Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Foto José Sena Goulão | Lusa
Algarve, Nacional, Política

Cimeira ibérica arranca em Faro com honras militares para receber comitivas

Portugal e Espanha reúnem-se na 35.ª cimeira ibérica para assinarem uma dezena de acordos, com destaque para a área da água

10:30 23 Outubro, 2024 12:09 23 Outubro, 2024 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A 35.ª Cimeira Luso-Espanhola arrancou esta quarta-feira em Faro com honras militares para receber as comitivas de Portugal e de Espanha, lideradas pelos chefes de Governo português, Luís Montenegro, e espanhol, Pedro Sánchez.

Luís Montenegro recebeu Sánchez, perto das 09:30, no Palácio Fialho, no recinto do Colégio Nossa Senhora do Alto, que pertence à diocese do Algarve e cujos alunos estão a ter aulas noutros locais por causa da cimeira.

As duas comitivas, que integram mais de 20 ministros dos dois governos, ouviram depois os hinos de Espanha e de Portugal, a que se seguiu uma cerimónia militar e a apresentação dos membros dos executivos que participam na cimeira de hoje.

Estão em Faro 12 ministros de Portugal e 11 de Espanha, de áreas como Negócios Estrangeiros, Migrações, Coesão Territorial, Educação, Administração Interna, Transportes e Habitação, Economia e Indústria, Trabalho, Ambiente e Energia, Agricultura e Pescas ou Cultura.

À cerimónia militar seguiu-se a tradicional “fotografia de família”, com os líderes do Governo e todos os ministros numa das escadarias de acesso ao Palácio Fialho.

O programa da cimeira segue com uma ronda de 13 reuniões bilaterais entre ministros no mesmo local. Já Montenegro e Sánchez dirigiram-se para o centro de Faro, para receber as chaves da cidade na Câmara Municipal, liderada atualmente por Rogério Bacalhau (PSD).

Os dois primeiros-ministros vão depois fazer um percurso a pé de cerca de 100 metros no centro de Faro, até ao Museu Municipal da cidade, onde terão uma reunião bilateral, antes de regressarem ao Palácio Fialho para a sessão plenária da cimeira.

Para as 13:00 está prevista a assinatura de acordos bilaterais e, logo de seguida, uma conferência de imprensa conjunta de Luís Montenegro e Pedro Sánchez.

A cimeira termina com um almoço entre as duas delegações, mas Montenegro e Sánchez ainda vão, às 16:00, ao encerramento de um fórum empresarial, na Universidade do Algarve, organizado por confederações empresariais dos dois países.

Portugal e Espanha reúnem-se esta quarta-feoira na 35.ª cimeira ibérica para assinarem uma dezena de acordos, com destaque para a área da água, e certificarem as boas relações bilaterais num momento em que têm governos de cores diferentes.

O tema central da cimeira é “Água, um bem comum” e foi já anunciada a assinatura de acordos relativos aos caudais dos rios Tejo e Guadiana, assim como para o pagamento da água captada por agricultores espanhóis no Alqueva.

Está ainda confirmada a formalização dos acordos para a construção das pontes internacionais de Nisa-Cedilho (rio Sever) e Alcoutim-Sanlúcar de Guadiana (Guadiana), que terão financiamento europeu e que têm sido reiteradamente anunciadas em sucessivas cimeiras entre os dois países.

Fontes do Governo espanhol disseram na terça-feira que a declaração final da cimeira estava ainda em negociação, mas adiantaram que deverão ser assinados hoje entre nove e 11 acordos em Faro.

Esta cimeira foi anunciada em abril, durante a primeira visita oficial de Luis Montenegro como primeiro-ministro, a Espanha, poucas semanas após tomar posse.

“Não há diferenças partidárias que possam colocar em crise um segundo ou um milímetro a relação que aprofundamos há séculos em benefício das pessoas”, afirmou então Luís Montenegro, numa conferência de imprensa em Madrid ao lado de Pedro Sánchez.

“A notícia de hoje é que as nossas boas relações bilaterais vão continuar a estreitar-se. Os nossos governos continuarão a trabalhar em benefício dos portugueses e dos espanhóis”, disse, por seu turno, Pedro Sánchez.

