Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Reformado a consultar documentos.
Reformado a consultar documentos. Crédito: Freepik AI
Europa

“Vou vivendo como posso”: professor reformado de 71 anos tem pensão de 2.500€ mas demonstra-se ‘preocupado’ com o futuro

Um professor espanhol reformado e com uma pensão de 2.500€ mostrou-se preocupado com o futuro das pensões a não ser que sejam tomadas medidas

16:30 20 Fevereiro, 2026 15:39 20 Fevereiro, 2026 | Gonçalo Viegas
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A sustentabilidade do sistema público de pensões em Espanha regressou ao centro da discussão depois de dois irmãos reformados de Barcelona terem alertado para a necessidade imediata de mudanças estruturais profundas. Antonio e Juan José López, antigo professor e médico já reformados, defendem que, sem alterações de fundo, o modelo atual poderá não assegurar uma sobrevivência digna aos pensionistas nas próximas décadas, sobretudo num país com uma população cada vez mais envelhecida.

O sistema público de pensões espanhol encontra-se num processo de transformação, num contexto marcado pelo envelhecimento demográfico e pela redução da base de contribuintes. De acordo com dados da Segurança Social relativos a outubro deste ano, são atualmente pagas mais de 10 milhões de prestações a mais de 9 milhões de beneficiários.

A despesa mensal alcançou um valor recorde, ultrapassando os 13.600 milhões de euros. A pensão média fixa-se nos 1.315,3 euros mensais, números que evidenciam a dimensão do desafio financeiro que o Estado enfrenta para garantir a continuidade do sistema, segundo o jornal digital espanhol Noticias Trabajo.

Apesar destes montantes elevados, a viabilidade a longo prazo permanece incerta. A pressão demográfica e um mercado de trabalho fragilizado levantam dúvidas quanto à capacidade de assegurar pensões adequadas às gerações mais jovens.

Pensionistas vivem melhor do que os jovens

Antonio López, professor de matemática reformado de 71 anos, entende que a atual geração de pensionistas vive, em muitos casos, em condições mais favoráveis do que os jovens trabalhadores. Em declarações à rádio catalã RAC1, explicou que “os salários são baixos e os postos de trabalho, a menos que se trate de pessoas muito qualificadas, são de baixa qualificação”.

Segundo Antonio, citado pela mesma fonte, esta realidade tem efeitos diretos na qualidade de vida dos mais novos. “Os jovens recebem pouco dinheiro e, se quiserem comprar casa, os preços são muito elevados”, afirmou, sublinhando a dificuldade em atingir estabilidade económica.

Esta perspetiva é partilhada pelo irmão, Juan José López, médico reformado de 83 anos. Para ele, “os jovens vivem pior do que os pensionistas porque os salários são muito baixos e, embora as pensões também não sejam elevadas, continuam a ser superiores ao que muitos jovens ganham”.

Repensar o modelo de financiamento

Perante este cenário, Juan José defende uma reflexão séria sobre o modelo de financiamento da Segurança Social. No seu entender, garantir o futuro do sistema implica aceitar uma carga fiscal mais elevada, ainda que reconheça a relutância da sociedade perante essa hipótese. “Em Espanha é preciso pedir mais impostos e as pessoas não estão dispostas a pagar”, afirmou.

Com uma pensão líquida mensal na ordem dos 2.500 euros, admite que “vive como pode”, mas considera injusto que pensionistas com longas carreiras contributivas vejam os seus rendimentos limitados. “Não é justo que um pensionista com mais recursos receba menos, porque se trabalhou e descontou durante muitos anos, a pensão é uma consequência desse trabalho”, defendeu, citado pela mesma fonte.

O professor reformado recebe um valor semelhante e reconhece que a sua pensão lhe proporciona tranquilidade. Ainda assim, mostra-se preocupado com o que poderá acontecer no futuro. “Penso que, dentro de alguns anos, não haverá dinheiro para as pensões se não forem alteradas algumas coisas”, alertou.

Reformas necessárias e novas alternativas

Para Antonio, o atual modelo de financiamento não é sustentável a longo prazo e exige mudanças urgentes. Entre as possíveis soluções, aponta para alterações na forma de cobrança de receitas e para a relevância da imigração jovem como fator de equilíbrio. “Espero que mudem a forma de cobrar impostos ou que venha gente jovem de outros países para pagar impostos”, afirmou, destacando o papel que novos contribuintes podem desempenhar na sustentabilidade da Segurança Social.

Apesar de tanto o professor reformado como o médico reconhecerem que a sua situação pessoal é estável, os dois irmãos avisam para um futuro incerto caso não sejam tomadas decisões atempadas, segundo o Noticias Trabajo.

