Skip to content
Postal

Postal

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
    • Europa
    • Mundo
    • Economia
    • Política
    • Europe Direct Algarve
    • Opinião
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
      • Cultura.Sul
    • Lifestyle
      • Astrologia
      • Animais
      • Insólito
      • Pensamentos
      • Gastronomia
    • Video
    • Desporto
    • Saúde
    • Auto
    • Tech
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Ofertas & Descobertas
  • ANUNCIAR
Menu
Foto CMVRSA | DR
Ouvir
Algarve, Ensino

Protocolos para novas salas de pré-escolar no Algarve superam metas do Ministério

Fernando Alexandre anuncia que Algarve lidera adesão ao pré-escolar com mais vagas criadas do que estava previsto inicialmente

17:38 22 Setembro, 2025 17:38 22 Setembro, 2025 | Cristina Mendonça
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Linkedin
  • Pinterest

O ministro da Educação, Fernando Alexandre, disse esta segunda-feira que a assinatura de protocolos para criação de salas de pré-escolar ultrapassou os objetivos no Algarve e que serão assinados esta semana acordos com municípios da região de Lisboa.

“No Algarve identificámos sete municípios e neste momento temos oito que querem assinar o acordo [para a criação de novas salas de pré-escolar], disse à agência Lusa o ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, contabilizando “cinco municípios que já assinaram e mais três que vão assinar”.

Sem precisar quais as autarquias que assinaram o protocolo, o ministro vincou que estes acordos vão “além” do que tinha sido fixado pelo Ministério que anunciou a intenção de abrir mais “seis a sete mil vagas” no ensino público para o pré-escolar já neste ano letivo, em 30 municípios onde foram identificadas as maiores carências.

O Governo “dedicou 40 e tal milhões de euros para esse investimento e aquilo que estamos a fazer é, autarquia a autarquia fazer essa negociação”, explicou.

O Jornal Público noticiou esta segunda-feira que o número de novas salas previsto pelo Governo poderá ficar abaixo do previsto, devido à recusa de alguns municípios da região de Lisboa em assinarem o protocolo e outros a só aceitarem abrir um menor número de salas.

À Lusa o ministro esclareceu que “para já há de facto algumas que disseram que não”, mas, que apenas relativamente a Sintra essa será uma posição definitiva, apesar de esse ser “ o concelho com mais necessidade” e de o seu presidente, Basílio Horta, ter “interesse”.

De acordo com o governante, na região de Lisboa foram assinados protocolos para a criação de duas salas de pré-escolar em Santarém e “há já várias câmaras que confirmaram” o interesse em assinar acordos que deverão ser conhecidos até ao final da semana.

“Não nos podemos esquecer que esta é uma responsabilidade das autarquias”, lembrou Fernando Alexandre, sublinhando que o Governo está, com esta medida, “a disponibilizar os meios para que as autarquias possam cumprir” a abertura de salas, financiadas em 42 mil euros por ano.

“Queremos que as autarquias vejam no Governo um parceiro para resolver o problema”, mas, “não está nas competências do Governo abrir salas de pré-escolar”, vincou, considerando que “a recetividade [das autarquias] está a ser positiva”.

Nesse sentido, Fernando Alexandre disse “não perceber” declarações do secretário-geral do PS, José Luís Carneiro, que no domingo acusou o Governo de falhar mais um objetivo para o arranque do ano escolar, ao prometer sete mil vagas para o pré-escolar quando “existem apenas 400 vagas” e criticou o ministro por ter avançado com a medida sem falar com a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP).

“Fizemos muitas reuniões com a ANMP e temos muitos temas para tratar”, afirmou, garantindo ter sido combinado, “e aceite”, que não iriam “estar a dialogar sobre matérias que são estruturais num período eleitoral”.

Se a ANMP “quiser ter a iniciativa de resolver o problema do pré-escolar” o Ministério da Educação estará, “totalmente disponível”, mas, o ministro garantiu não ter recebido qualquer proposta nesse sentido.

Numa resposta enviada à agência Lusa, o ministério relembra que esta é uma das várias medidas que o Governo está a tomar para responder à carência do Pré-Escolar nas áreas mais carenciadas da Grande Lisboa, Península de Setúbal e Algarve. Por ser uma resposta de emergência e direcionada a negociação foi feita diretamente com os municípios.

No texto, o Governo reafirma o seu compromisso com o objetivo do acesso universal ao pré-escolar até ao final da legislatura.

Fernando Alexandre falou à Lusa nas Caldas da Rainha onde visitou os novos Centros Tecnológicos Especializados (CTE) de Informática e de Industrial na Escola Secundária Rafael Bordalo.

Segundo o ministro trata-se de um projeto financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) em cerca de 500 milhões de euros, que vão permitir reequipar cerca de 400 escolas profissionais, das quais 68 já têm os projetos concluídos.

