetros quadrados de área e é servida por um aeroporto que a liga apenas ao Reino Unido. Caso venha de carro até Gibraltar, saiba que principal porta de entrada fica na cidade espanhola de La Línea de la Concepción, segundo avança o blog Vaga Mundos.
Quanto a pontos de interesse, uma vez em Gibraltar não deixe de subir à reserva natural da Upper Rock e apreciar a vista, assim como não poderá perder a oportunidade de atravessar a ponte suspensa de Windsor. De salientar que Gibraltar apresenta uma mistura de diversas culturas, até porque por ali passaram fenícios, cartagineses, romanos, visigodos e muçulmanos, até à reconquista pelos reis espanhóis em 1462. Contudo, foi em 1713 que a agora cidade foi cedida aos ingleses, através do Tratado de Utrecht.
Se durante a sua visita se cruzar com alguns macacos à solta, não se assuste. Os macacos-berbere são os únicos a viver em estado livre na Europa e conquistam a atenção de muitos turistas.
Leia também: Esta é a previsão que Bill Gates acredita que se vai mesmo concretizar em 2025