Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Novo Passaporte da Conservação do Zoomarine. Crédito: ZA
Algarve, Animais, Vida & Lazer

Novo passaporte transforma visitantes do Zoomarine em Heróis da Conservação

Famílias são convidadas a explorar o parque, responder a desafios e conhecer animais, biodiversidade e projetos de conservação

12:55 29 Julho, 2026 12:52 29 Julho, 2026 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O Zoomarine Algarve lançou uma nova atividade destinada a envolver crianças e adultos na descoberta dos animais, da biodiversidade e dos projetos de conservação desenvolvidos ou apoiados pelo parque.

O Passaporte da Conservação convida as famílias a explorar o Zoomarine através de desafios, curiosidades e histórias, procurando transformar a visita numa experiência de aprendizagem e sensibilização para a proteção da natureza.

Disponível numa máquina automática instalada na rua principal do parque, junto ao Quiosque Extra Fun, o passaporte pode ser adquirido por dois euros logo no início da visita. O valor angariado reverte integralmente para projetos e organizações apoiados pelo Zoomarine.

Ao longo do percurso, os participantes assumem o papel de exploradores e guardiões da natureza, completando atividades, procurando respostas e conhecendo melhor algumas das espécies e iniciativas de conservação associadas ao parque.

Histórias de animais e desafios ambientais

Entre as propostas encontra-se a história de Vénus, uma tartaruga-marinha reabilitada no Porto d’Abrigo antes de regressar ao oceano.

Os visitantes poderão também descobrir a relação entre as tartarugas-de-orelhas-vermelhas e as conhecidas Tartarugas Ninja, saber mais sobre a rola-de-socorro e conhecer os Embaixadores dos Oceanos do Zoomarine.

“Queremos que cada visita ao Zoomarine seja também uma oportunidade de aprendizagem e de contacto mais próximo com os temas da conservação. O Passaporte da Conservação permite às famílias descobrir o parque de uma forma diferente, mas também conhecer melhor os projetos que desenvolvemos e apoiamos, percebendo como cada um de nós pode contribuir para a proteção das espécies e dos seus habitats”, afirma Joana Pacheco, responsável pelo Departamento de Educação do Zoomarine Algarve.

Segundo o parque, a iniciativa pretende ir além de um conjunto de perguntas e curiosidades, demonstrando que todas as pessoas podem contribuir para a proteção da natureza.

Através de uma linguagem simples e de uma dinâmica de jogo, a experiência procura aproximar crianças e adultos dos temas da biodiversidade, da conservação das espécies e da proteção dos oceanos.

Depois de concluírem a missão, as crianças poderão levantar uma recompensa junto ao Quiosque Extra Fun.

Receita apoia projetos de conservação

A receita obtida com a venda do passaporte será entregue, na totalidade, a projetos e organizações apoiados pelo Zoomarine, entre os quais a World Parrot Trust, a Yaqu Pacha e a Marine Megafauna Foundation.

O Passaporte da Conservação é igualmente oferecido aos participantes que concluam todas as atividades no novo espaço do Zoomarine na KidZania Portugal, inaugurado em maio e inspirado no trabalho desenvolvido pelo Porto d’Abrigo.

Para o Zoomarine, a iniciativa acrescenta uma nova dimensão à experiência proporcionada pelo parque, convidando cada família a levar consigo novos conhecimentos, histórias e uma maior consciência sobre o papel individual na proteção da natureza.

Fundado em 1991, o Zoomarine Algarve combina educação e entretenimento, tendo a conservação da natureza e o bem-estar animal como pilares da sua atividade.

Entre os projetos desenvolvidos encontra-se o Porto d’Abrigo, criado em 2002 como o primeiro Centro de Reabilitação de Espécies Marinhas em Portugal, dedicado ao resgate, recuperação e devolução de animais marinhos ao meio natural.

O parque acolhe também o primeiro Centro de Sobrevivência das Espécies dedicado à mudança comportamental, criado em parceria com a União Internacional para a Conservação da Natureza, com o objetivo de integrar as ciências sociais nos esforços de proteção das espécies marinhas.