Enquadramento em Portugal

Em Portugal, o enquadramento do sistema público de pensões assenta no direito constitucional à Segurança Social e na obrigação do Estado de organizar e apoiar esse sistema. A sua principal base legal é a Lei de Bases da Segurança Social, Lei n.º 4/2007, de 16 de janeiro, que define os princípios estruturantes e a organização dos diferentes regimes de proteção social.

A Lei de Bases consagra, entre outros, os princípios da universalidade, da solidariedade e da coesão entre gerações, estabelecendo ainda que a atualização anual das prestações deve respeitar critérios de equidade intergeracional e sustentabilidade financeira. Curiosamente, o primeiro regime de proteção social em Portugal remonta ao início do século XX, ainda antes da criação do atual modelo unificado.

No que diz respeito ao financiamento, o diploma distingue o sistema de proteção social de cidadania, financiado por transferências do Orçamento do Estado e por receitas fiscais consignadas, do sistema previdencial, que assegura prestações substitutivas dos rendimentos de trabalho e é financiado pelas quotizações dos trabalhadores e pelas contribuições das entidades empregadoras. Esta separação procura adequar as fontes de financiamento à natureza das prestações.

O regime geral integra mecanismos de adaptação à evolução demográfica, como o fator de sustentabilidade, calculado com base na esperança média de vida. A idade normal de acesso à pensão de velhice pode igualmente variar em função da esperança média de vida aos 65 anos, sendo fixada por portaria, estando ainda previstos incentivos à permanência no mercado de trabalho para além da idade de referência.

Leia também: Trabalhadores muçulmanos podem pedir para sair mais cedo do trabalho durante o Ramadão em Espanha: e em Portugal?

Idosa debaixo do guarda-chuva. Crédito: Freepik AI
Nacional Tempo

Chuva em força e ventos fortes regressam a Portugal neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

06:00 20 Abril, 2026 08:35 20 Abril, 2026 | Luís Santos

A chuva e o vento regressam com intensidade a Portugal, trazendo mudanças significativas no estado do tempo

Algarve Cultura Política

Celebrações da liberdade em Lagos prolongam-se até ao final do ano

11:00 20 Abril, 2026 11:00 20 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Lagos assinala liberdade e democracia com programa cultural até ao final do ano, envolvendo comunidade, escolas e instituições locais

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva ‘pesada’ e ventos fortes: o mau tempo chega nesta data e esta será a região mais afetada

11:10 20 Abril, 2026 18:05 19 Abril, 2026 | João Luís

Tempo vai mudar e há uma fase da semana em que o cenário pode tornar-se mais intenso do que o esperado: veja quando chega a chuva e o vento

Ponte em construção. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Nova ponte internacional vai ser construída entre Portugal e Espanha: poupará 85 km de caminho e esta é a sua localização

17:50 19 Abril, 2026 15:41 19 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Construção desta nova ponte entre Portugal e Espanha vai permitir poupar muito tempo em desvios e os locais esperam melhorias na economia local

Reino Unido.
Europa

Reino Unido de volta à UE? País assinou um acordo com a Europa que terá efeitos a partir desta data

10:51 20 Abril, 2026 10:51 20 Abril, 2026 | Miguel Frazão

Está assinado o acordo que celebra o regresso do Reino Unido ao Erasmus+ a partir de 2027, reabrindo a mobilidade académica com a Europa

Opinião

A ignóbil relativização da violência sexual | Por José Figueiredo Santos

08:04 20 Abril, 2026 08:13 20 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

"O que verdadeiramente inquieta é a combinação entre a violência ativa de uns e a tolerância, por vezes apenas discursiva, de outros"

Homem sentado no aeroporto. Crédito: Freepik
Economia Vida & Lazer

Tem voos marcados? Há um alerta sério sobre o combustível dos aviões

09:10 20 Abril, 2026 08:49 20 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Um bloqueio longe da Europa está a colocar pressão sobre os voos. E o impacto pode chegar mais cedo do que parece

Algarve

Obras de reposição de areia nas praias de Loulé avançam e podem ficar concluídas antes do verão

07:00 20 Abril, 2026 07:04 20 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Governo investe milhões para travar erosão nas praias de Loulé e reforçar proteção do litoral antes da época balnear no Algarve

Algarve Cultura Saúde

Música e solidariedade juntam-se para apoiar Constança em Lagos

10:23 20 Abril, 2026 10:23 20 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Concerto solidário em Lagos junta música e solidariedade para apoiar terapias de Constança, criança com síndrome rara KAT6A

Cultura Europa Nacional

Comunidade portuguesa celebra 25 de Abril em Perpignan

09:00 20 Abril, 2026 09:07 20 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Perpignan celebra 25 de Abril com festa portuguesa que junta música, gastronomia e tradição numa avenida transformada em espaço de convívio

