Leonardo Quádrio formalizou esta quarta-feira a sua candidatura à presidência da direção-geral da Associação Académica da Universidade do Algarve (AAUAlg) para o mandato de 2025.
“Uma candidatura que resulta de uma paixão e dedicação pelo associativismo, que nasce de um trabalho claro e contínuo, de proximidade e união com comunidade académica, que transporta um objetivo claro e muito simples: elevar a Associação Académica da Universidade do Algarve e Garantir uma Representação Efetiva dos mais de 10.000 estudantes da maior academia do Sul”, afirma o candidato em comunicado.
Um percurso que teve início em 2023, “onde entendi que seriam os valores da Democracia, da Resiliência, da Humildade, do Compromisso, da Responsabilidade, da Inovação e acima de tudo, do Respeito, que nos permitiriam garantir um crescimento sólido e sustentável, cumprindo a premissa base do ser Dirigente Associativo: Ter os Estudantes incondicionalmente na primeira linha de pensamento”.
Foi através das funções de coordenação do Pelouro de Desporto, que Leonardo Quádrio teve oportunidade de desenvolver vários projetos relevantes para a comunidade, como foi caso disso a organização dos Trofeus Reitor, das Jornadas Concentradas, no que concerne ao desporto formal, passando pela otimização dos Campos em Férias, até aos dois projetos chave que colocaram novamente a AAUAlg na rota do sucesso desportivo nacional: a realização dos Campeonatos Nacionais de Praia de forma única e o protocolo firmado com a Associação de Futebol do Algarve que representou não só o lançamento do primeiro projeto de Seleção Universitária, marcando a aproximação aos clubes da região, até à reunião de esforços para a construção de duas infraestruturas desportivas, que até então se afiguram como inexistentes na Universidade do Algarve.
Já em 2024, no exercício de funções de administrador, o seu foco direcionou-se para outros patamares, “necessários a uma gestão sustentável e essencial para a saúde financeira e patrimonial da AAUAlg, que foi garantida através de uma distribuição eficiente dos espaços, garantindo que todos os núcleos e secções tivessem acesso a um local digno para trabalhar, de uma reforma da sala de reuniões da Associação, tornando-a 100% digital, até à criação de um trabalho em rede com diversos agentes económicos e sociais, que permitiram um renovação diferenciada dos equipamentos desportivos destinados às equipas da AAUAlg”.
A experiência como coordenador do Departamento de Recinto dos dois maiores eventos académicos do Algarve — a Semana Académica e a Receção ao Caloiro — foi determinante para desenvolver competências de liderança, gestão de equipas e resolução de problemas. Nestas funções, trabalhei com diversas entidades com o intuito de assegurar a eficiência estrutural e financeira dos eventos.
Leonardo Quádrio afirma que “esta candidatura assenta num ponto-chave: assegurar a maximização das condições para todos estudantes da Universidade do Algarve”.
A concretização deste objetivo será alcançada “através de estratégias e iniciativas implementadas no Âmbito da Pedagogia e Política Educativa, do Desporto, da Ação Social, da Cultura e Tradição Académica, do Empreendedorismo, da Comunicação e da oferta de condições adequadas aos Orgãos Sociais em Prol da Academia”.
“Providenciar um acesso equitativo ao ensino superior em Portugal é hoje, mais do que nunca, uma prioridade. O ensino superior deve ser uma plataforma de oportunidades para todos, mas a realidade é que são muitos estudantes que continuam a enfrentar barreiras significativas ao seu acesso, seja por razões económicas, sociais ou geográficas”, defende o candidato.
“Entre essas barreiras, a escassez de habitação digna a preços controlados, tem-se revelado um dos maiores desafios, obrigando muitos estudantes a desistir ou a enfrentar condições precárias para poderem prosseguir os seus estudos”, pode ler-se no comunicado.
“A necessidade de garantir a sustentabilidade da nossa instituição não se limita apenas à gestão financeira da mesma, mas também, à promoção de iniciativas sociais e económicas que beneficiem a comunidade académica a longo prazo”, acrescenta.
Leonardo Quádrio considera que “um acesso equitativo ao ensino superior só será possível promovendo uma academia sustentável e resiliente, garantindo a capacidade de apoiar os estudantes nas suas necessidades e de se adaptar aos desafios globais que enfrentamos, construindo assim um futuro mais justo e inclusivo”.
“É com profundo sentido de dever e compromisso que me coloco, de forma incondicional, à disposição de toda a comunidade académica. Unidos por um futuro digno, onde cada voz será ouvida e cada necessidade atendida. Contando assim com o vosso apoio e empenho para fazermos a diferença. Juntos somos mais fortes, por um Amanhã melhor”, conclui Leonardo Quádrio.
Atualizada: 08.30-04-10-2024
Leia também: Esqueceu-se da carteira? Saiba como levantar dinheiro no Multibanco sem cartão