Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Idosos a conversar. Crédito: Freepik
Idosos a conversar. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Bónus para estas pensões avança: estes pensionistas vão receber mais dinheiro todos os meses em 2026

Um bónus vai reforçar estas pensões já em 2026: a medida foi aprovada no Parlamento e traz aumentos mensais para milhares de beneficiários

08:00 24 Novembro, 2025 11:13 26 Novembro, 2025 | João Luís
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O suplemento atribuído a um grupo específico de pensionistas vai mesmo aumentar já a partir de 2026. A medida foi aprovada na especialidade do Orçamento do Estado, depois de um volte-face parlamentar que alterou o sentido de voto de um dos partidos e acabou por garantir a viabilização da proposta.

De acordo com o Notícias ao Minuto, a atualização será feita de forma faseada: metade do aumento entra em vigor em 2026 e a outra metade em 2027.

O reforço aprovado aplica-se ao suplemento especial de pensão dos antigos combatentes, associado ao tempo de serviço militar. Os valores, que variam consoante a duração da prestação de serviço, terão uma subida significativa nos dois próximos anos, com impacto direto no rendimento mensal dos beneficiários.

Novos valores e subida faseada até 2027

Segundo o texto aprovado, os pensionistas com bonificação de tempo de serviço até 11 meses passam a receber 112,5 euros, em vez dos atuais 75 euros. Para quem tem entre 12 e 23 meses de bonificação, o montante sobe para 150 euros (atualmente são 100 euros). Já aqueles com dois anos ou mais de tempo de serviço passam dos atuais 150 euros para 225 euros.

De acordo com o Notícias ao Minuto, 50% destes aumentos serão pagos já em 2026, ficando o restante para 2027, num modelo faseado que pretende acomodar o impacto orçamental da medida.

O complemento especial de pensão também sofre uma alteração relevante. A percentagem atribuída por cada ano de serviço militar passa de 7% para 10,5% do valor da pensão, com efeitos igualmente repartidos pelos dois anos.

Mudança garantida após correção de voto

Inicialmente chumbada, a proposta do PS acabou por ser aprovada depois de o Chega ter pedido a correção do seu sentido de voto.

Com essa alteração, a medida passou com o apoio da maioria das bancadas, apesar da oposição do PSD e CDS e da abstenção da IL.

Segundo o Notícias ao Minuto, o secretário-geral do PS, José Luís Carneiro, tinha-se mostrado confiante na aprovação da proposta, defendendo que o reforço é “justo e responsável” e estimando um custo total de cerca de 20 milhões de euros, distribuído entre 2026 e 2027.

Impacto direto no rendimento de milhares de pensionistas

A aprovação garante um reforço permanente e acumulável, o que significa que os pensionistas abrangidos irão receber mais todos os meses.

A subida do suplemento soma-se à atualização anual das pensões, representando um aumento real do rendimento mensal ao longo dos próximos dois anos.

Com a entrada em vigor repartida entre 2026 e 2027, o Governo pretende assegurar previsibilidade orçamental, mantendo o compromisso com os beneficiários deste regime especial dos antigos combatentes.

  • Notícia atualizada a 25 de novembro

Leia também: Selos no para‑brisas: a lei mudou mas muitos condutores não sabem que têm de levar isto no carro

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Radar de velocidade.
Auto Nacional

Este radar é uma ‘mina de ouro’: multou 7.526 condutores em Portugal nesta localização

13:20 3 Julho, 2026 12:45 3 Julho, 2026 | João Luís

Radar de velocidade registou 7.526 infrações numa estrada portuguesa muito movimentada. Saiba qual é a localização

Algarve Cultura

Mulheres de São Brás e arredores convidadas a juntar-se ao Coro “Bel Canto”

17:40 3 Julho, 2026 17:45 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Sob direção do maestro António de Jesus, o grupo procura novas integrantes para reforçar o seu projeto musical

Algarve

Portimão reforça prontidão perante risco de incêndio rural

19:01 3 Julho, 2026 18:54 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Sala de Operações e Comunicações do Centro Municipal de Emergência assegura monitorização permanente da situação

Nacional

Calor extremo leva CP a cancelar Intercidades entre Faro e Lisboa

13:10 3 Julho, 2026 12:57 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Cancelamentos da CP atingem ligações nacionais, incluindo dois comboios Intercidades entre Faro e Lisboa

Mateus Fernandes. Crédito: Tottenham
Algarve Desporto Europa

Olhanense Mateus Fernandes reforça o Tottenham por 98 milhões e é transferência recorde do clube inglês: é o terceiro português mais caro de sempre

18:30 3 Julho, 2026 12:46 3 Julho, 2026 | João Luís

Médio natural de Olhão assinou pelo Tottenham numa transferência recorde e passa a ser o terceiro português mais caro de sempre

Calor intenso. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor nesta cidade está “impossível de aguentar”: meteorologista alerta para o que aí vem

13:40 3 Julho, 2026 13:13 3 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A cúpula de calor poderá prolongar o desconforto térmico até à próxima semana

