A Casa Álvaro de Campos, em Tavira, recebe no próximo sábado, 3 de maio, às 17:00, a conferência | literatura dedicada ao tema “Fernando Pessoa: o Economista”, numa sessão conduzida por Avelino de Jesus.
O conferencista propõe-se abordar uma faceta menos divulgada do autor de Mensagem, destacando o contributo relevante que Fernando Pessoa deixou no domínio do pensamento económico.
“O poeta Fernando Pessoa produziu um corpo muito significativo de pensamento económico, o que legitima que o tratemos, também, como um economista. Este facto é bem conhecido dos especialistas da obra do poeta, mas não tem sido suficientemente divulgado e é assaz desconhecido do grande público”, afirma Avelino de Jesus na sinopse da conferência.
“Devemos, assim, abordar três questões importantes e interligadas. Primeira, que razão justifica a relativa ignorância geral e a reduzida divulgação do pensamento económico de Pessoa? Segunda, qual o conteúdo e a importância daquele pensamento? Terceira, como se enquadra o pensamento económico do poeta na sua atividade profissional e no seu posicionamento político?”, acrescenta.
Avelino de Jesus, nascido em Tavira em 1952, frequentou o Ensino médio (Instituto Comercial) em Lisboa e posterior Licenciatura em economia (ISEG). Mais tarde é Assistente e tira o Doutoramento na Universidade de Paris. Torna-se professor no ISEG, depois presidente do Conselho Diretivo, diretor e professor.
A Casa Álvaro de Campos de Tavira surgiu em 1987, inspirada na figura do poeta Álvaro de Campos, que nasceu em Tavira, no dia 15 de outubro de 1890 e conta com o apoio da Câmara de Tavira para a realização da sua programação.
A associação dinamiza diversas atividades/eventos culturais, dando especial atenção à divulgação do trabalho dos artistas da região. Tem também editado algumas obras em CD e livro.
Leia também: Não se distraia a abastecer em Espanha: esta ‘nova’ infração é cada vez mais comum e multas vão até 6.000€
