Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Foto de arquivo | Lusa
Algarve

Macroalga invasora detetada em 2019 alastra-se no Algarve e ameaça o ecossistema

Alga castanha asiática sem controlo conhecido alastra pelas costas algarvias e põe em risco ecossistemas e turismo

20:30 23 Julho, 2025 20:07 23 Julho, 2025 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Detetada pela primeira vez em Portugal em 2019, em S. Miguel, a macroalga invasora “Rugulopteryx okamurae” está já nas costas do continente, especialmente no Algarve e em Cascais, desconhecendo-se forma de a controlar.

Na terça-feira o Governo aprovou a Estratégia Nacional para a Gestão da Macroalga Invasora “Rugulopteryx okamurae”, que está “a alastrar de forma preocupante na costa portuguesa”, segundo um comunicado do executivo.

Trata-se de uma “espécie exótica de origem asiática que tem vindo a alastrar de forma preocupante na costa portuguesa, com especial incidência no Algarve e na zona de Cascais”, referia o comunicado conjunto do Ministério do Ambiente e Energia e do Ministério da Agricultura e Mar.

Num documento sobre a alga a que a Lusa teve acesso indica-se que em Cascais a invasora surgiu no ano passado e, em quatro meses, foram retiradas 2.000 toneladas da espécie em apenas duas praias.

A barreira de algas não diminuiu entretanto nas praias afetadas.

A espécie terá surgido em 2015 no estreito de Gibraltar, como espécie invasora.

Nos Açores surgiu quatro anos depois, provavelmente vinda nas águas de lastro ou nos cascos de navios, e em poucos anos dominou habitats em superfícies rochosas na costa sul de S. Miguel. Em 2021 foi detetada no Faial.

A forma rápida como se reproduz leva a que se acumulem grandes quantidades de biomassa, levadas pelas correntes e chegando às praias, indica o documento, no qual se recorda que em julho de 2022 a alga foi incluída na lista de espécies exóticas invasoras que preocupam a União Europeia.

A “Rugulopteryx okamurae” é uma espécie perene de alga castanha das costas asiáticas cujo crescimento acelerado impede outras espécies de se desenvolverem, colonizando a maior parte do substrato rochoso do fundo do mar e levando a perda de biodiversidade. Provoca um aumento massivo de biomassa, sem precedentes, e afeta a fauna local, a paisagem e as praias.

O documento, da Câmara de Cascais, indica que a alga tem aplicações por exemplo na indústria farmacêutica e há projetos para o uso como composto e fertilizante na agricultura ou até na bioconstrução.

Segundo o documento, na Andaluzia a alga teve impacto na pesca, reduzindo a capturas de várias espécies e danificando as artes de pesca, e os municípios gastaram 1,2 milhões de euros em limpeza num período de nove meses (o tempo de um estudo que foi feito há cerca de cinco anos).

O documento da autarquia destaca que não há provas de riscos para a saúde humana, animal ou das planta, mas também diz que não há métodos de controlo eficazes conhecidos que possam ser aplicados neste momento, nem foram observadas regressões naturais das algas. A deteção precoce é a melhor solução, diz.

Segundo um comunicado do Governo divulgado na terça-feira, numa portaria conjunta dos Ministérios do Ambiente e da Agricultura é traçado um plano de ação com medidas de monitorização, resposta operacional, valorização da biomassa, investigação científica e coordenação institucional, com o objetivo de mitigar os impactos ecológicos, sociais e económicos.

Entre as medidas previstas estão a remoção da alga em zonas críticas, o estudo da sua valorização para fins industriais ou agrícolas, a mobilização de equipas regionais de resposta rápida e a criação de uma base de dados nacional com registo georreferenciado da evolução da espécie.

Leia também: Adeus pontos: não respeitar este sinal é ‘hábito’ de muitos portugueses e multas vão até 600€ e perda de 4 pontos na carta de condução

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Idoso a passear o cão sem trela.
Nacional

Idoso de 83 anos foi abordado pela PSP por passear o cão sem trela e agrediu o polícia

16:10 10 Julho, 2026 13:31 9 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Homem de 83 anos foi abordado por passear o cão sem trela, mas o caso tomou um rumo inesperado e terminou com um agente da PSP agredido

Algarve Política

PS Tavira inicia novo ciclo político sob liderança de Ana Paula Martins

10:40 10 Julho, 2026 10:34 10 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Tomada de posse marca nova etapa assente na união, participação, responsabilidade e trabalho em equipa

Chuva e trovoada em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e trovoada: gota fria junta-se a depressão atlântica e traz o mau tempo a estas regiões

11:00 10 Julho, 2026 10:47 10 Julho, 2026 | João Luís

Gota fria poderá juntar-se a uma depressão atlântica e trazer chuva e trovoada a Portugal. Saiba quais as regiões mais afetadas nos próximos dias

Nacional Saúde Tech

Adeus filas: saiba como renovar a receita médica sem ir ao centro de saúde

13:37 9 Julho, 2026 13:54 9 Julho, 2026 | João Luís

Muitos utentes pedem a receita médica presencialmente, mas há uma alternativa no SNS que pode poupar tempo

