A Universidade Sénior de Alcoutim (USA), um projeto de inclusão e enriquecimento social, abre as portas a mais um ano letivo em novembro.
“Esta iniciativa, que há muito se consolidou como um pilar no desenvolvimento social e cultural do concelho, continua a oferecer à população sénior um diversificado leque de atividades educativas, sociais e culturais, fomentando a partilha de saberes e experiências”, explica a Odiana em comunicado.
As inscrições para o novo ano letivo já estão abertas, e podem ser realizadas através do número 281 540 546 (Unidade de Ação Social da Câmara Municipal de Alcoutim) ou através do 281 531 171 (Associação Odiana).
Este ano, a oferta formativa reforça “o compromisso com a valorização das tradições artesanais e a promoção do bem-estar físico e mental dos idosos, com cursos em Arraiolos, Bordados e Macramé, Artes Manuais, Artes Decorativas e Pintura”.
Estas atividades foram criteriosamente planeadas, tendo em consideração os interesses e necessidades específicas da comunidade sénior. Proporcionam não só momentos de lazer e aprendizagem, como também um verdadeiro “antídoto” ao isolamento social, estimulando a criatividade, a coordenação motora e, acima de tudo, o sentido de pertença e convívio.
Os participantes, ao longo dos anos, têm manifestado um entusiasmo contagiante, reconhecendo nestas iniciativas uma oportunidade única de escapar à rotina e fortalecer os laços comunitários.
“A Universidade Sénior de Alcoutim não é apenas um espaço de aprendizagem, mas um verdadeiro refúgio de partilha, inclusão e preservação das tradições locais, que faz ponte entre o passado e o futuro da comunidade. A dinâmica das atividades, aliada ao cuidado na sua execução, tem sido essencial para melhorar a qualidade de vida dos participantes, promovendo a saúde mental e física, e combatendo a solidão que muitas vezes acompanha a terceira idade”, conclui a Odiana.
Este projeto é liderado pela Odiana – Associação para o Desenvolvimento do Baixo Guadiana, em estreita parceria a Alcance e o Município de Alcoutim.
Leia também: Há uma novidade nos barcos carreira para a ilha da Armona mas há uma condição