Leia também: Tem esta moeda de 2€ na carteira? Pode valer centenas de euros

O Primeiro-Ministro português, Luis Montenegro (D), e o Primeiro-Ministro de Espanha, Pedro Sanchez (E), posam para os meios de comunicação social durante a XXXV Cimeira Luso-Espanhola, no Palácio Fialho, em Faro | Foto José Sena Goulão | Lusa
  • Leia ainda:
  • Luís Montenegro e Pedro Sánchez são cidadãos honorários de Faro
  • Vem aí a tão desejada ligação ferroviária entre Faro, Huelva e Sevilha? | Editorial
  • Ligação ferroviária entre Faro, Huelva e Sevilha em debate em cimeira ibérica no Algarve
  • Uma nova travessia, um novo horizonte: o impacto da ponte de Alcoutim
  • Paulo Paulino congratula-se com aprovação espanhola da construção da ponte de Alcoutim
  • Vereador do PSD Carlos Ludovico pede empenho do Governo no avanço da Ponte Alcoutim-Sanlúcar

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Mulher com megafone. Crédito: Freepik
Nacional

Alterações à lei laboral: setor privado deverá sentir maior impacto, mas função pública também pode ser afetada

12:06 17 Junho, 2026 12:07 17 Junho, 2026 | João Luís

Proposta de revisão das leis laborais prevê mais de 100 mudanças ao Código do Trabalho.: veja o impacto no setor privado e na função pública

Parque Municipal do Sítio das Fontes.
Algarve Vida & Lazer

Há novas piscinas naturais no Algarve onde vai poder mergulhar sem pagar bilhete e a ‘culpa’ foi da chuva

09:10 17 Junho, 2026 11:04 15 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Depois de anos marcados pela seca, um espaço natural no Algarve voltou a encher-se de água e já atrai quem procura mergulhos gratuitos

Algarve Nacional Política

Federações do PS vão a votos, com Hugo Pereira como candidato único à liderança no Algarve

12:36 17 Junho, 2026 12:36 17 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Primeiras eleições federativas do PS desde a chegada de José Luís Carneiro à liderança incluem mudança no Algarve

Cabine de avião da Ryanair.
Algarve Europa Vídeo

Ryanair desvia voo para o Algarve devido ao mau comportamento de um passageiro [vídeo]

19:10 16 Junho, 2026 10:58 15 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Voo da Ryanair com destino a Tenerife foi obrigado a aterrar em Faro depois de episódios de comportamento perturbador a bordo

Algarve Cultura

Festa do Vinil regressa ao MAR Shopping Algarve com música e cultura DJ

09:22 17 Junho, 2026 09:27 17 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Visitantes podem descobrir clássicos e lançamentos recentes na Festa do Vinil, no Piso 0 do MAR Shopping Algarve

Pulseira Diogo Jota. Crédito: Lusa
Desporto Nacional

“Escolhemos usá-la todos”: Portugal entra hoje em campo com uma homenagem especial a Diogo Jota

09:00 17 Junho, 2026 16:54 16 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O acessório foi oferecido por Luís Montenegro e inclui uma homenagem a Diogo Jota

Polícia manda parar em carro descaractererizado. Crédito: Foto AI
Auto Nacional

Carro descaracterizado mandou-o parar? Saiba como confirmar se é mesmo da polícia

13:46 16 Junho, 2026 14:03 16 Junho, 2026 | João Luís

GNR esclareceu como pode confirmar se um carro descaracterizado pertence realmente à polícia e o que fazer em caso de dúvida

Economia Europe Direct Algarve

Empresas algarvias têm 11 milhões para investir em inovação produtiva

12:18 17 Junho, 2026 12:18 17 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Micro, pequenas e médias empresas podem candidatar investimentos inovadores até 30 de setembro, pelo Balcão dos Fundos

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia Saúde

Especialista alerta: não compre melancias e meloas se já estiverem cortadas desta forma e estas são as razões

08:00 17 Junho, 2026 14:10 16 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Com a chegada do calor, melancias e meloas voltam a ganhar destaque nas bancas. Mas há um detalhe a que muitos consumidores não prestam atenção

