O Município de Castro Marim participou numa operação de apoio às zonas do centro do país afetadas pela depressão Kristin, através do transporte de geradores de grande capacidade, realizado na noite de sábado, 31 de janeiro.
Segundo a autarquia, “o transporte foi efetuado por camião municipal, conduzido por um motorista do Município de Castro Marim, levando geradores com cerca de 100 kVA para as áreas mais afetadas”.
De acordo com o Município, os equipamentos transportados tiveram origem no Comando Regional de Emergência e Proteção Civil/Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, bem como nos Serviços Municipais de Proteção Civil de Portimão e de Loulé.
“Os geradores serão direcionados para centros de saúde e outros equipamentos sociais na zona de Leiria”, refere o Município de Castro Marim, acrescentando que, em paralelo, “foram também transportados pequenos geradores domésticos com destino ao Município de Pombal”.
Reforço operacional e apelo à solidariedade
Esta ação surge na sequência de um pedido do Comando Nacional, visando a constituição de um Grupo de Reforço de Bombagem para a zona centro do país. Segundo a autarquia, este grupo integra “sete veículos, 25 bombeiros e dois elementos de comando”, envolvendo corporações de Vila Real de Santo António e Castro Marim, Lagos, Loulé, Monchique, Albufeira e Vila do Bispo.
O Município de Castro Marim apela ainda à solidariedade da população, informando que “até ao dia 3 de fevereiro é possível contribuir com bens essenciais” nos quartéis de bombeiros de VRSA e Castro Marim. Entre os donativos solicitados estão água, alimentos não perecíveis, produtos de higiene, materiais de proteção para telhados e materiais de construção.
Leia também: Missão solidária do Algarve apoia populações da Região Centro após tempestade Kristin