Algarve Saúde

Rastreios gratuitos percorrem Alcoutim para detetar cancro da pele

10:38 20 Abril, 2026 10:47 20 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Alcoutim promove rastreios gratuitos ao cancro da pele em maio, com ações em cinco localidades e participação aberta à população

Pessoa a segurar notas de 50 euros. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve

Já é oficial: União Europeia vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor a partir desta data

18:00 18 Abril, 2026 01:14 17 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Pagamentos em dinheiro acima deste valor vão ser proibidos pela UE em todos os 27 Estados-membros já a partir de julho do próximo ano

Reformado feliz. Crédito: Freepik AI
Economia

Quer receber o “mesmo salário” na reforma? É possível, mas só para quem cumpre este requisito

15:30 19 Abril, 2026 08:05 20 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Receber uma pensão próxima do último salário não é impossível, mas há uma condição essencial que muitos ignoram

Mulher a utilizar o Multibanco. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve

Adeus cartões no Multibanco? União Europeia prepara novas formas de levantar dinheiro

18:00 19 Abril, 2026 14:22 19 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Entre aplicações móveis, atendimento ao balcão e sistemas de cashback, já há bancos e mercados a testar formas diferentes de levantar dinheiro

Moedas de 1 cêntimo. Crédito: DR
Economia

Espreite a sua carteira: há uma versão das moedas de 1 cêntimo que pode valer 6.000 euros

22:40 19 Abril, 2026 18:05 19 Abril, 2026 | João Luís

Algumas moedas de 1 cêntimo podem valer até 6.000 euros. Saiba como identificar esta raridade e porque é tão procurada

Fachada ALDI. Crédito: DR
Algarve Economia

“Faz meio turno e ganha o verão inteiro”: ALDI está a contratar em várias cidades e salários são acima da média

10:00 18 Abril, 2026 20:21 19 Abril, 2026 | Luís Santos

O ALDI está a contratar em várias localidades, com oportunidades para quem procura trabalho sazonal durante os meses de verão

Idosa debaixo do guarda-chuva. Crédito: Freepik AI
Nacional, Tempo

Chuva em força e ventos fortes regressam a Portugal neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

06:00 20 Abril, 2026 08:35 20 Abril, 2026 | Luís Santos

A chuva e o vento regressam com intensidade a Portugal, trazendo mudanças significativas no estado do tempo

Algarve, Cultura, Política

Celebrações da liberdade em Lagos prolongam-se até ao final do ano

11:00 20 Abril, 2026 11:00 20 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Lagos assinala liberdade e democracia com programa cultural até ao final do ano, envolvendo comunidade, escolas e instituições locais

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva ‘pesada’ e ventos fortes: o mau tempo chega nesta data e esta será a região mais afetada

11:10 20 Abril, 2026 18:05 19 Abril, 2026 | João Luís

Tempo vai mudar e há uma fase da semana em que o cenário pode tornar-se mais intenso do que o esperado: veja quando chega a chuva e o vento

Ponte em construção. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Nova ponte internacional vai ser construída entre Portugal e Espanha: poupará 85 km de caminho e esta é a sua localização

17:50 19 Abril, 2026 15:41 19 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Construção desta nova ponte entre Portugal e Espanha vai permitir poupar muito tempo em desvios e os locais esperam melhorias na economia local

Reino Unido.
Europa

Reino Unido de volta à UE? País assinou um acordo com a Europa que terá efeitos a partir desta data

10:51 20 Abril, 2026 10:51 20 Abril, 2026 | Miguel Frazão

Está assinado o acordo que celebra o regresso do Reino Unido ao Erasmus+ a partir de 2027, reabrindo a mobilidade académica com a Europa

Opinião

A ignóbil relativização da violência sexual | Por José Figueiredo Santos

08:04 20 Abril, 2026 08:13 20 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

"O que verdadeiramente inquieta é a combinação entre a violência ativa de uns e a tolerância, por vezes apenas discursiva, de outros"

Homem sentado no aeroporto. Crédito: Freepik
Economia, Vida & Lazer

Tem voos marcados? Há um alerta sério sobre o combustível dos aviões

09:10 20 Abril, 2026 08:49 20 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Um bloqueio longe da Europa está a colocar pressão sobre os voos. E o impacto pode chegar mais cedo do que parece

Algarve

Obras de reposição de areia nas praias de Loulé avançam e podem ficar concluídas antes do verão

07:00 20 Abril, 2026 07:04 20 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Governo investe milhões para travar erosão nas praias de Loulé e reforçar proteção do litoral antes da época balnear no Algarve

Algarve, Cultura, Saúde

Música e solidariedade juntam-se para apoiar Constança em Lagos

10:23 20 Abril, 2026 10:23 20 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Concerto solidário em Lagos junta música e solidariedade para apoiar terapias de Constança, criança com síndrome rara KAT6A