Europe Direct Algarve

Obras da FAGAR entram em nova etapa e condicionam trânsito na Rua do Alportel

15:39 16 Junho, 2026 15:46 16 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Nova fase da reabilitação da rede pública de abastecimento de água avança em Faro, num investimento superior a 1,2 milhões de euros financiado pelo Algarve 2030

Mega-aeroporto. Crédito: Foto AI
Economia Europa

Vem aí um novo mega-aeroporto que será dos maiores da Europa: construção começa este ano e inauguração está ‘marcada’ para esta data

17:40 15 Junho, 2026 15:23 15 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Desenhado para ser um dos maiores da Europa, este mega-aeroporto deverá começar a ser construído já este ano de 2026

Bagagem despachada. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve Tech

Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião

18:30 14 Junho, 2026 16:59 14 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Por motivos de segurança a bordo do avião, a Agência Aérea da União Europeia (EASA) proibiu este objeto comum de viajar na bagagem de porão

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Vem aí chuva intensa, trovoadas e vento forte: mau tempo não ‘dá tréguas’ a estas regiões

14:00 16 Junho, 2026 13:50 16 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Vários distritos do interior Norte e Centro estão em destaque devido à instabilidade meteorológica e trovoadas previstas até quinta-feira

Fronteira Portugal -Espanha.
Economia Europa

Britânicos ‘incrédulos’ com escrutínio em Espanha: turistas só podem viajar se tiverem dinheiro “suficiente” para a estadia

20:30 16 Junho, 2026 17:02 16 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem viajar para Espanha pode ser chamado a provar que tem meios financeiros suficientes para a estadia

Mulher com megafone. Crédito: Freepik
Nacional

Alterações à lei laboral: setor privado deverá sentir maior impacto, mas função pública também pode ser afetada

12:06 17 Junho, 2026 12:07 17 Junho, 2026 | João Luís

Proposta de revisão das leis laborais prevê mais de 100 mudanças ao Código do Trabalho.: veja o impacto no setor privado e na função pública

Parque Municipal do Sítio das Fontes.
Algarve, Vida & Lazer

Há novas piscinas naturais no Algarve onde vai poder mergulhar sem pagar bilhete e a ‘culpa’ foi da chuva

09:10 17 Junho, 2026 11:04 15 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Depois de anos marcados pela seca, um espaço natural no Algarve voltou a encher-se de água e já atrai quem procura mergulhos gratuitos

Algarve, Nacional, Política

Federações do PS vão a votos, com Hugo Pereira como candidato único à liderança no Algarve

12:36 17 Junho, 2026 12:36 17 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Primeiras eleições federativas do PS desde a chegada de José Luís Carneiro à liderança incluem mudança no Algarve

Cabine de avião da Ryanair.
Algarve, Europa, Vídeo

Ryanair desvia voo para o Algarve devido ao mau comportamento de um passageiro [vídeo]

19:10 16 Junho, 2026 10:58 15 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Voo da Ryanair com destino a Tenerife foi obrigado a aterrar em Faro depois de episódios de comportamento perturbador a bordo

Algarve, Cultura

Festa do Vinil regressa ao MAR Shopping Algarve com música e cultura DJ

09:22 17 Junho, 2026 09:27 17 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Visitantes podem descobrir clássicos e lançamentos recentes na Festa do Vinil, no Piso 0 do MAR Shopping Algarve

Pulseira Diogo Jota. Crédito: Lusa
Desporto, Nacional

“Escolhemos usá-la todos”: Portugal entra hoje em campo com uma homenagem especial a Diogo Jota

09:00 17 Junho, 2026 16:54 16 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O acessório foi oferecido por Luís Montenegro e inclui uma homenagem a Diogo Jota

Polícia manda parar em carro descaractererizado. Crédito: Foto AI
Auto, Nacional

Carro descaracterizado mandou-o parar? Saiba como confirmar se é mesmo da polícia

13:46 16 Junho, 2026 14:03 16 Junho, 2026 | João Luís

GNR esclareceu como pode confirmar se um carro descaracterizado pertence realmente à polícia e o que fazer em caso de dúvida

Economia, Europe Direct Algarve

Empresas algarvias têm 11 milhões para investir em inovação produtiva

12:18 17 Junho, 2026 12:18 17 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Micro, pequenas e médias empresas podem candidatar investimentos inovadores até 30 de setembro, pelo Balcão dos Fundos

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia, Saúde

Especialista alerta: não compre melancias e meloas se já estiverem cortadas desta forma e estas são as razões

08:00 17 Junho, 2026 14:10 16 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Com a chegada do calor, melancias e meloas voltam a ganhar destaque nas bancas. Mas há um detalhe a que muitos consumidores não prestam atenção

Europe Direct Algarve

Obras da FAGAR entram em nova etapa e condicionam trânsito na Rua do Alportel

15:39 16 Junho, 2026 15:46 16 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Nova fase da reabilitação da rede pública de abastecimento de água avança em Faro, num investimento superior a 1,2 milhões de euros financiado pelo Algarve 2030

Mega-aeroporto. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

Vem aí um novo mega-aeroporto que será dos maiores da Europa: construção começa este ano e inauguração está ‘marcada’ para esta data

17:40 15 Junho, 2026 15:23 15 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Desenhado para ser um dos maiores da Europa, este mega-aeroporto deverá começar a ser construído já este ano de 2026

Bagagem despachada. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve, Tech

Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião

18:30 14 Junho, 2026 16:59 14 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Por motivos de segurança a bordo do avião, a Agência Aérea da União Europeia (EASA) proibiu este objeto comum de viajar na bagagem de porão

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Vem aí chuva intensa, trovoadas e vento forte: mau tempo não ‘dá tréguas’ a estas regiões

14:00 16 Junho, 2026 13:50 16 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Vários distritos do interior Norte e Centro estão em destaque devido à instabilidade meteorológica e trovoadas previstas até quinta-feira

Fronteira Portugal -Espanha.
Economia, Europa

Britânicos ‘incrédulos’ com escrutínio em Espanha: turistas só podem viajar se tiverem dinheiro “suficiente” para a estadia

20:30 16 Junho, 2026 17:02 16 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem viajar para Espanha pode ser chamado a provar que tem meios financeiros suficientes para a estadia

Últimas Notícias

  • Fósseis raros de Neandertais ajudam equipa da UAlg a estudar evolução humana
    Fósseis raros de Neandertais ajudam equipa da UAlg a estudar evolução humana
  • Federações do PS vão a votos, com Hugo Pereira como candidato único à liderança no Algarve
    Federações do PS vão a votos, com Hugo Pereira como candidato único à liderança no Algarve
  • Empresas algarvias têm 11 milhões para investir em inovação produtiva
    Empresas algarvias têm 11 milhões para investir em inovação produtiva
  • Alterações à lei laboral: setor privado deverá sentir maior impacto, mas função pública também pode ser afetada
    Alterações à lei laboral: setor privado deverá sentir maior impacto, mas função pública também pode ser afetada
  • Virgílio Machado apresenta “Viagem ao Reino do Algarve” na Feira do Livro de Portimão
    Virgílio Machado apresenta “Viagem ao Reino do Algarve” na Feira do Livro de Portimão

Opinião

  • À Mesa com o Poder Local… mas sem os munícipes | Por Adriana Martins
    À Mesa com o Poder Local… mas sem os munícipes | Por Adriana Martins
  • Pobreza em forte queda: usando o mesmo limiar de há três décadas, a taxa atual seria inferior a 4%, muito inferior aos 23% em 1994
    Pobreza em forte queda: usando o mesmo limiar de há três décadas, a taxa atual seria inferior a 4%, muito inferior aos 23% em 1994
  • Não matem o mensageiro | Por Luís Ganhão
    Não matem o mensageiro | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • Empresas algarvias têm 11 milhões para investir em inovação produtiva
    Empresas algarvias têm 11 milhões para investir em inovação produtiva
  • Silves recebe seminário sobre gestão de combustíveis e risco de incêndio rural
    Silves recebe seminário sobre gestão de combustíveis e risco de incêndio rural
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal