A Associação 1597, com sede em Santo Estêvão (Tavira), vai representar o Algarve no VIII Torneio Internacional Funchal Futsal Cup, um dos maiores torneios internacionais de futsal juvenil, que decorre de 3 a 9 de julho, na ilha da Madeira.
A equipa de Benjamins, integrada no projeto formativo Unidos Pelo Futsal, terá a oportunidade de competir com outras 50 equipas oriundas de 11 países, num evento que reúne mais de 800 atletas e promove o desporto, a convivência e o desenvolvimento pessoal dos participantes.
“O projeto Unidos Pelo Futsal nasceu com o objetivo de proporcionar às crianças e jovens da região acesso ao futsal federado com qualidade, valores e inclusão social, mesmo em contextos com menos recursos ou oportunidades”, explica a Associação 1597, acrescentando que esta participação internacional é “um reflexo do trabalho consistente que tem vindo a ser feito ao longo das últimas épocas e da aposta da Associação 1597 na formação desportiva com impacto positivo na comunidade”.
Esta deslocação apenas se tornou possível graças ao apoio de um conjunto alargado de entidades, empresas e cidadãos, que contribuíram de forma direta ou indireta para que esta experiência pudesse acontecer.
A Associação 1597 destaca, entre outros, os seguintes parceiros: Tavira 2nd Chance, grupo de cidadãos que dinamiza uma loja solidária e eventos de angariação de fundos em prol da comunidade; Crédito Agrícola do Sotavento Algarvio, um parceiro sólido e comprometido com o desenvolvimento local; Botica das Plantas – Homeopatia & Cosméticos; Junta de Freguesia de Santa Catarina da Fonte do Bispo; União de Freguesias da Luz de Tavira e Santo Estêvão; União de Freguesias de Santa Maria e Santiago (Tavira); Supermercados Covirán – Minimercado Machado; Pneus Fonte do Bispo – Gilmar de Jesus; RiaMoto; The Gardener & Company; Ritmo Local II – Café & Bar (Tavira); Élio Cavaco – São Brás de Alportel; Koti Holiday Homes; Fita Métrica – Topografia; Farmácia Cesário Tavares e Município de Tavira.
A Associação estende ainda um “profundo agradecimento a todos os que apoiaram de forma discreta e anónima, mas cujo contributo foi igualmente essencial para a concretização desta viagem”.
Nos próximos dias, a comitiva da Associação 1597 irá partilhar com a comunidade os bastidores desta aventura, através das redes sociais e canais digitais, mostrando os momentos vividos pelos jovens atletas madeirenses.
Esta participação representa mais do que um torneio – é o reforço de uma missão educativa e desportiva, centrada na inclusão, na partilha de experiências e no crescimento pessoal e coletivo.
Leia também: Ficam em Portugal: conheça as ilhas que estão ‘cheias’ de tarântulas e onde só se entra com autorização