Europe Direct Algarve Opinião

A gestão das fronteiras externas da Europa: um desafio permanente para a segurança coletiva e para a política regional

12:00 3 Julho, 2026 11:58 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Acredito que a gestão das fronteiras externas da União Europeia representa uma das maiores provas da capacidade de adaptação do projeto europeu" | Por Paulo Oliveira

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Elogiemos o Belo | Por Susana Helena de Sousa

19:10 3 Julho, 2026 19:08 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

O átrio do IPDJ, em Faro, recebeu uma conversa eclética sobre o belo, integrada no evento satélite algarvio do Novo Bauhaus Europeu

Carro a travar. Crédito: Foto AI
Auto Europe Direct Algarve

União Europeia impõe novo sistema nos carros para reduzir colisões traseiras: veja o que muda

15:00 3 Julho, 2026 13:05 3 Julho, 2026 | João Luís

Travagens bruscas vão passar a ser assinaladas de outra forma nos carros novos. Saiba como funciona o novo sistema obrigatório na UE

Algarve Auto

Automóveis clássicos voltam a percorrer as estradas do Algarve

07:00 2 Julho, 2026 07:03 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

33.ª edição do Algarve Classic Cars volta a juntar colecionadores, entusiastas e público apaixonado por clássicos

Idoso a olhar para uma folha.
Economia Mundo Nacional

“Evite a suspensão da pensão”: Governo alerta reformados para este procedimento

16:30 1 Julho, 2026 14:37 1 Julho, 2026 | João Luís

Governo deixa aviso sobre um procedimento obrigatório que pode afetar o pagamento da pensão de alguns reformados se não for feito no prazo

Ensino Opinião

O copo que transbordou na sala de aula | Editorial de Henrique Dias Freire

18:59 2 Julho, 2026 19:01 2 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

É imperativo repensar os mecanismos de proteção da classe docente e questionar seriamente a responsabilização legal e civil dos pais

Turista deixa pó de comichão na espreguiçadeira. Crédito: Foto AI
Europa Vida & Lazer

Turista não conseguiu espreguiçadeira e vingou-se das toalhas que guardavam lugares com pó de comichão

19:30 1 Julho, 2026 18:44 1 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um turista britânico ficou irritado com hóspedes que reservavam espreguiçadeiras com toalhas em Maiorca e decidiu vingar-se de forma polémica

Opinião

A realidade é sempre maior do que aquilo que conseguimos ver | Por Luís Ganhão

11:54 1 Julho, 2026 11:54 1 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Tal como existem inúmeros seres humanos (...) poderão existir inúmeras estruturas superiores, cada uma acolhendo universos inteiros com formas de vida semelhantes ou completamente diferentes da nossa"

Opinião Política

António José Seguro, amigo da Venezuela? | Por Pedro Franco

16:37 29 Junho, 2026 16:34 29 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Falemos do presente voltando ao passado. O ponto de vista de um ativista venezuelano a viver em Portugal"

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Melancia no frigorífico ou à temperatura ambiente? Saiba como a conservar sem perder sabor

13:16 2 Julho, 2026 13:16 2 Julho, 2026 | João Luís

Guardar melancia da forma errada pode fazê-la perder sabor e textura. Saiba quando deve ir ao frigorífico e como conservar depois de cortada

Radar de velocidade.
Auto, Nacional

Este radar é uma ‘mina de ouro’: multou 7.526 condutores em Portugal nesta localização

13:20 3 Julho, 2026 12:45 3 Julho, 2026 | João Luís

Radar de velocidade registou 7.526 infrações numa estrada portuguesa muito movimentada. Saiba qual é a localização

Algarve, Cultura

Mulheres de São Brás e arredores convidadas a juntar-se ao Coro “Bel Canto”

17:40 3 Julho, 2026 17:45 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Sob direção do maestro António de Jesus, o grupo procura novas integrantes para reforçar o seu projeto musical

Algarve

Portimão reforça prontidão perante risco de incêndio rural

19:01 3 Julho, 2026 18:54 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Sala de Operações e Comunicações do Centro Municipal de Emergência assegura monitorização permanente da situação

Nacional

Calor extremo leva CP a cancelar Intercidades entre Faro e Lisboa

13:10 3 Julho, 2026 12:57 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Cancelamentos da CP atingem ligações nacionais, incluindo dois comboios Intercidades entre Faro e Lisboa

Mateus Fernandes. Crédito: Tottenham
Algarve, Desporto, Europa

Olhanense Mateus Fernandes reforça o Tottenham por 98 milhões e é transferência recorde do clube inglês: é o terceiro português mais caro de sempre

18:30 3 Julho, 2026 12:46 3 Julho, 2026 | João Luís

Médio natural de Olhão assinou pelo Tottenham numa transferência recorde e passa a ser o terceiro português mais caro de sempre

Calor intenso. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor nesta cidade está “impossível de aguentar”: meteorologista alerta para o que aí vem

13:40 3 Julho, 2026 13:13 3 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A cúpula de calor poderá prolongar o desconforto térmico até à próxima semana