Algarve

Britânicos ‘fascinados’ com o “lado selvagem do Algarve” neste trilho que é considerado um dos melhores do mundo

17:50 10 Julho, 2026 16:58 8 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O jornal britânico destacou o trilho dos pescadores como uma caminhada costeira que revela um Algarve mais selvagem, longe das zonas turísticas

Restaurante Sueste.
Algarve Gastronomia

Chega-se de barco e sai-se de barriga cheia: no Sueste em Ferragudo come-se peixe e marisco dentro e “Fora de Horas”

18:05 10 Julho, 2026 18:05 10 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Restaurante Sueste, em Ferragudo, regressa com uma carta renovada e agora até há um menu para poder comer "Fora de Horas"

Corte de luz em casa.
Economia Nacional

Novas regras nos contratos de energia chegam em breve: eventuais ordens de interrupção de fornecimento podem ficar suspensas

12:50 10 Julho, 2026 11:59 9 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Contratos de eletricidade vão mudar no final de agosto: saiba o que muda nos preços, nas reclamações e na tarifa social

Cultura.Sul Edição Papel Opinião

“Galafura, vista da terra chã, parece o talefe do mundo”* | Por José Garrido

11:10 10 Julho, 2026 20:59 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

QUE FICOU DA VIAGEM?: Artigo de José Garrido publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de julho

Mulher a dormir com ventoinha ligada. Crédito: Foto AI
Saúde

Dormiu com a ventoinha ligada por causa do calor? Especialistas explicam por que deve ter cuidado

15:40 10 Julho, 2026 17:34 10 Julho, 2026 | João Luís

Usar a ventoinha durante a noite pode aliviar o calor, mas especialistas alertam para riscos nas vias respiratórias, nos olhos, na pele e no sono

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

23:36 7 Julho, 2026 23:45 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Cultura Europe Direct Algarve Política

Comissário Carlos Coelho desafia Algarve a refletir sobre 40 anos de integração europeia

15:10 10 Julho, 2026 15:19 10 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Debate destacou o impacto dos fundos europeus no desenvolvimento do Algarve, do saneamento às infraestruturas

Obras na ilha da Armona.
Algarve

“Deixou de ser um paraíso de férias”: moradores da ilha da Armona denunciam dificuldades no acesso às próprias casas por causa das obras

15:20 8 Julho, 2026 15:15 8 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Instalação da rede de saneamento na ilha da Armona está a transformar o dia a dia dos moradores, que falam em dificuldades de acesso às casas

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A OPERATIVO/A – OPERAÇÃO (M/F)

23:32 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Operativo/a – Operação (M/F)

Avião e equipa do aeroporto. Crédito: Foto AI
Mundo

Piloto em formação aterra avião sozinha depois de instrutor saltar da aeronave em pleno voo

19:10 8 Julho, 2026 18:50 8 Julho, 2026 | João Luís

Aluna de aviação conseguiu aterrar um Cessna C-150 após ficar sozinha aos comandos durante uma aula de voo

Tempo

Vem aí uma ‘gota fria’: calor em Portugal alivia e temperaturas descem a partir deste dia

07:00 8 Julho, 2026 19:50 7 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A partir de quinta-feira, as temperaturas devem descer em grande parte do país, sobretudo no litoral

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

23:27 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

Idoso a passear o cão sem trela.
Nacional

Idoso de 83 anos foi abordado pela PSP por passear o cão sem trela e agrediu o polícia

16:10 10 Julho, 2026 13:31 9 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Homem de 83 anos foi abordado por passear o cão sem trela, mas o caso tomou um rumo inesperado e terminou com um agente da PSP agredido

Algarve, Política

PS Tavira inicia novo ciclo político sob liderança de Ana Paula Martins

10:40 10 Julho, 2026 10:34 10 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Tomada de posse marca nova etapa assente na união, participação, responsabilidade e trabalho em equipa

Chuva e trovoada em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e trovoada: gota fria junta-se a depressão atlântica e traz o mau tempo a estas regiões

11:00 10 Julho, 2026 10:47 10 Julho, 2026 | João Luís

Gota fria poderá juntar-se a uma depressão atlântica e trazer chuva e trovoada a Portugal. Saiba quais as regiões mais afetadas nos próximos dias

Nacional, Saúde, Tech

Adeus filas: saiba como renovar a receita médica sem ir ao centro de saúde

13:37 9 Julho, 2026 13:54 9 Julho, 2026 | João Luís

Muitos utentes pedem a receita médica presencialmente, mas há uma alternativa no SNS que pode poupar tempo

Algarve

Britânicos ‘fascinados’ com o “lado selvagem do Algarve” neste trilho que é considerado um dos melhores do mundo

17:50 10 Julho, 2026 16:58 8 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O jornal britânico destacou o trilho dos pescadores como uma caminhada costeira que revela um Algarve mais selvagem, longe das zonas turísticas