Leia também: Jovem desaparecido em travessia de stand-up paddle no Algarve é surfista profissional e sofre de doença rara

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Família feliz. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Apoio à renda pode chegar aos 200€: saiba quem recebe sem ter de fazer pedido

13:30 29 Julho, 2026 11:08 29 Julho, 2026 | João Luís

Famílias com maior peso da renda no orçamento podem receber o apoio extraordinário de forma automática, desde que cumpram várias condições

Algarve

GNR detém três jovens e apreende droga, dinheiro e notas falsas no Algarve

10:39 29 Julho, 2026 11:06 29 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Operação especial de prevenção criminal mobilizou militares de investigação, intervenção e operações especiais da GNR

Algarve Saúde

Autocuidado reúne psicólogos de Olhão no Parque Natural da Ria Formosa

08:39 29 Julho, 2026 08:39 29 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Projeto de intervisão desenvolvido em Olhão conquista reconhecimento nacional e será apresentado, em outubro, no Congresso Nacional de Psicologia

Algarve

Jovem desaparecido em travessia de stand-up paddle no Algarve é surfista profissional e sofre de doença rara

14:40 28 Julho, 2026 14:35 28 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Arron Strong desapareceu ao largo da Arrifana durante uma travessia em stand-up paddle entre o Monte Clérigo e a Carrapateira

José Mourinho.
Cultura Desporto Mundo Nacional

José Mourinho mudou a língua inglesa: levou esta expressão de Portugal para o dicionário inglês

13:05 29 Julho, 2026 12:56 29 Julho, 2026 | João Luís

Uma tentativa de José Mourinho traduzir o 'futebolês' português acabou por criar uma das expressões mais conhecidas do futebol internacional

Algarve Cultura

Oliver Sean promete noite memorável no Rock da Baixa Mar em Tavira

11:54 29 Julho, 2026 12:26 29 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Estrela internacional promete uma noite de música ao vivo, marcada por grandes sucessos, colaborações e temas apresentados pela primeira vez

Contar dinheiro. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Prestação Social Única avança nos próximos dias: Governo prepara regras do novo apoio

12:20 28 Julho, 2026 11:58 28 Julho, 2026 | João Luís

O novo regime vai reunir 13 prestações sociais e deverá definir as condições de acesso, os limites patrimoniais e o funcionamento do apoio

Dia de calor e trovoadas em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma mudança no tempo: agosto começa com calor e pode trazer trovoadas

06:00 29 Julho, 2026 19:52 28 Julho, 2026 | João Luís

Durante agosto, o calor deverá marcar o arranque do mês, mas a trovoada pode ganhar força em algumas regiões na segunda quinzena

Opinião

A moda do “eu” e o esquecimento do “nós” | Por Luís Ganhão

11:29 29 Julho, 2026 11:38 29 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Nenhuma sociedade prospera quando o 'eu' deixa de reconhecer que só existe plenamente através do 'nós'"

Guarda-chuva vermelho. Crédito: Freepik
Tempo

Vem aí chuva forte, trovoada e rajadas de 70 km/h: esta vai ser a região afetada

17:30 28 Julho, 2026 15:08 28 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Depressão atlântica traz chuva intensa, trovoada e vento forte aos Açores, com sete ilhas sob aviso amarelo até quinta-feira

Cultura Opinião

Quando um dia tu chegares | Por Henrique Dias Freire

07:30 29 Julho, 2026 13:31 28 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Henrique Dias Freire escreve sobre a coragem de amar sem máscaras, acolher as imperfeições e escolher ficar, mesmo depois de ver todas as sombras

Algarve Animais Vida & Lazer

Novo passaporte transforma visitantes do Zoomarine em Heróis da Conservação

12:55 29 Julho, 2026 12:52 29 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Famílias são convidadas a explorar o parque, responder a desafios e conhecer animais, biodiversidade e projetos de conservação

Ladrão prepara-se para assaltar um carro. Crédito: Foto AI
Auto Tech

Milhões de carros destas 5 marcas podem ser controlados através do Bluetooth devido a falha: descubra se o seu é um deles

17:10 27 Julho, 2026 15:57 27 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma falha de segurança no Bluetooth pode deixar milhões de carros vulneráveis a ataques

Frigorífico com produtos congelados. Crédito: Freepik
Economia Gastronomia Saúde

O alimento barato que muitos ignoram e que faz bem ao coração, à visão e ao cérebro

14:10 25 Julho, 2026 18:46 22 Julho, 2026 | João Luís

Fácil de encontrar e simples de preparar, este alimento comum tem nutrientes associados a vários benefícios para a saúde

Opinião Saúde

Hepatites: prevenir, diagnosticar e tratar | Por Suzana Calretas

18:40 28 Julho, 2026 18:36 28 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Neste dia 28 de julho, a mensagem é simples: conhecer as hepatites é o primeiro passo para as prevenir; uma vacina pode evitar uma doença grave; um teste simples pode fazer a diferença"

Família feliz. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Apoio à renda pode chegar aos 200€: saiba quem recebe sem ter de fazer pedido

13:30 29 Julho, 2026 11:08 29 Julho, 2026 | João Luís

Famílias com maior peso da renda no orçamento podem receber o apoio extraordinário de forma automática, desde que cumpram várias condições

Algarve

GNR detém três jovens e apreende droga, dinheiro e notas falsas no Algarve

10:39 29 Julho, 2026 11:06 29 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Operação especial de prevenção criminal mobilizou militares de investigação, intervenção e operações especiais da GNR

Algarve, Saúde

Autocuidado reúne psicólogos de Olhão no Parque Natural da Ria Formosa

08:39 29 Julho, 2026 08:39 29 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Projeto de intervisão desenvolvido em Olhão conquista reconhecimento nacional e será apresentado, em outubro, no Congresso Nacional de Psicologia

Algarve

Jovem desaparecido em travessia de stand-up paddle no Algarve é surfista profissional e sofre de doença rara

14:40 28 Julho, 2026 14:35 28 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Arron Strong desapareceu ao largo da Arrifana durante uma travessia em stand-up paddle entre o Monte Clérigo e a Carrapateira

José Mourinho.
Cultura, Desporto, Mundo, Nacional

José Mourinho mudou a língua inglesa: levou esta expressão de Portugal para o dicionário inglês

13:05 29 Julho, 2026 12:56 29 Julho, 2026 | João Luís

Uma tentativa de José Mourinho traduzir o 'futebolês' português acabou por criar uma das expressões mais conhecidas do futebol internacional

Algarve, Cultura

Oliver Sean promete noite memorável no Rock da Baixa Mar em Tavira

11:54 29 Julho, 2026 12:26 29 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Estrela internacional promete uma noite de música ao vivo, marcada por grandes sucessos, colaborações e temas apresentados pela primeira vez

Contar dinheiro. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Prestação Social Única avança nos próximos dias: Governo prepara regras do novo apoio

12:20 28 Julho, 2026 11:58 28 Julho, 2026 | João Luís

O novo regime vai reunir 13 prestações sociais e deverá definir as condições de acesso, os limites patrimoniais e o funcionamento do apoio

Dia de calor e trovoadas em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma mudança no tempo: agosto começa com calor e pode trazer trovoadas

06:00 29 Julho, 2026 19:52 28 Julho, 2026 | João Luís

Durante agosto, o calor deverá marcar o arranque do mês, mas a trovoada pode ganhar força em algumas regiões na segunda quinzena

Opinião

A moda do “eu” e o esquecimento do “nós” | Por Luís Ganhão

11:29 29 Julho, 2026 11:38 29 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Nenhuma sociedade prospera quando o 'eu' deixa de reconhecer que só existe plenamente através do 'nós'"

Guarda-chuva vermelho. Crédito: Freepik
Tempo

Vem aí chuva forte, trovoada e rajadas de 70 km/h: esta vai ser a região afetada

17:30 28 Julho, 2026 15:08 28 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Depressão atlântica traz chuva intensa, trovoada e vento forte aos Açores, com sete ilhas sob aviso amarelo até quinta-feira

Cultura, Opinião

Quando um dia tu chegares | Por Henrique Dias Freire

07:30 29 Julho, 2026 13:31 28 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Henrique Dias Freire escreve sobre a coragem de amar sem máscaras, acolher as imperfeições e escolher ficar, mesmo depois de ver todas as sombras

Algarve, Animais, Vida & Lazer

Novo passaporte transforma visitantes do Zoomarine em Heróis da Conservação

12:55 29 Julho, 2026 12:52 29 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Famílias são convidadas a explorar o parque, responder a desafios e conhecer animais, biodiversidade e projetos de conservação

Ladrão prepara-se para assaltar um carro. Crédito: Foto AI
Auto, Tech

Milhões de carros destas 5 marcas podem ser controlados através do Bluetooth devido a falha: descubra se o seu é um deles

17:10 27 Julho, 2026 15:57 27 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma falha de segurança no Bluetooth pode deixar milhões de carros vulneráveis a ataques

Frigorífico com produtos congelados. Crédito: Freepik
Economia, Gastronomia, Saúde

O alimento barato que muitos ignoram e que faz bem ao coração, à visão e ao cérebro

14:10 25 Julho, 2026 18:46 22 Julho, 2026 | João Luís

Fácil de encontrar e simples de preparar, este alimento comum tem nutrientes associados a vários benefícios para a saúde

Opinião, Saúde

Hepatites: prevenir, diagnosticar e tratar | Por Suzana Calretas

18:40 28 Julho, 2026 18:36 28 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Neste dia 28 de julho, a mensagem é simples: conhecer as hepatites é o primeiro passo para as prevenir; uma vacina pode evitar uma doença grave; um teste simples pode fazer a diferença"

Últimas Notícias

  • Portugal tem um prato no pódio e três no top 10 dos melhores pratos de porco do mundo: veja a lista
    Portugal tem um prato no pódio e três no top 10 dos melhores pratos de porco do mundo: veja a lista
  • Apoio à renda pode chegar aos 200€: saiba quem recebe sem ter de fazer pedido
    Apoio à renda pode chegar aos 200€: saiba quem recebe sem ter de fazer pedido
  • José Mourinho mudou a língua inglesa: levou esta expressão de Portugal para o dicionário inglês
    José Mourinho mudou a língua inglesa: levou esta expressão de Portugal para o dicionário inglês
  • Novo passaporte transforma visitantes do Zoomarine em Heróis da Conservação
    Novo passaporte transforma visitantes do Zoomarine em Heróis da Conservação
  • Hotel de luxo ligado a Robert De Niro vai nascer no Algarve: já tem data prevista para inaugurar no Sotavento
    Hotel de luxo ligado a Robert De Niro vai nascer no Algarve: já tem data prevista para inaugurar no Sotavento

Opinião

  • A moda do “eu” e o esquecimento do “nós” | Por Luís Ganhão
    A moda do “eu” e o esquecimento do “nós” | Por Luís Ganhão
  • Maior pressão nos serviços públicos e infraestruturas: população aumentou mais de 20% em 18 municípios em apenas 6 anos
    Maior pressão nos serviços públicos e infraestruturas: população aumentou mais de 20% em 18 municípios em apenas 6 anos
  • Quando um dia tu chegares | Por Henrique Dias Freire
    Quando um dia tu chegares | Por Henrique Dias Freire

Europe Direct Algarve

  • CCDR Algarve reforça presença na Feira da Dieta Mediterrânica
    CCDR Algarve reforça presença na Feira da Dieta Mediterrânica
  • Há uma cidade onde pode visitar todas as pontes das notas de euro
    Há uma cidade onde pode visitar todas as pontes das notas de euro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento