Manuel Célio Conceição, docente da Universidade do Algarve, foi nomeado Officier de l’Ordre des Arts et des Lettres pelo Governo da República Francesa. A cerimónia de entrega das respetivas insígnias decorreu, no passado dia 19 de setembro, na Embaixada de França, em Lisboa.
As insígnias foram entregues por Hélène Franaud-Delfromont, embaixadora extraordinária e plenipotenciária da República Francesa junto da República Portuguesa.
Estiveram presentes, entre outros convidados, o reitor da Universidade do Algarve, Paulo Águas, o diretor da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Luís Sérgio Vieira, o presidente da Câmara Municipal de Faro, Rogério Bacalhau, e o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, José Apolinário.
Esta distinção é atribuída, segundo o despacho, a personalidades que se distinguem pela sua atividade nos domínios da cultura e da comunicação e pela contribuição para a promoção das Artes e das Letras em França e no mundo.
“A atividade de Manuel Célio Conceição, com grande projeção internacional na investigação, na formação e na transferência de conhecimento, centra-se na área das ciências da linguagem, em particular nos domínios da diversidade linguística e cultural, do multilinguismo e das políticas linguísticas e da comunicação de ciência (área em que coordena uma tarefa específica na Aliança da Universidade Europeia dos Mares SEA-EU)”, salienta a Universidade do Algarve em comunicado.
A UAlg recorda ainda que Manuel Célio Conceição já tinha sido distinguido com o grau inferior desta Ordem Honorífica (Chevalier), em 2013.
Leia também: Estas são as 10 notas de escudo mais valiosas que podem valer até 6.000€. Tem alguma em casa?