O Município de Albufeira foi distinguido com a Bandeira Verde do programa “ECOXXI 2025”, uma iniciativa promovida pela ABAAE – Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação, que reconhece as melhores práticas de sustentabilidade a nível local.
Segundo o comunicado, “o Município de Albufeira foi distinguido com a Bandeira Verde do programa ‘ECOXXI 2025’”, um galardão atribuído aos municípios que alcançam um índice ECOXXI igual ou superior a 50%, tendo Albufeira registado um índice global de 68,5%.
Na edição de 2025 foram submetidas 61 candidaturas a nível nacional, representando cerca de 20% dos municípios portugueses, tendo sido distinguidos 60 municípios que atingiram um índice igual ou superior a 50%.
O presidente da Câmara Municipal de Albufeira, Rui Cristina, afirma estar “muito orgulhoso com a atribuição do galardão, que considera o resultado do empenhamento do Município na adoção de políticas e implementação de práticas orientadas para a sustentabilidade ambiental e o desenvolvimento equilibrado do território”.
A própria Comissão Nacional considera que a atribuição da Bandeira Verde ECOXXI é “indicativa da existência de um percurso consistente no caminho da sustentabilidade”.
Rui Cristina sublinha ainda que “este é o caminho que temos de continuar a trilhar, envolvendo e motivando os serviços das várias unidades orgânicas da autarquia”, destacando o investimento contínuo na qualidade ambiental, educação ambiental, sustentabilidade das zonas balneares, qualidade da água e serviços prestados à população.
Implementado em Portugal desde 2005, o programa ECOXXI avalia o desempenho dos municípios com base em 21 indicadores que abrangem áreas como educação ambiental, alterações climáticas, mobilidade sustentável, ordenamento do território, qualidade do ar, gestão da água, resíduos, energia, biodiversidade e turismo sustentável.
Leia também: Falta de professores afeta metade das escolas no Algarve

