Leia também: Carregar neste botão no Multibanco pode ser o início de uma burla: saiba como proteger o seu dinheiro

×
Publicidade
Nacional

Furacão Gabrielle intensificou-se para categoria 4 de um máximo de 5 e deve chegar aos Açores

00:34 23 Setembro, 2025 00:35 23 Setembro, 2025 | Henrique Dias Freire

As pessoas no arquipélago dos Açores foram aconselhadas esta segunda-feira a monitorizar o progresso do Furacão Gabrielle

Algarve

Fogo no Algarve já fez 11 feridos ligeiros e mantém uma frente ativa

00:25 23 Setembro, 2025 00:25 23 Setembro, 2025 | Henrique Dias Freire

Pelas 23:10, o fogo não estava na linha de habitações, estando no terreno nas operações de combate quase 600 operacionais

Lifestyle, Nacional

Filha dos reis de Espanha está a viver em Lisboa e este é o valor que paga de renda

14:25 22 Setembro, 2025 14:11 22 Setembro, 2025 | Miguel Frazão

Chegou a Lisboa a filha mais nova dos reis de Espanha que veio para Portugal estudar e já se sabe quanto paga a jovem de renda na capital

Mundo, Saúde

Equipa de Trump causa polémica ao associar este medicamento que ‘todos’ consomem a transtorno de neurodesenvolvimento

18:40 22 Setembro, 2025 18:29 22 Setembro, 2025 | Gonçalo Viegas

A administração de Donald Trump veio a público dizer que este medicamento muito consumido pode aumentar o risco de desenvolvimento deste transtorno

Algarve, Desporto

Desporto columbófilo reconhecido em Lagoa com prémios e homenagem a José Carlos Almeida Rosa

06:57 22 Setembro, 2025 07:17 22 Setembro, 2025 | Cristina Mendonça

Almoço-convívio em Lagoa distinguiu atletas do desporto columbófilo e assinalou 55 anos da Sociedade Columbófila Lagoense

Economia, Europa

Recebeu uma nota suspeita? Saiba como perceber em segundos se é falsa e evitar problemas

20:00 22 Setembro, 2025 18:13 22 Setembro, 2025 | Tiago Alcobia

Aprenda a identificar notas de euro falsas rapidamente e saiba como agir para proteger o seu dinheiro e evitar problemas legais

Auto, Europa

Multas inesperadas: deixar as janelas do carro abertas nestes lugares pode custar-lhe caro

18:20 22 Setembro, 2025 18:05 22 Setembro, 2025 | Luís Santos

Em alguns países europeus, deixar as janelas do carro abertas pode ser considerado infração e resultar em multas inesperadas

Ciência, Gastronomia, Saúde

Nem carne nem peixe: especialistas alertam pela primeira vez para microplásticos neste alimento (muito) comum nas cozinhas portuguesas

15:20 22 Setembro, 2025 14:51 22 Setembro, 2025 | Rubén Gonçalves

Especialistas descobriram que nano e microplásticos estão a infiltrar-se em alimentos que todos consumimos no dia a dia

Algarve

Bombeiros têm pela frente noite de “muito trabalho” no Algarve

21:02 22 Setembro, 2025 21:04 22 Setembro, 2025 | Henrique Dias Freire

“Há zonas em que o acesso é difícil”, disse o comandante da Proteção Civil do Algarve, antecipando uma “noite de muito trabalho” para os bombeiros

Lifestyle, Nacional

Milhares ficarão sem luz: saiba quais são as localidades portuguesas que vão ficar ‘às escuras’ nesta data

20:10 22 Setembro, 2025 19:53 22 Setembro, 2025 | Luís Santos

Algumas localidades portuguesas vão ficar totalmente 'às escuras' durante um fenómeno raro que já tem data marcada

Auto, Europe Direct Algarve

União Europeia está a ‘apertar’ e prepara-se para proibir a compra destes carros: alguns modelos podem mesmo ‘acabar’

18:50 19 Setembro, 2025 18:07 19 Setembro, 2025 | Gonçalo Viegas

Com a União Europeia a proibir a compra destes carros, alguns fabricantes poderão ser 'forçados' a deixar de produzir certos modelos

Saúde

Saiba o que deve fazer um pouco antes de tomar comprimidos para não ter náuseas e enjoos

12:55 22 Setembro, 2025 12:44 22 Setembro, 2025 | Miguel Frazão

Nem todos os comprimidos se tomam da mesma forma e se não cumprir um requisito antes da toma pode ter náuseas ou enjoos

Algarve, Desporto

Gala do Desporto de Albufeira homenageia atletas e apresenta novo Centro Associativo

19:00 22 Setembro, 2025 18:47 22 Setembro, 2025 | Cristina Mendonça

Albufeira homenageou Isaac Nader na Gala do Desporto e anunciou projeto inserido na candidatura Cidade Europeia do Desporto

Ensino, Opinião

Sim, Sr. Ministro | Por José Figueiredo Santos

18:50 22 Setembro, 2025 18:49 22 Setembro, 2025 | Cristina Mendonça

"O ensino perdeu o encanto. Não são raros os que se demitem de ser professores, bricoleurs, contadores de estórias, fontes de alimento de imaginários à solta, de viver as relações com os alunos de corpo e alma"

Mundo, Saúde

Investigadores asseguram: fármaco comum que Trump diz ser ‘perigoso’ é para ser usado

15:30 22 Setembro, 2025 15:15 22 Setembro, 2025 | Miguel Frazão

Donald Trump promete fazer "um grande anúncio" sobre os perigos da utilização de um fármaco muito comum em todo o mundo

Auto, Europa

À prova de tudo: condutor revela que este é o carro “mais fiável da Europa” com mais de 20 anos e 1 milhão de km percorridos

15:00 22 Setembro, 2025 14:16 22 Setembro, 2025 | Rubén Gonçalves

Um carro comum conseguiu aquilo que poucos acreditariam possível: ultrapassou a barreira de um milhão de quilómetros sem trocar motor, caixa ou embraiagem

Nacional

Furacão Gabrielle intensificou-se para categoria 4 de um máximo de 5 e deve chegar aos Açores

00:34 23 Setembro, 2025 00:35 23 Setembro, 2025 | POSTAL

As pessoas no arquipélago dos Açores foram aconselhadas esta segunda-feira a monitorizar o progresso do Furacão Gabrielle

Algarve

Fogo no Algarve já fez 11 feridos ligeiros e mantém uma frente ativa

00:25 23 Setembro, 2025 00:25 23 Setembro, 2025 | POSTAL

Pelas 23:10, o fogo não estava na linha de habitações, estando no terreno nas operações de combate quase 600 operacionais

Lifestyle, Nacional

Filha dos reis de Espanha está a viver em Lisboa e este é o valor que paga de renda

14:25 22 Setembro, 2025 14:11 22 Setembro, 2025 | POSTAL

Chegou a Lisboa a filha mais nova dos reis de Espanha que veio para Portugal estudar e já se sabe quanto paga a jovem de renda na capital

Mundo, Saúde

Equipa de Trump causa polémica ao associar este medicamento que ‘todos’ consomem a transtorno de neurodesenvolvimento

18:40 22 Setembro, 2025 18:29 22 Setembro, 2025 | POSTAL

A administração de Donald Trump veio a público dizer que este medicamento muito consumido pode aumentar o risco de desenvolvimento deste transtorno

Algarve, Desporto

Desporto columbófilo reconhecido em Lagoa com prémios e homenagem a José Carlos Almeida Rosa

06:57 22 Setembro, 2025 07:17 22 Setembro, 2025 | POSTAL

Almoço-convívio em Lagoa distinguiu atletas do desporto columbófilo e assinalou 55 anos da Sociedade Columbófila Lagoense

Economia, Europa

Recebeu uma nota suspeita? Saiba como perceber em segundos se é falsa e evitar problemas

20:00 22 Setembro, 2025 18:13 22 Setembro, 2025 | POSTAL

Aprenda a identificar notas de euro falsas rapidamente e saiba como agir para proteger o seu dinheiro e evitar problemas legais

Auto, Europa

Multas inesperadas: deixar as janelas do carro abertas nestes lugares pode custar-lhe caro

18:20 22 Setembro, 2025 18:05 22 Setembro, 2025 | POSTAL

Em alguns países europeus, deixar as janelas do carro abertas pode ser considerado infração e resultar em multas inesperadas

Ciência, Gastronomia, Saúde

Nem carne nem peixe: especialistas alertam pela primeira vez para microplásticos neste alimento (muito) comum nas cozinhas portuguesas

15:20 22 Setembro, 2025 14:51 22 Setembro, 2025 | POSTAL

Especialistas descobriram que nano e microplásticos estão a infiltrar-se em alimentos que todos consumimos no dia a dia

Algarve

Bombeiros têm pela frente noite de “muito trabalho” no Algarve

21:02 22 Setembro, 2025 21:04 22 Setembro, 2025 | POSTAL

“Há zonas em que o acesso é difícil”, disse o comandante da Proteção Civil do Algarve, antecipando uma “noite de muito trabalho” para os bombeiros

Lifestyle, Nacional

Milhares ficarão sem luz: saiba quais são as localidades portuguesas que vão ficar ‘às escuras’ nesta data

20:10 22 Setembro, 2025 19:53 22 Setembro, 2025 | POSTAL

Algumas localidades portuguesas vão ficar totalmente 'às escuras' durante um fenómeno raro que já tem data marcada

Auto, Europe Direct Algarve

União Europeia está a ‘apertar’ e prepara-se para proibir a compra destes carros: alguns modelos podem mesmo ‘acabar’

18:50 19 Setembro, 2025 18:07 19 Setembro, 2025 | POSTAL

Com a União Europeia a proibir a compra destes carros, alguns fabricantes poderão ser 'forçados' a deixar de produzir certos modelos

Saúde

Saiba o que deve fazer um pouco antes de tomar comprimidos para não ter náuseas e enjoos

12:55 22 Setembro, 2025 12:44 22 Setembro, 2025 | POSTAL

Nem todos os comprimidos se tomam da mesma forma e se não cumprir um requisito antes da toma pode ter náuseas ou enjoos

Algarve, Desporto

Gala do Desporto de Albufeira homenageia atletas e apresenta novo Centro Associativo

19:00 22 Setembro, 2025 18:47 22 Setembro, 2025 | POSTAL

Albufeira homenageou Isaac Nader na Gala do Desporto e anunciou projeto inserido na candidatura Cidade Europeia do Desporto

Ensino, Opinião

Sim, Sr. Ministro | Por José Figueiredo Santos

18:50 22 Setembro, 2025 18:49 22 Setembro, 2025 | POSTAL

"O ensino perdeu o encanto. Não são raros os que se demitem de ser professores, bricoleurs, contadores de estórias, fontes de alimento de imaginários à solta, de viver as relações com os alunos de corpo e alma"

Mundo, Saúde

Investigadores asseguram: fármaco comum que Trump diz ser ‘perigoso’ é para ser usado

15:30 22 Setembro, 2025 15:15 22 Setembro, 2025 | POSTAL

Donald Trump promete fazer "um grande anúncio" sobre os perigos da utilização de um fármaco muito comum em todo o mundo

Auto, Europa

À prova de tudo: condutor revela que este é o carro “mais fiável da Europa” com mais de 20 anos e 1 milhão de km percorridos

15:00 22 Setembro, 2025 14:16 22 Setembro, 2025 | POSTAL

Um carro comum conseguiu aquilo que poucos acreditariam possível: ultrapassou a barreira de um milhão de quilómetros sem trocar motor, caixa ou embraiagem

Últimas

  • Furacão Gabrielle intensificou-se para categoria 4 de um máximo de 5 e deve chegar aos Açores
    Furacão Gabrielle intensificou-se para categoria 4 de um máximo de 5 e deve chegar aos Açores
  • Fogo no Algarve já fez 11 feridos ligeiros e mantém uma frente ativa
    Fogo no Algarve já fez 11 feridos ligeiros e mantém uma frente ativa
  • Adeus cartões no ‘bolso’: Governo prepara medida que vem revolucionar os transportes públicos em Portugal
    Adeus cartões no ‘bolso’: Governo prepara medida que vem revolucionar os transportes públicos em Portugal
  • Saiba como cancelar uma transferência no MB WAY e em que situações o pode fazer
    Saiba como cancelar uma transferência no MB WAY e em que situações o pode fazer
  • Bombeiros têm pela frente noite de “muito trabalho” no Algarve
    Bombeiros têm pela frente noite de “muito trabalho” no Algarve

Opinião

  • Sim, Sr. Ministro | Por José Figueiredo Santos
    Sim, Sr. Ministro | Por José Figueiredo Santos
  • Estudantes deslocados têm despesa mensal média de 835€. Metade em alojamento e 8% em propinias
    Estudantes deslocados têm despesa mensal média de 835€. Metade em alojamento e 8% em propinias
  • A Constituição e a sua revisão | Por Carlos Lopes
    A Constituição e a sua revisão | Por Carlos Lopes
  • Os Dâmasos de hoje | Por Luís Ganhão
    Os Dâmasos de hoje | Por Luís Ganhão
Há um novo Postal do Algarve nas bancas com o Expresso 🌍

Europe Direct Algarve

  • Chemnitz 2025, uma escultura de luz fechará o ano como ECoC* | Por João Palmeiro
    Chemnitz 2025, uma escultura de luz fechará o ano como ECoC* | Por João Palmeiro
  • Dia Europeu sem Carros: o desafio de deixar o carro por um dia
    Dia Europeu sem Carros: o desafio de deixar o carro por um dia
  • Comentário à Declaração da Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen
    Comentário à Declaração da Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen
Seguir
  • Política de Privacidade, Termos e Condições, Estatuto Editorial e Lei da Transparência
Configurações de privacidade
Ficha Técnica e Contactos do Postal
©2025 Postal