Cultura, Europa, Nacional

Comunidade portuguesa celebra 25 de Abril em Perpignan

09:00 20 Abril, 2026 09:07 20 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Perpignan celebra 25 de Abril com festa portuguesa que junta música, gastronomia e tradição numa avenida transformada em espaço de convívio

Algarve, Saúde

Rastreios gratuitos percorrem Alcoutim para detetar cancro da pele

10:38 20 Abril, 2026 10:47 20 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Alcoutim promove rastreios gratuitos ao cancro da pele em maio, com ações em cinco localidades e participação aberta à população

Pessoa a segurar notas de 50 euros. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve

Já é oficial: União Europeia vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor a partir desta data

18:00 18 Abril, 2026 01:14 17 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Pagamentos em dinheiro acima deste valor vão ser proibidos pela UE em todos os 27 Estados-membros já a partir de julho do próximo ano

Reformado feliz. Crédito: Freepik AI
Economia

Quer receber o “mesmo salário” na reforma? É possível, mas só para quem cumpre este requisito

15:30 19 Abril, 2026 08:05 20 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Receber uma pensão próxima do último salário não é impossível, mas há uma condição essencial que muitos ignoram

Mulher a utilizar o Multibanco. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve

Adeus cartões no Multibanco? União Europeia prepara novas formas de levantar dinheiro

18:00 19 Abril, 2026 14:22 19 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Entre aplicações móveis, atendimento ao balcão e sistemas de cashback, já há bancos e mercados a testar formas diferentes de levantar dinheiro

Moedas de 1 cêntimo. Crédito: DR
Economia

Espreite a sua carteira: há uma versão das moedas de 1 cêntimo que pode valer 6.000 euros

22:40 19 Abril, 2026 18:05 19 Abril, 2026 | João Luís

Algumas moedas de 1 cêntimo podem valer até 6.000 euros. Saiba como identificar esta raridade e porque é tão procurada

Fachada ALDI. Crédito: DR
Algarve, Economia

“Faz meio turno e ganha o verão inteiro”: ALDI está a contratar em várias cidades e salários são acima da média

10:00 18 Abril, 2026 20:21 19 Abril, 2026 | Luís Santos

O ALDI está a contratar em várias localidades, com oportunidades para quem procura trabalho sazonal durante os meses de verão

Últimas Notícias

  • Fica em Portugal uma das maiores cascatas da Península Ibérica e já há um miradouro para a ver
    Fica em Portugal uma das maiores cascatas da Península Ibérica e já há um miradouro para a ver
  • Vem aí chuva ‘pesada’ e ventos fortes: o mau tempo chega nesta data e esta será a região mais afetada
    Vem aí chuva ‘pesada’ e ventos fortes: o mau tempo chega nesta data e esta será a região mais afetada
  • Celebrações da liberdade em Lagos prolongam-se até ao final do ano
    Celebrações da liberdade em Lagos prolongam-se até ao final do ano
  • Reino Unido de volta à UE? País assinou um acordo com a Europa que terá efeitos a partir desta data
    Reino Unido de volta à UE? País assinou um acordo com a Europa que terá efeitos a partir desta data
  • Rastreios gratuitos percorrem Alcoutim para detetar cancro da pele
    Rastreios gratuitos percorrem Alcoutim para detetar cancro da pele
  • Música e solidariedade juntam-se para apoiar Constança em Lagos
    Música e solidariedade juntam-se para apoiar Constança em Lagos

Opinião

  • Entre mitos e ciência: o desafio de confiar nas vacinas | Por Cláudia Oliveira
    Entre mitos e ciência: o desafio de confiar nas vacinas | Por Cláudia Oliveira
  • A ignóbil relativização da violência sexual | Por José Figueiredo Santos
    A ignóbil relativização da violência sexual | Por José Figueiredo Santos
  • Paulo de Morais e o direito de falar sem medo | Editorial de Henrique Dias Freire
    Paulo de Morais e o direito de falar sem medo | Editorial de Henrique Dias Freire
  • O flagelo da sinistralidade rodoviária em Portugal. A estratégia ou a falta dela!… | Por Amadeu Rodrigues
    O flagelo da sinistralidade rodoviária em Portugal. A estratégia ou a falta dela!… | Por Amadeu Rodrigues
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Adeus cartões no Multibanco? União Europeia prepara novas formas de levantar dinheiro
    Adeus cartões no Multibanco? União Europeia prepara novas formas de levantar dinheiro
  • É oficial: esta nota está a sair de circulação e Banco de Portugal já ‘ficou’ com mais de 400 mil
    É oficial: esta nota está a sair de circulação e Banco de Portugal já ‘ficou’ com mais de 400 mil
  • Já é oficial: União Europeia vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor a partir desta data
    Já é oficial: União Europeia vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor a partir desta data
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal