O Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Fernandes Lopes (AEFFL), de Olhão, participou, na passada quinta-feira, 8 de maio, numa das maiores mobilizações comunitárias do concelho em defesa dos direitos das crianças. A convite da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) e do Município de Olhão, várias turmas de todas as faixas etárias marcaram presença no Estádio Municipal, onde foi construído um impressionante “Laço Azul Humano”.
A iniciativa reuniu cerca de 3.200 participantes, entre alunos, professores e representantes de diversas Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS). Este gesto coletivo de forte carga simbólica e emocional teve como principal objetivo alertar para a importância da proteção das crianças e a prevenção de situações de negligência e maus-tratos.

O evento teve também um carácter educativo, ao relembrar a origem da campanha “Laço Azul”, criada nos Estados Unidos em 1989. A ação nasceu do gesto de uma avó que, após perder os netos vítimas de maus-tratos, prendeu uma fita azul à antena do seu carro. Esse símbolo tornou-se, desde então, um alerta visual e permanente contra a violência silenciosa que afeta milhares de crianças em todo o mundo.
A construção do Laço Azul Humano em Olhão refletiu o envolvimento ativo da comunidade escolar e da sociedade civil na defesa dos direitos das crianças, reforçando o compromisso com a sensibilização, a educação e a solidariedade.
Leia também: Alerta europeu para inseto ‘gigante’ que está a invadir as praias do Mediterrâneo e pode chegar a Portugal