Europe Direct Algarve, Opinião

A gestão das fronteiras externas da Europa: um desafio permanente para a segurança coletiva e para a política regional

12:00 3 Julho, 2026 11:58 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Acredito que a gestão das fronteiras externas da União Europeia representa uma das maiores provas da capacidade de adaptação do projeto europeu" | Por Paulo Oliveira

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Elogiemos o Belo | Por Susana Helena de Sousa

19:10 3 Julho, 2026 19:08 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

O átrio do IPDJ, em Faro, recebeu uma conversa eclética sobre o belo, integrada no evento satélite algarvio do Novo Bauhaus Europeu

Carro a travar. Crédito: Foto AI
Auto, Europe Direct Algarve

União Europeia impõe novo sistema nos carros para reduzir colisões traseiras: veja o que muda

15:00 3 Julho, 2026 13:05 3 Julho, 2026 | João Luís

Travagens bruscas vão passar a ser assinaladas de outra forma nos carros novos. Saiba como funciona o novo sistema obrigatório na UE

Algarve, Auto

Automóveis clássicos voltam a percorrer as estradas do Algarve

07:00 2 Julho, 2026 07:03 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

33.ª edição do Algarve Classic Cars volta a juntar colecionadores, entusiastas e público apaixonado por clássicos

Idoso a olhar para uma folha.
Economia, Mundo, Nacional

“Evite a suspensão da pensão”: Governo alerta reformados para este procedimento

16:30 1 Julho, 2026 14:37 1 Julho, 2026 | João Luís

Governo deixa aviso sobre um procedimento obrigatório que pode afetar o pagamento da pensão de alguns reformados se não for feito no prazo

Ensino, Opinião

O copo que transbordou na sala de aula | Editorial de Henrique Dias Freire

18:59 2 Julho, 2026 19:01 2 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

É imperativo repensar os mecanismos de proteção da classe docente e questionar seriamente a responsabilização legal e civil dos pais

Turista deixa pó de comichão na espreguiçadeira. Crédito: Foto AI
Europa, Vida & Lazer

Turista não conseguiu espreguiçadeira e vingou-se das toalhas que guardavam lugares com pó de comichão

19:30 1 Julho, 2026 18:44 1 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um turista britânico ficou irritado com hóspedes que reservavam espreguiçadeiras com toalhas em Maiorca e decidiu vingar-se de forma polémica

Opinião

A realidade é sempre maior do que aquilo que conseguimos ver | Por Luís Ganhão

11:54 1 Julho, 2026 11:54 1 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Tal como existem inúmeros seres humanos (...) poderão existir inúmeras estruturas superiores, cada uma acolhendo universos inteiros com formas de vida semelhantes ou completamente diferentes da nossa"

Opinião, Política

António José Seguro, amigo da Venezuela? | Por Pedro Franco

16:37 29 Junho, 2026 16:34 29 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Falemos do presente voltando ao passado. O ponto de vista de um ativista venezuelano a viver em Portugal"

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Melancia no frigorífico ou à temperatura ambiente? Saiba como a conservar sem perder sabor

13:16 2 Julho, 2026 13:16 2 Julho, 2026 | João Luís

Guardar melancia da forma errada pode fazê-la perder sabor e textura. Saiba quando deve ir ao frigorífico e como conservar depois de cortada

Últimas Notícias

  • Portimão reforça prontidão perante risco de incêndio rural
    Portimão reforça prontidão perante risco de incêndio rural
  • Está oficialmente inaugurada a nova rota da TAP entre Portugal e a Cidade da Praia
    Está oficialmente inaugurada a nova rota da TAP entre Portugal e a Cidade da Praia
  • Posto da GNR de Vilamoura ganha nova viatura para reforçar segurança
    Posto da GNR de Vilamoura ganha nova viatura para reforçar segurança
  • Olhanense Mateus Fernandes reforça o Tottenham por 98 milhões e é transferência recorde do clube inglês: é o terceiro português mais caro de sempre
    Olhanense Mateus Fernandes reforça o Tottenham por 98 milhões e é transferência recorde do clube inglês: é o terceiro português mais caro de sempre
  • Inscrições abertas para o Ensino Articulado de Música no Conservatório de Albufeira
    Inscrições abertas para o Ensino Articulado de Música no Conservatório de Albufeira

Opinião

  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Elogiemos o Belo | Por Susana Helena de Sousa
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Elogiemos o Belo | Por Susana Helena de Sousa
  • A gestão das fronteiras externas da Europa: um desafio permanente para a segurança coletiva e para a política regional
    A gestão das fronteiras externas da Europa: um desafio permanente para a segurança coletiva e para a política regional
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: A consciência do Museu e o museu-consciente | Por Marco Lopes
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: A consciência do Museu e o museu-consciente | Por Marco Lopes

Europe Direct Algarve

  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Elogiemos o Belo | Por Susana Helena de Sousa
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Elogiemos o Belo | Por Susana Helena de Sousa
  • União Europeia impõe novo sistema nos carros para reduzir colisões traseiras: veja o que muda
    União Europeia impõe novo sistema nos carros para reduzir colisões traseiras: veja o que muda
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal