A rubrica Lado B, promovida pelo Município de Silves, regressa ao Teatro Mascarenhas Gregório, em Silves, no próximo dia 23 de janeiro, pelas 21:30, com um concerto protagonizado pelos guitarristas e compositores José Peixoto e Nuno Cintrão.
O espetáculo presta homenagem a Carlos Paredes, um dos nomes maiores da música portuguesa, no ano em que se assinala o centenário do seu nascimento.
De acordo com a organização, o concerto irá “explorar e reinventar o universo sonoro do mestre da guitarra portuguesa”, através da apresentação de peças originais do compositor, combinadas com arranjos criativos resultantes da identidade artística da dupla.
Os bilhetes têm o custo de 10 euros e podem ser adquiridos através da bilheteira online BOL, em https://cmsilves.bol.pt/, nos locais habituais de venda ou, no próprio dia do espetáculo, no local, a partir das 20:00, mediante disponibilidade.
O Município recorda que a rubrica Lado B procura apresentar ao público uma vertente mais espontânea e intimista dos artistas, associando habitualmente ao concerto uma breve conversa, como forma de aproximar músicos e público.
No âmbito desta homenagem, José Peixoto e Nuno Cintrão partem do trabalho desenvolvido no duo Combinatorium, com o qual editaram o álbum Fragmentos Imaginários (2023), e propõem novas leituras musicais da obra de Carlos Paredes, agora reunidas no álbum VISITA: Diálogos com Carlos Paredes, com edição marcada para 10 de outubro, pela Galileo Music.
“O processo de criação foi bastante simples e vem da nossa rotina enquanto duo. Distribuímos as peças e cada um estruturou os seus arranjos, deixando espaço livre para a criatividade de cada um. Nos ensaios, juntamos todas as ideias desenvolvendo-as passo a passo. Assim, pudemos aliar a ideias mais estruturadas, processos espontâneos de criação e improvisação até chegar ao ponto final”, refere José Peixoto.
Leia também: “Porque sou Comunista” de Pedro Tadeu apresentado na Biblioteca de Silves

