Restaurante Sueste.
Algarve, Gastronomia

Chega-se de barco e sai-se de barriga cheia: no Sueste em Ferragudo come-se peixe e marisco dentro e “Fora de Horas”

18:05 10 Julho, 2026 18:05 10 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Restaurante Sueste, em Ferragudo, regressa com uma carta renovada e agora até há um menu para poder comer "Fora de Horas"

Corte de luz em casa.
Economia, Nacional

Novas regras nos contratos de energia chegam em breve: eventuais ordens de interrupção de fornecimento podem ficar suspensas

12:50 10 Julho, 2026 11:59 9 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Contratos de eletricidade vão mudar no final de agosto: saiba o que muda nos preços, nas reclamações e na tarifa social

Cultura.Sul, Edição Papel, Opinião

“Galafura, vista da terra chã, parece o talefe do mundo”* | Por José Garrido

11:10 10 Julho, 2026 20:59 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

QUE FICOU DA VIAGEM?: Artigo de José Garrido publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de julho

Mulher a dormir com ventoinha ligada. Crédito: Foto AI
Saúde

Dormiu com a ventoinha ligada por causa do calor? Especialistas explicam por que deve ter cuidado

15:40 10 Julho, 2026 17:34 10 Julho, 2026 | João Luís

Usar a ventoinha durante a noite pode aliviar o calor, mas especialistas alertam para riscos nas vias respiratórias, nos olhos, na pele e no sono

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

23:36 7 Julho, 2026 23:45 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Cultura, Europe Direct Algarve, Política

Comissário Carlos Coelho desafia Algarve a refletir sobre 40 anos de integração europeia

15:10 10 Julho, 2026 15:19 10 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Debate destacou o impacto dos fundos europeus no desenvolvimento do Algarve, do saneamento às infraestruturas

Obras na ilha da Armona.
Algarve

“Deixou de ser um paraíso de férias”: moradores da ilha da Armona denunciam dificuldades no acesso às próprias casas por causa das obras

15:20 8 Julho, 2026 15:15 8 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Instalação da rede de saneamento na ilha da Armona está a transformar o dia a dia dos moradores, que falam em dificuldades de acesso às casas

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A OPERATIVO/A – OPERAÇÃO (M/F)

23:32 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Operativo/a – Operação (M/F)

Avião e equipa do aeroporto. Crédito: Foto AI
Mundo

Piloto em formação aterra avião sozinha depois de instrutor saltar da aeronave em pleno voo

19:10 8 Julho, 2026 18:50 8 Julho, 2026 | João Luís

Aluna de aviação conseguiu aterrar um Cessna C-150 após ficar sozinha aos comandos durante uma aula de voo

Tempo

Vem aí uma ‘gota fria’: calor em Portugal alivia e temperaturas descem a partir deste dia

07:00 8 Julho, 2026 19:50 7 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A partir de quinta-feira, as temperaturas devem descer em grande parte do país, sobretudo no litoral

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

23:27 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

Últimas Notícias

  • Chega-se de barco e sai-se de barriga cheia: no Sueste em Ferragudo come-se peixe e marisco dentro e “Fora de Horas”
    Chega-se de barco e sai-se de barriga cheia: no Sueste em Ferragudo come-se peixe e marisco dentro e “Fora de Horas”
  • Britânicos ‘fascinados’ com o “lado selvagem do Algarve” neste trilho que é considerado um dos melhores do mundo
    Britânicos ‘fascinados’ com o “lado selvagem do Algarve” neste trilho que é considerado um dos melhores do mundo
  • Recolha seletiva em Albufeira passa para gestão da Câmara Municipal
    Recolha seletiva em Albufeira passa para gestão da Câmara Municipal
  • Venture Lab by AlgarveSTP seleciona 12 empresas para acelerar crescimento
    Venture Lab by AlgarveSTP seleciona 12 empresas para acelerar crescimento
  • Josué Tavares Marques recordado como figura marcante da comunidade olhanense
    Josué Tavares Marques recordado como figura marcante da comunidade olhanense

Opinião

  • Ibn Khaldun e Maquiavel, as teorias do Estado e da História | Por Jorge Queiroz
    Ibn Khaldun e Maquiavel, as teorias do Estado e da História | Por Jorge Queiroz
  • Esta praia não é para a gandaia: Arrábida, Comporta e Algarve | Por Cobramor
    Esta praia não é para a gandaia: Arrábida, Comporta e Algarve | Por Cobramor
  • “Galafura, vista da terra chã, parece o talefe do mundo”* | Por José Garrido
    “Galafura, vista da terra chã, parece o talefe do mundo”* | Por José Garrido

Europe Direct Algarve

  • Comissário Carlos Coelho desafia Algarve a refletir sobre 40 anos de integração europeia
    Comissário Carlos Coelho desafia Algarve a refletir sobre 40 anos de integração europeia
  • Culture Next expande a rede com cinco novos membros | Por João Palmeiro
    Culture Next expande a rede com cinco novos membros | Por João Palmeiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal