O Projeto de Proximidade de Cuidados Oncológicos (OncoSEGUE) iniciou-se no dia 18 de setembro, no Centro de Saúde de Aljezur, com a realização das primeiras consultas descentralizadas na área da oncologia, contando com um médico oncologista e duas enfermeiras.
“O projeto prevê a deslocação quinzenal ao Centro de Saúde de Aljezur de uma equipa de intervenção constituída por uma médica oncologista, uma enfermeira e se necessário, um farmacêutico, para a realização de consultas, tratamentos com medicação endovenosa e oral, articulação com os médicos de medicina geral e familiar e a articulação entre os cuidados paliativos hospitalares e comunitários”, explica o Município de Aljezur em comunicado.
Previamente aos dias das consultas e administração dos tratamentos serão realizadas colheitas de sangue no próprio Centro de Saúde com o apoio das equipas de enfermagem da UCSP e UCC.
A operacionalização desta iniciativa engloba o Serviço de Oncologia Médica, os Serviços Farmacêuticos, o Serviço de Patologia Clínica, os Cuidados de Saúde Primários, o Serviço de Sistemas e Tecnologias de Informação e o Núcleo de Gestão de Transportes da Unidade Local de Saúde do Algarve e o apoio do Município de Aljezur.
Contemplando objetivos como o acesso aos cuidados de saúde diferenciados em proximidade, a integração de cuidados de saúde e a eficiência dos meios e recursos, o projeto pretende melhorar a satisfação dos utentes e a humanização dos cuidados.
A autarquia realça ainda “a poupança nos gastos com transporte dos doentes à unidade hospitalar de Portimão para a realização de análises clinicas e consultas, a redução do tempo despendido pelos doentes e seus familiares com reflexo na diminuição do absentismo, a interação da equipa de especialistas com os médicos de medicina geral e familiar e a equipa de enfermagem do Centro de Saúde e principalmente a melhoria do conforto dos utentes, com a diminuição dos quilómetros percorridos ao longo de dias consecutivos”.
Este projeto, no âmbito da Oncologia Médica, que agora se inicia em Aljezur, acresce às consultas descentralizadas nas especialidades de Saúde Mental, Materno/Infantil e Medicina Interna que já se realizam no Centro de Saúde de Aljezur com o apoio do Município.
Estas parcerias estratégicas revestem-se de enorme importância para um município periférico, como Aljezur, em que a distância às unidades hospitalares de referência, a pouca oferta de transporte publico, a falta de transporte individual e a dificuldade de locomoção de um número significativo de munícipes, impedem ou limitam o acesso a este tipo de cuidados de saúde.
O Município de Aljezur presta apoio logístico ao projeto “OncoSEGUE”, Projeto de Proximidade de Cuidados Oncológicos, com a cedência de mobiliário e equipamento, o transporte para a deslocação de pessoal médico, enfermeiros e demais técnicos de saúde, quando solicitado, e ainda a disponibilização da Unidade de Saúde Móvel para as consultas ao domicílio.
Leia também: Saiba as diferenças entre ATM, Multibanco e Euronet e evite pagar comissões desnecessárias