O salão nobre da Câmara Municipal de Faro acolheu esta sexta-feira uma sessão do programa Faro Next Generation.
No âmbito desta iniciativa, que resulta de uma colaboração entre o Município de Faro e a Dypall Network e visa promover “o desenvolvimento de competências empreendedores nos jovens, com um foco especial no impacto local e social, os estudantes dos agrupamentos de escolas Tomás Cabreira e Pinheiro e Rosa apresentaram vários projetos empreendedores de índole social e tecnológico”.
Projetos como “EcoBasket”, “Braços Aberto”, “Beach Parking” ou “Toma lá dá cá” demonstraram uma notável inovação e astúcia empresarial, mas também um compromisso com a resolução de desafios sociais significativos.
Os estudantes foram avaliados de acordo com critérios rigorosos que incluíram inovação, impacto social, viabilidade económica e eficácia comunicativa, por um júri constituído pelo diretor regional do Instituto Português da Juventude e Desporto (IPDJ) Algarve, Custódio Moreno; pela vice-reitora da Universidade do Algarve, Ana Freitas; pela técnica superior da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) Algarve, Ana Viegas (em representação), pelo coordenador da Dypall Network, Bruno António, e pela vereadora da Juventude da Câmara Municipal de Faro, Teresa Santos.
“Estes jovens mostraram uma habilidade notável para analisar criticamente problemas reais e desenvolver soluções sustentáveis que beneficiam tanto a economia quanto a sociedade,” afirmou Bruno António, da DYPALL Network.
Já a vereadora da Câmara Municipal de Faro, Teresa Santos, considerou que “é essencial continuar a apoiar e expandir programas que equipem os nossos jovens com as competências necessárias para inovar e empreender e o sucesso deste dia evidencia o incrível potencial dos nossos jovens estudantes para liderar e impactar positivamente a sociedade”.
Esta iniciativa, adianta, serviu também para “proporcionar a estes jovens o acesso estudantes o acesso a uma rede valiosa de formadores, mentores e contactos, que permitirão abrir portas para oportunidades futuras”.
O presidente da Câmara Municipal de Faro, Rogério Bacalhau, destacou também a importância deste programa e declarou estar “extremamente orgulhoso destes jovens, que através do Faro Next Generation, não só demonstraram competências empreendedoras, mas também um compromisso com soluções sustentáveis que atendem aos desafios locais”.
“Este programa prepara os jovens para serem cidadãos conscientes e proativos e agentes de mudança na sociedade”, conclui o autarca.
Leia também: Esta praia de água cristalina é única em Portugal e é digna de visita