Alexandre Moreira Farias, estudante da Universidade do Algarve, integra o grupo de dez alunos portugueses que partiu no passado sábado, 19 de julho, para a China no âmbito do programa “Seeds for the Future”, uma iniciativa da Huawei Portugal que visa capacitar jovens talentos nas áreas das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).
Segundo a tecnológica chinesa, esta experiência representa “um investimento estratégico no capital humano de Portugal”, reforçando o seu compromisso com a formação de futuros líderes digitais. “A Huawei tem uma presença consolidada em Portugal, com mais de duas décadas de investimento e uma equipa composta maioritariamente por talento português”, afirmou Wu Hao, CEO da Huawei Portugal, durante a sessão de lançamento do programa, que decorreu em Lisboa.

O jovem algarvio, aluno da licenciatura em Engenharia de Sistemas e Tecnologias, terá durante uma semana a oportunidade de visitar os polos tecnológicos de Dongguan e Shenzhen, onde contactará diretamente com tecnologias de ponta como inteligência artificial, redes 5G e soluções de cloud computing. O programa inclui também visitas a centros de inovação, aulas com especialistas da área e participação em sessões “Tech4Good”, com enfoque na aplicação da tecnologia para responder a desafios sociais e ambientais.
“A Huawei é impactante e o ‘Seeds for the Future’ é prova disso. A Huawei plantou a semente do meu crescimento”, testemunhou Clara Aidos, antiga participante e oradora convidada no evento, recordando a sua experiência transformadora com o programa e apelando à continuidade do apoio aos jovens talentos em Portugal.
Diogo Madeira da Silva, diretor de Responsabilidade Social da Huawei Portugal, assinalou a importância da iniciativa: “Este ano celebramos uma década de ‘Seeds for the Future’ em Portugal, um programa que, desde 2015, contribuiu para a formação e capacitação de mais de 100 jovens talentos do nosso País.”
Além do representante algarvio, participam nesta edição estudantes do Instituto Politécnico da Guarda, Universidade de Aveiro, Instituto Politécnico de Leiria, Universidade Autónoma de Lisboa e Instituto Superior Técnico. “Dou as boas-vindas aos alunos. Só o estarem neste lote de selecionados já é o reconhecimento da qualidade do seu talento”, sublinhou Wu Hao, agradecendo ainda às instituições de ensino parceiras.
A edição de 2025 do programa da Huawei reafirma, assim, a aposta no reforço do ecossistema tecnológico nacional, através de uma abordagem prática e internacional que capacita os jovens portugueses com ferramentas e competências alinhadas com o futuro digital global.
Leia também: Para breve em Portugal? Condutores a partir desta idade já não podem conduzir estes veículos neste país da UE